Os seminaristas Daniel e Guilherme recebem os ministérios

 

Durante a Santa Missa do segundo domingo do advento (10/12) os seminaristas da Diocese de Guanhães, Guilherme Soares Lage e Daniel Bueno Borges, foram instituídos nos ministérios de leitor e acólito pelas mãos do nosso bispo Dom Jeremias Antonio de Jesus e com a presença de muitos membros do clero e leigos das paróquias de origem ou por onde estiveram em estágio pastoral.

A instituição de leitor e acólito são etapas importantes da formação presbiteral, são passos gradativos ao futuro exercício do ministério presbiteral. Os ministérios do Leitorato e do Acolitato podem ser conferidos também aos leigos, entretanto devem necessariamente ser conferidos aos candidatos às Ordens sacras, que os exercerão por um tempo determinado.

O ministério do Leitorado permite que o candidato, ao longo da Liturgia da Missa, proclame oficialmente pela Igreja as Sagradas Escrituras. Além disso, é deve do Leitor instituído ler a Palavra de Deus nas assembleias litúrgicas; instruir na Fé as crianças, jovens e adultos; anunciar o Evangelho da salvação; ler e meditar com assiduidade a Sagrada Escritura; e adquirir cada vez mais intenso amor e conhecimento da Palavra de Deus de modo a tornar-se discípulo mais perfeito do Senhor. O ministério do Acolitato é a permissão para auxiliar ao sacerdote e ao diácono no altar e na distribuição da Eucaristia. Uma vez tornado acólito, ele passa a ser ministro da eucaristia ordinário de modo mais permanente na arquidiocese.

 texto: Pascom Diocese de Guanhães

Foto: Zulmira Pereira e Rádio Vida Nova FM 91,5

Curta Nossa Fanpage:

Empresas que possibilitam este projeto: