Santuário Basílica da Piedade

O Papa Francisco presenteia Minas Gerais, de modo singular, com o título de basílica concedido ao Santuário Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais. Esse título conferido pelo Papa há de alegrar o coração de todos os mineiros. É também motivo de gratidão de toda a Igreja Católica no Brasil, pois coroa um tempo especial – 250 anos do povo peregrinando na fé ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, o coração de Minas Gerais. Uma admirável história: desde 1767, os pobres, os crentes, homens e mulheres de boa vontade, sobem até o alto da montanha sagrada atraídos, em primeiro lugar, pela força de uma densidade amorosa – a presença de Maria, Mãe da Piedade, que tem nos braços o Filho Amado, Jesus Cristo, o Salvador do mundo. A imagem da Padroeira de Minas está na Ermida, o lugar mais importante do Santuário, edificada onde ocorreu um milagre: conforme conta a tradição, uma menina surda e muda passa a ouvir e a falar após a aparição da Mãe de Deus.

Maria, no Santuário da Padroeira de Minas Gerais, a exemplo do que ocorre mundo afora, congrega peregrinos que se tornam devotos pela fé. Assim, esses fiéis conseguem abrir novos horizontes para suas vidas, aprendem lições, experimentam a força transformadora do Evangelho de Jesus. Pela fé, tornam-se destinatários de bênçãos e milagres. Alcançam graças que só Deus pode conceder. A veneranda imagem da Mãe da Piedade, com o Filho nos braços, revela a mais genuína raiz da religiosidade mineira, que sempre remete à paixão e morte do Salvador. É marca do discipulado autêntico, manifestado na vida de quem se dedica a promover o bem.

Os olhos da Mãe discípula voltados para Cristo ensinam: nenhuma dor é para sempre. Contribuem para que o olhar humano, embaçado pelas vicissitudes, contemplem a luz transformadora da fé, que possibilita enxergar o invisível, o caminho da vitória e a sua consolidação no amor. A imagem da Padroeira de todos os mineiros é obra de Aleijadinho, referência maior do barroco de Minas, nascido na grandeza da história deste “Estado Diamante”. No Santuário, essa arte colonial barroca, tocada pela fé, desdobra-se em riquezas e monumentos modernos, a exemplo da Igreja Nova das Romarias que, junto com a Ermida, agora também é basílica.

O Santuário configura-se, pois, em inesgotável tesouro da religiosidade mineira, que se alimenta da cruz e experimenta a alegria vitoriosa da ressurreição. Esse tesouro deve ser sempre bem cuidado por todos, com estima e reverência, para ser alicerce perene da fé cristã católica no Brasil. Seu território sagrado contempla um sítio ambiental de mais de um milhão e duzentos mil metros quadrados, enriquecido, inexplicavelmente, pela Mata Atlântica e pelo Cerrado, dois dos cinco biomas brasileiros importantes, e pelos campos rupestres. O Santuário precisa ser, por isso mesmo, uma escola de preservação e defesa da vida, inspirando diálogos entre instâncias que têm o dever de assumir o enorme desafio do cuidado com o meio ambiente.

A indescritível generosidade da natureza, que parece sempre se manifestar diferente, de mil e uma formas, no território dedicado a Nossa Senhora da Piedade, permite afirmar: o Santuário é conjunto paisagístico e turístico mais importante, singular em beleza, de Minas Gerais. Merece o permanente empenho da Igreja, dos governos, de todos os segmentos da sociedade, em cuidados e investimentos adequados, para que possa ajudar o Estado a ocupar o lugar merecido no contexto internacional.

Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, de Caeté para o mundo. O presente do Papa Francisco ilumina ainda mais esse território sagrado, reforça a dimensão espiritual que é a mais importante e urgente quando se considera a necessidade de se alcançar novos rumos – na vida das pessoas e no contexto social. Basílica remete a rei, à realeza de Cristo, revelada na coragem de oferecer-se pelo bem de todos. Compreender o que ensina Cristo Rei, deixar que sua realeza toque inteligências e corações, produz a força para configurar um jeito novo de ser, que qualifica a vivência da cidadania civil e religiosa. Nesse sentido, peregrinar ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade é oportunidade inigualável para deixar-se tocar pela sublime e transformadora presença de Cristo, que oferece novo rumo à vida, a partir da lógica do amor. Seja na Ermida da Padroeira – a Basílica da Piedade, ou na Basílica Estadual das Romarias, o convite é para a vivência de momentos de oração, reconciliação e escuta da Palavra de Deus.

Todos são convocados a apoiar o caminho missionário do Santuário Nossa Senhora da Piedade na tarefa de fazer cada vez mais conhecido esse tesouro. O Santuário da Padroeira de Minas Gerais é dom para a Igreja no Brasil, especialmente para nós mineiros. Torne-se cada vez mais destino frequente de igrejas particulares, paróquias, comunidades, famílias, todos os apaixonados defensores do meio ambiente, governantes e construtores da sociedade, o território sagrado da Padroeira de Minas – Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade.

 

Dom Walmor Oliveira de Azevedo

Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: