Os seminaristas Daniel Bueno Borges e Guilherme Lage participaram nos dias 1 e 2 de novembro do retiro espiritual no Santuário da Adoração Perpétua do Santíssimo Sacramento em Caratinga/MG, em preparação para receberem os ministérios de Leitor e Acólito. O pregador do retiro foi o Pe. Ademilson Tadeu Quirino, que atualmente está concluindo seu mestrado sobre Sagrada Liturgia em São Paulo, na pontifícia faculdade Nossa Senhora da Assunção. Que Deus abençoe a caminhada de nossos seminaristas e que o Senhor da messe envie mais operários!
Guilherme Lage, Pe Ademilson, Daniel Bueno
Entenda o que seja estes ministérios:
Conforme o código de direito canônico os ministérios (da Palavra e do Altar) são degraus a ser percorrido no caminho da ordenação sacerdotal, no caso destes dois jovens: “Antes de alguém ser promovido ao diaconato permanente ou temporário, requer- se que tenha recebido os ministérios de leitor e de acólito e os tenha exercido por tempo conveniente. (1035 § 1).
Aquelas ordens que até então eram chamadas de “menores” – tradição herdada de longa data pela igreja -, agora são chamados de ministérios. Apesar de não ser sacramento exigem um rito litúrgico de colação. Aqui falaremos somente do leitorato e acolitato.
O leitorato é a ordem pela qual é comunicado o especial poder de ler a escritura sagrada, entre outros serviços. Já que a Igreja sempre venerou as divinas Escrituras, como também o próprio corpo do Senhor (Dei Verbum 21), é justo que haja um ministro cuja finalidade seja de, ao invés de ler, proclamar a Palavra de Deus favorecendo para que assim seja acolhida e vivida como tal. (Verbum Domini 7).
Através do acolitato o candidato recebe bênção especial para ajudar na Santa Missa e se aproximar do altar. Dos múltiplos ofícios antigos a Igreja hoje confere só uma parte aos acólitos entre eles o de preparar o altar para o sacrifício e de apresentar o vinho e a água na missa.
Nessa ocasião Dom Jeremias celebrará o 24 anos de sacerdócio