Comunicação a serviço da história

Editorial de Setembro: Comunicação a serviço da história

A Folha Diocesana é um Jornal – tipo de informativo – que circula em nossa diocese há 22 anos. Atualmente são 5 mil exemplares espalhados por 27 paróquias, alcançado nosso povo nas comunidades mais distantes. Por ocasião do 10º MUTICOM nos é proposto refletir sobre essa forma de comunicação da diocese de Guanhães.

Um informativo pode ser um Botelim, Jornal, Jornal Mural ou uma Revista. Um boletim tem poucas páginas e conteúdo específico. Jornal Mural é voltado a um público interno, tem como objetivo dar visibilidade a algo e tem muitas fotos e ilustrações. Uma revista tem conteúdo predominantemente interpretativo e de interesse permanente; apresenta uma diversidade temática com layout e diagramação arrojada e atrativo visual. O jornal é mais abrangente que um boletim, por exemplo. É um veículo massivo de público heterogêneo, número de páginas variável de conteúdo informativo, formativo, interpretativo, opinativo e de entretenimento.

A igreja nasceu para comunicar e deve acompanhar, se adaptar também a essa realidade digital, um novo areópago. As redes sociais, por exemplo, são fundamentais para o diálogo entre os diocesanos e a diocese de Guanhães. É através delas que são divulgadas e narrado importantes acontecimentos da história da diocese. Mas é no jornal que esse conteúdo chega também nas pessoas mais simples.

Através dela – Folha Diocesana – também nosso povo simples, e que ainda não estão familiarizados com a internet, tem contato com as orientações do nosso pastor Dom Jeremias. Através dela podem ver o que de bom tem sido promovido no território diocesano, se informam e se formam a partir dos textos que tocam em assuntos eclesiais mas também sociais.

Outra grande contribuição desse informativo é que dos 31 anos de nossa diocese, 22 deles podem ser contados com o auxílio deste instrumento de informação, formação e evangelização. Ficando apenas os nove primeiros anos sem acompanhar essa história.

A igreja desde seus primórdios teve a preocupação em registrar sua história seja através de escritos ou através da arte. O livro do Apocalipse, por exemplo, nos conta a perseguição dos primeiros cristãos por romanos. Os evangelhos nos traz relatos que são respostas sobre questionamentos a respeito da vida de Jesus. Atos dos Apóstolos mostra, principalmente, o processo da “conversão” de Pedro e as viagens de Paulo. Nos afrescos das catacumbas da igreja perseguida, nos vitrais das grandes igrejas, nas imagens, nos sinos, nas cores, enfim: a igreja sempre aproveitou os recursos disponíveis conforme a época para comunicar e registrar algo sobre ela.

É claro que em plena era digital muitos dos nossos registro históricos estão sendo digitalizados e arquivados em programas de administração paroquial. No entanto pode ser que o que está em âmbito digital seja esquecido, apagado, quase inacessível. O registro em papel não perde seu espaço e sua credibilidade. O digital chegou como complemento fazendo uma parceria como que duas fontes donde se pode confiar.

 

Irma Helena Corazza, no MUTICOM em Joinville, lembrou o que o primeiro MUTICOM em Belo Horizonte (de 1998) estabeleceu como uma das metas: suscitar agentes da Pastoral da Comunicação em cada Paróquia. Ainda hoje nossa diocese precisa trabalhar para que isso se concretize. Portanto caminhemos todos juntos, animados e inspirados por aquele que é o comunicador entre Deus e os homens, o Espírito Santo.

A missão da Igreja é a evangelização, é a comunicação da boa nova, da alegria da salvação. “Ide por todo o mundo, proclamai a Boa Nova a toda a criatura” (Mc. 16,15 ss.) e em todos os ambientes.

Pe Bruno Costa Ribeiro, editor

 

 

 

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: