O grupo do terço dos homens da paróquia Santo Antônio, de Peçanha, se reuniram na tarde deste domingo (24/09) para um momento de formação e espiritualidade com a temática do Ano Mariano. Começando às 14:00 horas na igreja matriz. Os diversos grupos que se reúnem para rezar o terço, tanto na igreja matriz quanto nas comunidades, foram acolhidos para este 1° momento onde houve a adoração ao santíssimo sacramento e terço meditado. Após isso, no salão paroquial, foi trabalhado a temática proposta:“Maria e o projeto de Deus na história da salvação”, seguido por uma caminha saindo do salão paroquial percorrendo a praça da matriz com a recitação do terço voltando para a igreja matriz. Encerramos a tarde com a comunidade paroquial na missa de presidida pelo Pe. José Aparecido dos Santos. Participaram aproximadamente 90 homens, deste dia voltado para a espiritualidade Mariana.
Seminarista Daniel Bueno Borges
Nesta ocasião lembremos sobre as orientações pastorais para o “Terço dos Homens” na Diocese de Guanhães
1 – O Movimento “Terço dos Homens” tem como objetivo reunir homens para a recitação do terço mariano no seguimento do Evangelho, nos ensinamentos da Igreja, oferecendo motivação e formação espiritual, social e familiar.
2 – Cada grupo paroquial escolhe, em concordância com o Pároco ou Administrador Paroquial o padroeiro (a), dando preferência a um título mariano.
3 – O Pároco ou Administrador Paroquial será o Diretor Espiritual dos grupos paroquiais.
4 – O Terço dos Homens acolhe todos os homens e poderá convidar a comunidade para eventos especiais. As mulheres não podem ser proibidas de participar, embora não precisam ser convidadas e nem seja necessário sua participação ativa durante a reza do terço. As mulheres que comparecerem aos encontros devem ser bem acolhidas!
5 – O Terço dos homens poderá ser organizado em toda área Diocesana, nas Paróquias, capelas, centros sociais, hospitais, comunidades rurais, quartéis etc., desde que em comunhão com o Pároco ou Administrador Paroquial.
6 – A coordenação diocesana é formada pelo Diretor Espiritual, pelo Coordenador Diocesano, Secretário e Tesoureiro. As Coordenações paroquiais devem seguir o mesmo esquema da Coordenação Diocesana.
7 – O Orientador Espiritual Diocesano será um sacerdote indicado pelo Bispo Diocesano que ficará responsável de acompanhar, orientar e sugerir atividades espirituais para o crescimento do movimento.
8 – O Coordenador Diocesano será escolhido entre as coordenações paroquiais através da apresentação de três nomes para apreciação e confirmação do Bispo Diocesano. Cabe ao Coordenador Diocesano: acompanhar, orientar, sugerir projetos e atividades pastorais, organizar encontros de aprofundamentos, retiros, convidar pregadores e formar equipes de apoio, sempre em acordo com o Orientador Espiritual Diocesano. Este Serviço só poderá ser ocupado por quem estiver participando ativamente em seu grupo de origem e que apresente comprovado testemunho cristão junto à sua família e sua comunidade.
9 – O tesoureiro será também escolhido pelas coordenações paroquiais e deverá registrar as entradas e saídas de numerários no Livro Caixa e apresentar sempre que possível Prestação de contas do movimento financeiro.
10 – O Secretário será também escolhido pelas coordenações paroquiais e deverá acompanhar e participar das reuniões registrando o ocorrido em livro de atas.
11 – A coordenação Diocesana deverá, na media do possível, representar a Diocese nos eventos congêneres em nível estadual ou nacional procedendo ao registro de praxe.
12 – Os encontros ou celebrações do Terço dos Homens devem se limitar ao tempo máximo de uma hora por vez.
13 – É necessário que cada grupo desenvolva o espírito missionário e a preocupação com as questões sociais da comunidade bem como uma efetiva participação na vida e nas atividades de sua Paróquia.
A redação destas Normas e Orientações Pastorais foi estudada e aprovada pelo Clero Diocesano e pelas Coordenações Paroquiais do Movimento Terço dos Homens. Dada e passada em nossa Cúria Diocesana no dia 11 de Novembro de 2.015.