A Comissão de Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da CNBB, realizou nos dias, 28 a 30 de julho, o Encontro Regional de Coordenadores Diocesanos de Catequese na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG).
O encontro acontece anualmente e neste ano teve por objetivos promover uma atualização catequética das coordenações diocesanas; partilhar experiências catequéticas e comunicações da catequese nacional; e analisar a realidade catequética das (arqui)dioceses do Regional.
O tema central do encontro foi o Documento 107 da CNBB “Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários”. A assessoria ficou a cargo do bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e reitor da PUC Minas, dom Joaquim Mol, que levou o grupo a uma reflexão profunda: “A Iniciação à Vida Cristã é um itinerário para viver em Cristo”, “é ajudar o outro a se transformar e transformar-se” e a pensar no “O que fazer ?” “Um Projeto de Iniciação à Vida Cristã , que envolva toda a comunidade!”
A Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 também deu pistas e sugestões práticas para o Grupo iniciar a dar os primeiros passos na criação do Projeto.
Participaram coordenadores de 28 das 33 Dioceses que compõem o Regional e o bispo referencial para a catequese no Leste 2 e bispo diocesano de Caratinga, dom Emanuel Messias de Oliveira.
Os representantes da Diocese de Guanhães foram Pe Osmar – padre assessor da catequese e duas coordenadoras da Comissão diocesana Eliana Alvarenga e Eni Menezes. Segundo o que disseram, eles voltaram do Encontro, com sentimentos de inquietação, mas também de esperança. Muito trabalho virá pela frente. O Estudo do Documento continuará nos meses de agosto e setembro nas áreas catequéticas. Em outubro, terão novo encontro em Guanhães, sob a assessoria de Pe Jean Paul da Diocese de Campanha. Neste período, a Comissão Diocesana dará inicio ao processo de criação de mecanismos para a elaboração do Projeto de Iniciação à Vida Cristã. A pastoral catequética terá que encontrar novos caminhos para envolver a todos, com o objetivo de tornar a nossa Igreja Diocesana de Guanhães, casa da Iniciação à Vida Cristã.