Aos 29 dias do mês de outubro de 2016, às 9h20, no salão da Catedral em Guanhães, iniciou-se o 2º ENCONTRO COM OS COORDENADORES DIOCESANOS DE PASTORAIS LEIGOS. Contou-se com a presença das seguintes pessoas: Eliana Alvarenga e Simone Mendanha, pela catequese; Eneias pela RCC; Aguinaldo e Cecília pela Pastoral da criança; Edmilsom, pela Mãe Rainha e no finalzinho chegou o casal Cristovam e Janice, pelo ECC. Dom Jeremias se fez presente no final do encontro.
O encontro foi assessorado por padre José Aparecido dos Santos, coordenador diocesano de pastoral. Iniciou-se com um momento de oração ao Espírito Santo e o texto bíblico de Sb 11, 20-26, lido e partilhado com todos .
Em seguida, leu-se o relatório do encontro anterior que propunha o estudo do documento 105 da CNBB, sobre os leigos e leigas na Igreja e na sociedade. Em continuidade a conversa sobre o referido documento, ressaltou-se a pessoa do leigo, como sujeito eclesial e os compromissos propostos para a caminhada anual até a celebração do “dia do leigo e leiga”, na festa de Cristo Rei.
Nos vários comentários partilhados, vimos que em nossa Diocese já se faz muito, porém existe a necessidade de uma melhor organização,dos trabalhos pastorais. Constatou-se que existem líderes que não se comprometem tanto, alguns por falta de coragem e entusiasmo, outros por insegurança. Uma das causas pode ser a falta de apoio do padre, outra é a falta de formação e, também a falta de um trabalho em conjunto com outras pastorais. Muitos leigos ainda não se sentem sujeitos eclesiais = maduros na fé e participantes ativos na comunidade e na sociedade. Todos os presentes relataram os momentos formativos em 2016 e para 2017. A catequese espera do coordenador diocesano de pastoral uma proposta de estudo para caminhar em unidade. Ainda foi ressaltado o “ANO SANTO MARIANO” – 12 de outubro 2016 a 11 de outubro 2017 – com a proposta de uma peregrinação diocesana dos catequistas a Guanhães, com data a ser marcada, posteriormente.
Dom Jeremias elogiou o trabalho realizado pelas pastorais e encorajou a todos a continuarem a belíssima caminhada. Disse ainda que estes encontros com as coordenações são a expressão do apoio que a diocese está dando às pastorais. Deseja ainda que os frutos possam aparecer abundantes em nossa diocese.
Ficou marcado o próximo encontro para o dia 11 de fevereiro de 2017, no mesmo local e horário. Encerrou-se, às 12 h 30, com um almoço oferecido pela Diocese aos participantes.
Relato feito por Pe. José Aparecido dos Santos- pela coordenação diocesana de pastoral.
Guanhães, 29 de outubro de 2016.