Missa presidida por pe Hermes
9º DIA
QUEM COMO DEUS? MISERICÓRDIA: É A JUSTIÇA DE DEUS
01- Oração para todos os dias:
T: Senhor, dá-nos a graça de aceitar o chamado para sairmos do comodismo, a coragem para caminhar e semear sempre de novo, sempre mais além, tornando o mundo mais humano e amável.
D: Vem Espirito Santo, ajuda-nos a reconhecer Deus nos outros, saindo de nós mesmos para procurar o bem de todos, mudando o que for necessário agindo com generosidade e coragem.
T: Faça-nos Senhor, pessoas e comunidades em saída, levando em nosso coração a mensagem do teu Evangelho, sua força, sua potencialidade. Desperta em nós a esperança para sermos pessoas e comunida-des acolhedoras e misericordiosas.
03-Reflexão após a comunhão
L1: O Papa nos convida a ouvir o pranto das pessoas inocentes espoliadas dos bens, da dignidade, dos afetos, da própria vida. Diante do choro, da dor e do sofrimento mudemos de vida, deixemo-nos tocar o coração. Permanecer na indiferença ou no caminho do mal não passa de ilusão e é até triste. A verdadeira vida é outra coisa. Deus não se cansa de estender a mão. A misericórdia não é contrária à justiça, mas exprime o comportamento de Deus para com o pecador, oferecendo-lhe uma nova possibilidade de se arrepender, converter e acreditar.
As: A misericórdia não deve ser refletida como um caso da justiça divina, antes pelo contrário a justiça divina é que deve ser entendida a partir da misericórdia divina.
L2: O Papa Francisco faz uma apelo para que o convite de conversão chegue ao coração dos corruptos. Diz Papa: “Esta praga da sociedade é um pecado grave que brada aos céus, porque mina as próprias bases da vida pessoal e social. A corrupção impede de olhar para o futuro com esperança, porque, com a sua prepotência e avidez, destrói os projetos dos fracos e esmaga os mais pobres. É um mal que se esconde nos gestos diários para se estender depois aos escândalos públicos. A corrupção é uma contumácia no pecado, que pretende substituir Deus com a ilusão do dinheiro como forma de poder. É uma obra das trevas, alimentada pela suspeita e a intriga”.
As: Para erradicar a corrupção da vida pessoal e social são necessárias prudências, vigilância, lealdade, transparência. Senão se combate a corrupção, mais cedo ou tarde, torna-nos cúmplices e destrói-nos a vida.
L1: No diz o papa Francisco: “Este é o momento favorável para mudar de vida! Este é o tempo de se deixar tocar o coração. Diante do mal cometido, mesmo crimes graves, é o momento de ouvir o pranto das pessoas inocentes espoliadas dos bens, da dignidade, dos afetos, da própria vida. Permanecer no caminho do mal é fonte apenas de ilusão e tristeza. A verdadeira vida é outra coisa. Deus não se cansa de estender a mão”.
As: A misericórdia não é contrária à justiça, mas exprime o comportamento de Deus para com o pecador, oferecendo-lhe uma nova possibilidade de se arrepender, converter e acreditar.
L2: A misericórdia não é contrária à justiça, mas exprime o comportamento de Deus para com o pecador, oferecendo-lhe uma nova possibilidade de se arrepender, converter e acreditar. Por isso Deus, com a misericórdia e o perdão, passa além da justiça. Isto não significa desvalorizar a justiça ou torná-la supérflua. Antes pelo contrário! Quem erra, deve descontar a pena; só que isto não é o fim, mas o início da conversão, porque se experimenta a ternura do perdão. Deus não rejeita a justiça. Ele engloba-a e supera-a num evento superior onde se experimenta o amor, que está na base duma verdadeira justiça.
03- Ladainha de São Miguel
04- Oração São Miguel
05- Hino São Miguel