Novena do padroeiro da Diocese e da paróquia São Miguel em Guanhães – Sétima Noite – Missa festiva

Após a procissão, da Matriz até a Catedral, a missa foi presidida por Dom Jeremias e concelebrada por vários padres da Diocese.

Ao final da Celebração, Dom Jeremias apresentou Pe Inácio e os seminaristas que vieram  para a Diocese de Guanhães.

Que todos eles sejam bem-vindos!

REFLEXÃO – 7º DIA

QUEM COMO DEUS? MISERICÓRDIA: É O CAMINHO QUE UNE DEUS E O HOMEM.

01- Oração para todos os dias:

1. São Miguel, príncipe da justiça e da paz, ajudai-nos a sonhar e construir um novo céu e uma nova terra, gestado e gerado na misericórdia do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

T: Senhor, dá-nos a graça de aceitar o chamado para sairmos do comodismo, a coragem para caminhar e semear sempre de novo, sempre mais além, tornando o mundo mais humano e amável.

D: Vem Espirito Santo, ajuda-nos a reconhecer Deus nos outros, saindo de nós mesmos para procurar o bem de todos, mudando o que for necessário agindo com generosidade e coragem.

T: Faça-nos  Senhor, pessoas e comunidades em saída, levando em nosso coração a mensagem do teu Evangelho, sua força, sua potencialidade. Desperta em nós a esperança para sermos pessoas e comunidades acolhedoras e misericordiosas.

03-Reflexão  após a comunhão

L1: “Misericórdia: é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado”. Deus não se resume as palavras e termos, sua misericórdia é imensurável, tal como o seu amor. Deus não é um pai rancoroso, que guarda mágoa de nossos erros e sua misericórdia se manifesta para com conosco através do seu perdão e das inúmeras chances que Ele nos dar.

As: Experimentar a misericórdia de Deus é provar do amor mais puro que existe, é sentir o abraço quente de um Pai que não se cansa de amar e perdoar seus filhos.

L2: O maior ato de misericórdia de Deus por nós: a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Por todo caminho até o calvário Jesus sofreu, mas não deixou de amar e amou até as últimas consequências. Assim também nós devemos viver: amando até as últimas consequências. Todos nós temos nossos sofrimentos e dificuldades, mas isso não significa que vivemos sem amor, mas que devemos ter esperança.

As. “É Ele quem perdoa as tuas culpas e cura todas as tuas enfermidades. É Ele quem resgata a tua vida do túmulo e te enche de graça e de ternura”

L1: O Senhor, continuamente, nos oferece o seu perdão e nos ajuda a acolhê-lo e a tomar consciência do nosso mal para poder nos libertar. Porque Deus não quer a nossa condenação, mas a nossa salvação. Deus não quer a condenação de ninguém! E este é o coração de Deus, um coração de Pai que ama e quer que os seus filhos vivam no bem e na justiça, e portanto, vivam em plenitude e sejam felizes.

As: “Misericórdia: é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado”.

L2: A misericórdia de Deus é a sua responsabilidade por nós. Ele sente-Se responsável, isto é, deseja o nosso bem e quer ver-nos felizes, cheios de alegria e serenos. E, em sintonia com isto, se deve orientar o amor misericordioso dos cristãos. Tal como ama o Pai, assim também amam os filhos. Tal como Ele é misericordioso, assim somos chamados também nós a ser misericordiosos uns para com os outros.

03- Ladainha de São Miguel

04- Oração São Miguel