Novena do padroeiro da Diocese e da paróquia São Miguel em Guanhães – Sexta Noite

Missa presidida por Pe Padre Inácio . Pe Inácio é de São Paulo e era administrador paroquial numa paróquia do Rio de Janeiro. Ele foi transferido para a Diocese de Guanhães e será administrador  paroquial das duas paróquias: Nossa senhora Aparecida, no Pito e Senhora do Porto. Junto com ele, veio o seminarista Irmão Ramon que irá auxiliá-lo.Que eles sejam bem-vindos à Diocese de Guanhães!

QUEM COMO DEUS? MISERICÓRDIA: É A LEI FUNDAMENTAL QUE MORA NO CORAÇÃO DE CADA PESSOA. 

01- Oração para todos os dias:

  1. São Miguel, príncipe da justiça e da paz, ajudai-nos a sonhar e construir um novo céu e uma nova terra, gestado e gerado na misericórdia do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

T: Senhor, dá-nos a graça de aceitar o chamado para sairmos do comodismo, a coragem para caminhar e semear sempre de novo, sempre mais além, tornando o mundo mais humano e amável.

D: Vem Espirito Santo, ajuda-nos a reconhecer Deus nos outros, saindo de nós mesmos para procurar o bem de todos, mudando o que for necessário agindo com generosidade e coragem.

T: Faça-nos  Senhor, pessoas e comunidades em saída, levando em nosso coração a mensagem do teu Evangelho, sua força, sua potencialidade. Desperta em nós a esperança para sermos pessoas e comunidades acolhedoras e misericordiosas.

03-Reflexão  após a comunhão

L1: Pertinente é a indicação do Papa Francisco, quando sublinha que “a misericórdia é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida. Misericórdia é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação de nosso pecado”.

As: Tantas vezes, como parece difícil perdoar! E, no entanto, o perdão é o instrumento colocado em nossas frágeis mãos para alcançar a serenidade do coração.

L2: Jesus nos revela Deus como um Pai que nunca se dá por vencido enquanto não tiver dissolvido o pecado e superada a recusa com a compaixão e a misericórdia. Conhecemos as parábolas da ovelha extraviada, da moeda perdida, e a do pai com os seus dois filhos (cf. Lc 15, 1-32).

As. Testemunhar, anunciar e professar a misericórdia de Deus é uma urgência para todos os cristãos.

L1: Nessas parábolas encontramos o núcleo do Evangelho e da nossa fé, porque a misericórdia é apresentada como a força que tudo vence, enche o coração de amor e consola com o perdão. Nestas parábolas assistimos a criatividade de Deus para salvar o pecador e como Deus “usa” seu ser divino justamente para salvar.

As: Um cristão não assiste o sofrimento do lado de fora, mas entra em comunhão com o que sofre. Nessa comunhão é possível acontecer uma verdadeira ressurreição para uma vida nova. 

L2: A compaixão é a capacidade de sentir com a outra pessoa, em outras palavras, é a capacidade de experimentar o mesmo que o outro está experimentando. É uma espécie de solidariedade na dor e no sofrimento. Lendo dessa maneira, entendemos que Jesus não teve simplesmente um sentimento de pena pelas pessoas que estavam desamparadas, mas experimentou com elas o sofrimento de estar desamparado.

03- Ladainha de São Miguel

04- Oração São Miguel

05- Hino São Miguel

 

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: