Novena do padroeiro da Diocese e da paróquia São Miguel em Guanhães – Sexta Noite

Missa presidida por Pe Padre Inácio . Pe Inácio é de São Paulo e era administrador paroquial numa paróquia do Rio de Janeiro. Ele foi transferido para a Diocese de Guanhães e será administrador  paroquial das duas paróquias: Nossa senhora Aparecida, no Pito e Senhora do Porto. Junto com ele, veio o seminarista Irmão Ramon que irá auxiliá-lo.Que eles sejam bem-vindos à Diocese de Guanhães!

QUEM COMO DEUS? MISERICÓRDIA: É A LEI FUNDAMENTAL QUE MORA NO CORAÇÃO DE CADA PESSOA.

01- Oração para todos os dias:

1. São Miguel, príncipe da justiça e da paz, ajudai-nos a sonhar e construir um novo céu e uma nova terra, gestado e gerado na misericórdia do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

T: Senhor, dá-nos a graça de aceitar o chamado para sairmos do comodismo, a coragem para caminhar e semear sempre de novo, sempre mais além, tornando o mundo mais humano e amável.

D: Vem Espirito Santo, ajuda-nos a reconhecer Deus nos outros, saindo de nós mesmos para procurar o bem de todos, mudando o que for necessário agindo com generosidade e coragem.

T: Faça-nos  Senhor, pessoas e comunidades em saída, levando em nosso coração a mensagem do teu Evangelho, sua força, sua potencialidade. Desperta em nós a esperança para sermos pessoas e comunidades acolhedoras e misericordiosas.

03-Reflexão  após a comunhão

L1: Pertinente é a indicação do Papa Francisco, quando sublinha que “a misericórdia é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida. Misericórdia é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação de nosso pecado”.

As: Tantas vezes, como parece difícil perdoar! E, no entanto, o perdão é o instrumento colocado em nossas frágeis mãos para alcançar a serenidade do coração.

L2: Jesus nos revela Deus como um Pai que nunca se dá por vencido enquanto não tiver dissolvido o pecado e superada a recusa com a compaixão e a misericórdia. Conhecemos as parábolas da ovelha extraviada, da moeda perdida, e a do pai com os seus dois filhos (cf. Lc 15, 1-32).

As. Testemunhar, anunciar e professar a misericórdia de Deus é uma urgência para todos os cristãos.

L1: Nessas parábolas encontramos o núcleo do Evangelho e da nossa fé, porque a misericórdia é apresentada como a força que tudo vence, enche o coração de amor e consola com o perdão. Nestas parábolas assistimos a criatividade de Deus para salvar o pecador e como Deus “usa” seu ser divino justamente para salvar.

As: Um cristão não assiste o sofrimento do lado de fora, mas entra em comunhão com o que sofre. Nessa comunhão é possível acontecer uma verdadeira ressurreição para uma vida nova.

L2: A compaixão é a capacidade de sentir com a outra pessoa, em outras palavras, é a capacidade de experimentar o mesmo que o outro está experimentando. É uma espécie de solidariedade na dor e no sofrimento. Lendo dessa maneira, entendemos que Jesus não teve simplesmente um sentimento de pena pelas pessoas que estavam desamparadas, mas experimentou com elas o sofrimento de estar desamparado.

03- Ladainha de São Miguel

04- Oração São Miguel