Novena do padroeiro da Diocese e da paróquia São Miguel em Guanhães – Oitava Noite

Missa presidida, na sexta, dia 30 , por Pe Saint Clair. Após a Missa, o 8º dia da Novena.

8º DIA

QUEM COMO DEUS? MISERICÓRDIA: CAMINHO DE TRANSFORMAÇÃO E COMPROMISSO..

01- Oração para todos os dias:

  1. São Miguel, príncipe da justiça e da paz, ajudai-nos a sonhar e construir um novo céu e uma nova terra, gestado e gerado na misericórdia do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

T: Senhor, dá-nos a graça de aceitar o chamado para sairmos do comodismo, a coragem para caminhar e semear sempre de novo, sempre mais além, tornando o mundo mais humano e amável.

D: Vem Espirito Santo, ajuda-nos a reconhecer Deus nos outros, saindo de nós mesmos para procurar o bem de todos, mudando o que for necessário agindo com generosidade e coragem.

T: Faça-nos  Senhor, pessoas e comunidades em saída, levando em nosso coração a mensagem do teu Evangelho, sua força, sua potencialidade. Desperta em nós a esperança para sermos pessoas e comunidades acolhedoras e misericordiosas.

03-Reflexão  após a comunhão

L1: A Bula fala da Porta Santa.  Forte símbolo de um ritual de passagem, o atravessar a porta quer nos fazer refletir que um caminho novo merece uma caminhada para lá chegar; depois, precisa-se de uma decisão, cruzar o umbral, o limiar, a porta, e assim adentrar em uma nova realidade, em uma nova visão de mundo, em um contemplar novos céus e nova terra, em um respirar novos ares…

As: Na misericórdia, temos a prova de como Deus ama. Ele dá tudo de Si mesmo, para sempre, gratuitamente e sem pedir nada em troca.

L2: Peregrinação é um sinal peculiar no Ano Santo, ícone do caminho que cada pessoa realiza na sua existência. A vida é uma peregrinação  ser humano é um caminhante, um peregrino que percorre uma estrada até desejada. Para além de uma peregrinação a uma cidade, a um santuário, o Senhor Jesus indica as etapas da peregrinação através das quais é possível atingir esta meta.

As: Abramos os nossos olhos para ver as misérias do mundo, as feridas de tantos irmãos e irmãs privados da própria dignidade e sintamo-nos desafiados a escutar o seu grito por ajuda.

L1: Para chegar a Porta Santa, cada pessoa deverá fazer, segundo as próprias forças, uma peregrinação. Esta será sinal de que a própria misericórdia é uma meta a alcançar, a exigir empenho e sacrifício. Ao atra-vessar a Porta Santa, teremos assumido o compromisso de sermos misericordiosos como os outros como o Pai é conosco.  Vivamos as etapas da peregrinação indicadas por Jesus para atingir a meta da misericórdia como: Não julgar nem condenar! Não falar mal do irmão.

As: Que o grito de tantos irmãos que sofrem se torne o nosso e, juntos, possamos romper a barreira de indiferença que frequentemente reina soberana para esconder a hipocrisia e o egoísmo.

L2: Outra etapa é abrir o coração! Ir ao encontro dos irmãos mais sofridos: “Quantas situações de precarie-dade e sofrimento no mundo atual! Quantas feridas gravadas na carne de muitos que já não tem voz, porque o seu grito foi esmorecendo e se apagou por causa da indiferença. Somos chamados a cuidar destas feridas, aliviá-las com o óleo da consolação, enfaixa-las com a misericórdia e trata-las com a solidariedade e atenção devidas”.

03- Ladainha de São Miguel

04- Oração São Miguel

05- Hino São Miguel

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: