Novena do padroeiro da Diocese e da paróquia São Miguel em Guanhães – Oitava Noite

Missa presidida, na sexta, dia 30 , por Pe Saint Clair. Após a Missa, o 8º dia da Novena.

8º DIA

QUEM COMO DEUS? MISERICÓRDIA: CAMINHO DE TRANSFORMAÇÃO E COMPROMISSO..

01- Oração para todos os dias:

1. São Miguel, príncipe da justiça e da paz, ajudai-nos a sonhar e construir um novo céu e uma nova terra, gestado e gerado na misericórdia do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

T: Senhor, dá-nos a graça de aceitar o chamado para sairmos do comodismo, a coragem para caminhar e semear sempre de novo, sempre mais além, tornando o mundo mais humano e amável.

D: Vem Espirito Santo, ajuda-nos a reconhecer Deus nos outros, saindo de nós mesmos para procurar o bem de todos, mudando o que for necessário agindo com generosidade e coragem.

T: Faça-nos  Senhor, pessoas e comunidades em saída, levando em nosso coração a mensagem do teu Evangelho, sua força, sua potencialidade. Desperta em nós a esperança para sermos pessoas e comunidades acolhedoras e misericordiosas.

03-Reflexão  após a comunhão

L1: A Bula fala da Porta Santa.  Forte símbolo de um ritual de passagem, o atravessar a porta quer nos fazer refletir que um caminho novo merece uma caminhada para lá chegar; depois, precisa-se de uma decisão, cruzar o umbral, o limiar, a porta, e assim adentrar em uma nova realidade, em uma nova visão de mundo, em um contemplar novos céus e nova terra, em um respirar novos ares…

As: Na misericórdia, temos a prova de como Deus ama. Ele dá tudo de Si mesmo, para sempre, gratuitamente e sem pedir nada em troca.

L2: Peregrinação é um sinal peculiar no Ano Santo, ícone do caminho que cada pessoa realiza na sua existência. A vida é uma peregrinação  ser humano é um caminhante, um peregrino que percorre uma estrada até desejada. Para além de uma peregrinação a uma cidade, a um santuário, o Senhor Jesus indica as etapas da peregrinação através das quais é possível atingir esta meta.

As: Abramos os nossos olhos para ver as misérias do mundo, as feridas de tantos irmãos e irmãs privados da própria dignidade e sintamo-nos desafiados a escutar o seu grito por ajuda.

L1: Para chegar a Porta Santa, cada pessoa deverá fazer, segundo as próprias forças, uma peregrinação. Esta será sinal de que a própria misericórdia é uma meta a alcançar, a exigir empenho e sacrifício. Ao atra-vessar a Porta Santa, teremos assumido o compromisso de sermos misericordiosos como os outros como o Pai é conosco.  Vivamos as etapas da peregrinação indicadas por Jesus para atingir a meta da misericórdia como: Não julgar nem condenar! Não falar mal do irmão.

As: Que o grito de tantos irmãos que sofrem se torne o nosso e, juntos, possamos romper a barreira de indiferença que frequentemente reina soberana para esconder a hipocrisia e o egoísmo.

L2: Outra etapa é abrir o coração! Ir ao encontro dos irmãos mais sofridos: “Quantas situações de precarie-dade e sofrimento no mundo atual! Quantas feridas gravadas na carne de muitos que já não tem voz, porque o seu grito foi esmorecendo e se apagou por causa da indiferença. Somos chamados a cuidar destas feridas, aliviá-las com o óleo da consolação, enfaixa-las com a misericórdia e trata-las com a solidariedade e atenção devidas”.

03- Ladainha de São Miguel

04- Oração São Miguel