A Assembleia Diocesana tem a função de transformar as Diretrizes em planos pastorais, que são o conjunto de atividades articuladas entre si para se chegar a um objetivo. Sem um plano, os sonhos são conseguem tocar o chão da realidade.
Aos 14 dias do mês de maio de 2016, reuniram-se o bispo diocesano Dom Jeremias, os padres e representantes de todas as paróquias, num total de 99 pessoas, para uma preparação em vista de realizar a 5ª Assembleia Diocesana de Pastoral. Iniciamos com a Oração ao Espírito Santo, meditação do texto Jo 15,1-17 e a oração para a 5ª Assembleia Diocesana. Foi comentado pelo Padre José Aparecido dos Santos, através de slides, o documento CNBB 100, capítulo 6, lembrando as doze características fundamentais para que a paróquia se torne uma comunidade de comunidades:
1-Formar pequenas comunidades facilita o diálogo;
2-Lectio Divina (leitura Orante da Bíblia);
3- Eucaristia e Comunhão, perceber o significado da Eucaristia e nossa vida;
4- Organizar Retiros, momentos de oração comunitária;
5-Valorizar a participação dos leigos;
6-Pastoral da Acolhida;
7- Viver a Caridade e opção pelos pobres;
8- Estimular centros de irradiação da fé e espiritualidade;
9- Dar atenção aos condomínios e Residenciais populares;
10- Evangelizar em comunhão com toda a diocese;
11-Utilizar os novos recursos de comunicação;
12-Ser uma Igreja “em Saída”, missionária.
Dom Jeremias leu e comentou o questionário que será a base para a realização das várias etapas da Assembleia: setorial e comunitária, paroquial, Área Pastoral e Diocesana, que aborda cinco EIXOS: Pastoral, Missionário, Espiritualidade, Formação Permanente e Diretório Pastoral. Para a realização desta Assembleia vários elementos foram considerados: Uma oportunidade para avaliar a nossa caminhada, compreender o momento presente olhando para a história passada e planejar o futuro da nossa Igreja Particular. O objetivo da Igreja no Brasil: “Evangelizar a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino Definitivo”; Em comunhão com toda a Igreja desejamos dar uma resposta às urgências contempladas nas D.G.A.E. 2015-2019 e, ao mesmo tempo, realinhar a nossa caminhada e as nossas atividades com as urgências pastorais aprovadas na Assembléia de Pastoral do Regional Leste 2 realizada de 03 a 05 de novembro de 2.015: Ser uma Igreja, comunidade de comunidades em missão; trabalhar a iniciação à vida cristã na comunidade e o Cuidado com a Casa Comum; a organização do nosso Diretório Diocesano de Pastoral. As Diretrizes contempladas no Documento 102 da CNBB são um farol a iluminar o nosso caminhar; os documentos do papa Francisco Laudato Si e Amoris Laetitia; O documento CNBB100: sobre a Paróquia como rede de comunidades.
A Assembleia Diocesana tem a função de transformar as Diretrizes em planos pastorais, que são o conjunto de atividades articuladas entre si para se chegar a um objetivo. Sem um plano, os sonhos são conseguem tocar o chão da realidade.
As Diretrizes respondem à questão: aonde precisamos chegar? Os planos respondem a outras questões: como (passos ou etapas), quem (responsáveis), com o quê (recursos) e quando (prazos). É a partir da articulação entre estes itens que surgem os planos. Sem respostas adequadas a estes itens, os planos não saem do papel” (DGAE p.73-74).
Lembramos ainda que:
No mês de Junho se faça um estudo nas sedes das paróquias, em Julho e agosto nas comunidades e paróquias, em setembro nas áreas pastorais e, dia 15 de novembro a realização da Assembleia Diocesana;
Para facilitar o trabalho prevê-se que haja o estudo dos seguintes documentos: Diretrizes da CNBB, 2015 a 2019; Doc. 100 da CNBB; Amoris Laetitie e Laudato Si;
Cada comunidade ou pastoral deve realizar o estudo do questionário para responder aos desafios atuais
Várias notícias foram comunicadas: A coleta em solidariedade ao XVII e estado do Pará, dia 12 de Junho; a próxima reunião com os leigos e padres, dia 02 de Julho 08h30.
Dom Jeremias pediu esforço para que cada um, batizado em Cristo, assuma a Missão de evangelizar e tenha mais atenção com a celebração da Missa.
Foi apresentada a nova setorização das paróquias:
ÁREAS PASTORAIS PARA A 5ª ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL 2016
COM OS SEUS COORDENADORES
Área 1: Água Boa, Santa Maria do Suaçuí, São Sebastião do Maranhão; Pe. Bruno
Área 2: São João Evangelista, Peçanha, Paulistas, São José do Jacuri, Coluna e São Pedro do Suaçui. Pe João Carlos
Área 3:Joanésia e Braúnas. Pe. Amarildo
Área 4: Conceição do Mato Dentro, Córregos, Tapera, Morro do Pilar, SARA, Dom Joaquim. Pe José Geraldo
Área 5 :Senhora do Porto, Dores de Guanhães, Ferros e Carmésia. Pe. João Gomes
Área 6:Guanhães (São Miguel e Nossa Senhora Aparecida), Virginópolis e Divinolândia. Pe Hermes
Área 7: Sabinópolis, Materlândia e Rio Vermelho. Pe Salomão.
Relatório enviado pelo coordenador de Pastoral Pe José Aparecido dos Santos.