São Sebastião do Maranhão

Pároco: Pe. José Adriano Barbosa dos Santos

Comunidades: São Sebastião, Nossa Senhora da Guia (bairro Lagoa), Queiroz e São Felinho (são atendidas por Água Boa e Santa Maria), Vitorino, Araújos, Desejada, Braúnas, São Domingos, Açude, Sítio da Luz, Emiliano, Mãe dos Homens, Santa Luzia, Limeira, Pedreiras, Monte Alegre, Gameleira, Conrado, Sem-Posse, Caipora, Mundão, Santa Clara, Bela Vista, Aldeia, Sant’Ana, Ribeirão, Boa Vista, Sant’Ana da Limeira e São Cristóvão (bairro Salvador).

Pastorais e movimentos eclesiais:

Vicentinos, Legião de Maria, Apostolado da Oração, Pastoral da Juventude, Catequética, do Dízimo, Familiar, do Batismo, dos Noivos,  da Criança, Litúrgica (ministros extraordinários, acólitos, coroinhas e demais componentes da ação litúrgica), Infância e Adolescência Missionária Terço dos Homens, Renovação Carismática Católica (RCC), Encontro de Casais com Cristo (ECC).

 

História da paróquia São Sebastião

A criação da paróquia na cidade de São Sebastião do Maranhão tem início quando em 1943 Dom Serafim Gomes Jardim, então arcebispo de Diamantina, MG, e o padre Lafayette da Costa Coelho, pároco de Santa Maria do Suaçuí, perceberam a necessidade do povo aqui de São Sebastião do Maranhão, MG, e tendo em vista a maior glória de Deus e a salvação de todos foi criada e canonicamente instituída na Comarca Eclesiastíca das Sete Dores, da arquidiocese de Diamantina, a paróquia de São Sebastião.

Naquela época foi nomeado pároco o Reverendíssimo padre Jadir Brandão Costa que, no seu primeiro discurso como vigário, disse ao povo: “Não pode haver sinal de progresso e civilização de um lugar no sentido legítimo do termo do que o espírito religioso e a sua convivência com um ministro de Deus. São Sebastião do Maranhão tem motivos demais para se rejubilar em toda expansão de uma Santa alegria.”

Dava-se início então a caminhada do pastor em orientar o seu povo no caminho do Senhor, com muito esforço e oração e com a intercessão de São Sebastião, nosso amado padroeiro, nessa nova paróquia que estava nascendo.

Em 20 de setembro de 1949, padre Jadir convocou um plebiscito para consultar o povo sobre a construção da nova igreja matriz, visto o aumento dos fiéis participantes vindos de toda a região e a necessidade de um espaço maior para as celebrações. Ficando claro que o povo concordava com essa nova construção, apurararam-se 4.232 aprovações para o início das obras. Com a autorização do Excelentíssimo Arcebispo, no dia 23 de agosto de 1950, foi feita uma celebração para a bênção da pedra fundamental.

A partir daí, todos os dias se tornaram uma luta financeira, ou por falta de material ou devido ao tempo, para colocar a casa do Senhor em ordem. Ficando a nova matriz pronta e sendo abençoada no dia 20 de junho de 1954.

Durante todos esses anos passaram por aqui vários padres que contribuíram muito com o crescimento espiritual de nossa cidade: Servo de Deus Lafayette da Costa Coelho, padre Edno Gandra, padre Leonardo de Miranda Pereira (dom Leonardo, bispo de Paracatu, MG), que foi o fundador do Ginásio, hoje Escola Estadual de São Sebastião do Maranhão, padre Cyriac Vadakkan, padre José Vazhappilly, padre Adão Soares, padre Ismar Dias de Matos, padre Marcello Romano, padre José Aparecido dos Santos, padre José da Silva Filho, padre Valter Guedes de Oliveira… padre Bruno Costa Ribeiro, atual Administrador Paroquial à frente do rebanho.

Existem aqui várias pastorais e movimentos que trabalham auxiliando nos serviços de nossa paróquia: Pastoral Catequética, do Batismo, Dízimo, Juventude, Pastoral da Criança, Litúrgica, Apostolado da Oração, Vicentinos, RCC.

Também contamos 28 comunidades que integram nossa paróquia, estando sempre presentes e participando em todas as festas tanto do padroeiro, no mês de janeiro, quanto a do Divino e demais festas organizadas pela comunidade paroquial.

Este é um breve resumo, mas muito mais consta na história desta terra que adora a Deus e venera o glorioso mártir São Sebastião.

 

Contato

Endereço:
Praça Governador Juscelino, 216 – São Sebastião do Maranhão, MG.
CEP 39795-000

Telefone:
(33) 3432-1154

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto:

Arquivo