A Quaresma e a“escala da perfeição”- V Domingo da Quaresma Ano C.

Quaresma, tempo favorável para penitência e privações, mas, sobretudo, tempo de conversão e regresso às fontes evangélicas, com início na Quarta-feira de Cinzas até o início da Missa de Quinta-feira Santa, Ceia do Senhor.

Na Quaresma, toda a Igreja é chamada à libertação das amarras do pecado e de tudo a que ele conduz; com o afastamento dos obstáculos que estorvam o caminho para Deus e para o encontro fraterno com os outros, com as necessárias renúncias.

“A Quaresma convida-nos a levar a sério o chamamento e as advertências de Deus, os ensinamentos e o exemplo de Cristo, a fé e a esperança no Reino futuro” (1)

É como um longo retiro espiritual, em que somos chamados a viver maior fidelidade e fervor no cumprimento dos compromissos religiosos, e nos exercícios quaresmais (oração, jejum e esmola).

Vejamos o que nos diz o Papa São Leão Magno (séc V) em seu Sermão 6 sobre a Quaresma:

“Porque, embora os homens renasçam para a vida nova principalmente pelo Batismo, todos necessitamos de nos renovar cada dia das manchas da nossa condição pecadora, e não há ninguém que não tenha que ser cada vez melhor na escala da perfeição, devemos esforçar-nos para que ninguém se encontre sob o efeito dos antigos vícios no dia da redenção. Por isso, nestes dias, é preciso por especial solicitude e devoção em cumprir as coisas que os cristãos devem realizar em todo o tempo” .

Deste modo, temos um caminho a seguir, e a Liturgia Dominical da Quaresma tem riqueza própria para ser devidamente celebrada e vivida:

“Cristo precede-nos e acompanha-nos. Ele venceu Satanás, superando as suas tentações (primeiro domingo dos três anos) e mostra a Sua glória para animar os Seus discípulos no árduo caminho da fé (segundo domingo dos três anos). Ele é a fonte de água viva, a luz que devolve a vista aos cegos e a vida aos mortos (Ano A). Messias crucificado, força e sabedoria de Deus, oferece a salvação aos que recorrem a Ele e, da Cruz, atrai todos os homens a Si (Ano B). Revela a paciência e a infinita misericórdia do Pai que, com os braços abertos, acolhe os Seus filhos pródigos e convida para a festa do regresso os filhos que ficaram em casa (Ano C)” (2).

Seja, portanto, a Quaresma, com sua riqueza, pelos textos sagrados na Liturgia proclamados, pelas orações próprias da Missa e Prefácios, como Bênção Solene e Orações sobre o Povo, Tempo favorável, para que nos empenhemos cada vez mais, nos progressos na “Escala da perfeição”, como tão bem expressou o Papa São Leão Magno.

Enriquecidos pela beleza da Liturgia, e procurando encarná-la em nosso quotidiano, nos mais diversos âmbitos, estaremos nos preparando, intensa e profundamente, para uma Páscoa de frutos abundantes.

(1) (2) – Missal Quotidiano Dominical e Ferial – Editora Paulus – Lisboa – 2012 – pp.269-270

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: