Pastoral Catequética da Diocese de Guanhães – 2020/2021

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo pela conclusão de mais um ano de trabalho catequético!

O ano se encerra e nós também fechamos os nossos trabalhos de Formação permanente  da Catequese na Diocese. Em janeiro de 2022, se Deus quiser reiniciaremos.

Fomos ousados, enfrentamos desafios, percalços, no entanto obtivemos vitórias porque a maioria dos trabalhos  propostos foi colocado em prática e com êxito.

Foram vários sábados de estudo virtual do CIC- pela Plataforma Streamyard-  em atendimento à  sugestão de nosso Bispo. Os encontros contaram  com assessoria de Dom Otacillio, Dom Marcello Romano, padres Hermes e Osmar e dos seminaristas: Anderson, Alisson, Filipe e Thiago.

O Catecismo da Igreja Católica (CIC) é o texto que a Igreja Católica apresenta a seus fiéis, a fim de que conheçam a Doutrina Católica e, com base nesta fonte segura e fiel, possam elaborar os catecismos locais.

A catequese representa o esforço cristão para dar cumprimento à missão que Jesus Cristo nos deixou: fazer discípulos em seu nome, transmitindo seus ensinamentos e a doutrina cristã (Mt 28,19-20). Para tanto, o CIC se apresenta como instrumento para o desempenho da missão de ensinar o povo de Deus, destinando-se, primeiramente, aos responsáveis pela catequese, que são, em primeiro lugar, os bispos, enquanto doutores da fé e pastores da Igreja; e, por meio dos bispos, aos sacerdotes e catequistas.

Por meio do grupo Formação Bíblica do whatsApp, concluímos o estudo do Novo Testamento e, também,  fizemos o estudo do Estudo 114 – “E a Palavra habitou entre nós”. Este subsídio pretende contribuir para que a Igreja no Brasil avance ainda mais na relação com a Palavra de Deus, alimentando as pessoas, grupos, comunidades e demais associações, bem como estimular o espírito missionário.

No dia  30 de abril – Celebrou-se  o Encontro Pascal pela plataforma do Google Meet . Momentos fortes de Espiritualidade e partilha de Orações e troca de desejos de uma feliz e Santa Páscoa para todos.

Realizamos duas reuniões virtuais com cada área paroquial da diocese sendo que se divide em oito áreas. Na primeira reunião, cada coordenador relatou a sua vivência catequética pessoal e com os catequizandos mediante a estas perguntas: Como anda a catequese paroquial? O que vocês têm feito? Estão promovendo ou participando de formações?  Estão caminhando de acordo com as orientações recebidas pelo Regional Leste II, do nosso bispo diocesano e do seu pároco?

Nestas reuniões, comunicou sobre a Carta Apostólica em forma de Motu Próprio – Antiquum Ministerium pela qual se instituiu o ministério do catequista antes da divulgação oficial na diocese.

Na segunda reunião nas áreas teve como objetivo acompanhar e orientar a caminhada catequética pós-pandemia no qual fez um convite a calçar as sandálias da prontidão, do entusiasmo, da perseverança e de colocar-se os pés a caminho. Que estejamos sempre com o escudo da fé e a oração do combate para que possamos enfrentar os desafios na evangelização nos diversos areópagos.

Com entusiasmo os catequistas e coordenadores participaram de cinco  lives pela página do facebook Catequese Diocesana de Guanhães:  com os professores do IRPAC sobre o Diretório para a Catequese N° 61  (Novo Diretório de Catequese redigido pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização-CPPNE-). Em  21/11/20  com *Pe Jean Poul Hansen da Diocese da Campanha – Capítulos 1 e 2 do Diretório; em 06/02/21-Iniciação à Vida Cristã com **Pe Vanildo de Paiva da Arquidiocese de Pouso Alegre; em 20/02/21 – A Pedagogia da fé e a Metodologia da Catequese com ***Marlene Maria Silva da Arquidiocese de Pouso Alegre; em 27/02/21 – A Catequese, a Família, a Paróquia, a Catequese e a internet  com ****Lucimara Trevizan – Coordenadora da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2. Em 10/07/21 – Catequese Digital com Aline Amaro da Silva, jornalista, Doutora em Teologia e autora do Livro : Catequese Digital – Por onde começar?

Alguns membros da Comissão Diocesana,  Coordenadores Diocesanos e alguns catequistas também participaram de todas as lives realizadas pela Comissão da Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 e realizadas também pela Comissão da Animação Bíblica da Pastoral da CNBB. Alguns membros da Comissão Diocesana também participaram da Reunião virtual juntamente com coordenações das cinco Dioceses que compõem a Área da Província Eclesiástica de Diamantina que foi visitada virtualmente  pela Equipe da Comissão para a Animaçã Bíblico-Catequética do Regional Leste 2. Cinco coordenadores diocesanos participaram virtualmente do Novo Curso de coordenadores do IRPAC e, membros da Comissão e coordenação também participaram dos Cursos (on-line): Liturgia e Catequese: Ritos que Educam e Celebrações na Catequese com Pe Vanildo Paiva.

São, de fato, vários os motivos que temos a agradecer e festejar. Em outubro, tivemos a Celebração Eucarística na Catedral, presidida pelo nosso bispo Dom Otacilio em “Ação de Graças” pelas ações evangelizadoras realizadas neste período pandêmico.

No final de novembro, houve a confraternização virtual, uma ideia ousada que deu certo. Contamos com a presença de vários catequistas e que esbanjavam alegria e entusiasmo por estarem presentes. Quantos catequistas que puderam participar das formações porque foi na modalidade virtual! Muitos talvez não iriam ter oportunidade de conhecer a equipe de comissão se não fosse on-line.

E com muita alegria,  encerramos com a Novena de Natal de forma virtual, buscando uma verdadeira conversão para celebrarmos o Natal de Jesus que nos convida a uma vida de mais oração, fraternidade, diálogo, reconciliação, solidariedade e o compromisso de amor.

Que São Miguel Arcanjo nos fortaleça para mais um passo na caminhada no ano de 2022.

———————————————————————————————————————-        *Pe Jean Poul Hansen – Mestre em Teologia Dogmática; Especialista em Origens do Cristianismo; Especialização em andamento em Doutrina Social da Igreja; Bacharel em Teologia; Bacharel em Filosofia; Docente na Faculdade Católica de Pouso Alegre.

** Pe Vanildo de Paiva – Psicólogo e sacerdote da Arquidiocese de Pouso Alegre. Possui graduação em Psicologia – FAAT – Faculdades Atibaia (2011), graduação em Bacharelado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992), graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1989) e mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2014), pesquisando a ideia chave de “cuidado” em Winnicott. Foi vice-presidente da fundação educacional da Faculdade Católica de Pouso Alegre (FEJAN) e coordenador da extensão da Faculdade Católica de Pouso Alegre. É professor titular da Faculdade Católica de Pouso Alegre, nas áreas de Introdução ao Exercício do Filosofar e demais disciplinas filosóficas, incluindo Psicologia Geral. Atua principalmente nos seguintes temas: cuidado religioso, desenvolvimento humano e espiritualidade, sexualidade e fé, relações humanas em ambientes religiosos, formação de educadores e catequistas etc. Autor de diversos livros, entre eles: Catequese e Liturgia: duas faces do mesmo Mistério (Editora Paulus) e O Processo de Formação da Identidade Cristã ( Editora Paulus).

*** Marlene Maria Silva – Mestre em Catequética, membro da Coordenação de Catequese da arquidiocese de Pouso Alegre(MG). Dedica-se à formação de catequistas, assessorando vários cursos, integra a equipe de coordenação e redação da Revista Ecoando, faz parte da Equipe da Comissão da Animação Bíblico- Catequética do Regional Leste II e do IRPAC, e é Co-autora do livro “O Processo de Formação da Identidade Cristã” ( Editora Paulus).

**** Lucimara Trevizan – Coordenadora da Animação Bíblico -Catequética  do Regional Leste 2 , é Coordenadora do Curso do IRPAC; Diretora Executiva do Centro Loyola – BH; foi Assessora de Pastoral da Mitra Diocesana de Guaxupé-MG. Formação acadêmica: Especialização em Pastoral; Bacharel em Teologia; Teologia/ Estudos Teológicos; Bacharel em Filosofia e formada em Pedagogia.

Vera Pimenta e Eliana Alvarenga (Ambas da  Comissão Diocesana de Catequese).

 

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: