“ A vida é bela quando temos gosto de Deus e damos gosto de Deus a tudo o que fazemos: das menores às maiores ações”[1]
Na sexta-feira, dia 15 de janeiro de 2021, por meio da plataforma Google Meet, reuniram-se cristãos leigos da diocese de Guanhães – das paróquias de: Divinolândia de Minas, Guanhães, Santa Maria do Suaçuí, São Pedro do Suaçuí, Paulistas, Virginópolis, Dom Joaquim e Braúnas -, como também padre Wanderley Rodrigues, assessor das pastorais sociais. O encontro iniciou-se com a oração e leitura do evangelho do dia por Néria Leite , representante da Diocese na Micro das CEBs. Após a oração, com mediação de Maria Madalena – CDL da Diocese -, cada participante fez um breve relato da sua atuação como cristão leigo em suas respectivas comunidades. Alessandro, da Paróquia São Pedro, dialogou com os participantes sobre os objetivos, pauta da reunião e a finalidade da formação do grupo. A seguir, fez um breve relato da história das CEBs e grupos de reflexão na diocese e uma análise da conjuntura econômica e social diante da pandemia do Covid 19 e os desafios da atuação da Igreja nesse contexto. A reunião foi suspensa devido às dificuldades de conexão com a internet dos membros e proposta uma nova data para prosseguimento dos trabalhos.
—————————————————————————————————————————————–
E no sábado, 16 de janeiro de 2021 também por meio da plataforma Google Meet, 44 coordenadores diocesanos de Catequese reuniram-se com a comissão diocesana. Com a acolhida, Oração inicial e final iniciou-se o encontro virtual com mensagem de agradecimento a Deus pela pastoral manter firme a formação durante o ano de 2020; vencendo os desafios, limitações, readaptando os projetos, e contando com orientações do bispo diocesano. Citou-se que dioceses maiores e com recursos não conseguiram dar sequência aos trabalhos de formação, mas não é motivo para enaltecimento e sim , sentimento de gratidão a Deus e consciência da responsabilidade de se continuar firmes. Apesar da triste situação em que estamos vivendo com a pandemia, a Pastoral Catequética tem coisas boas para festejar e uma delas é a formação permanente que se tem conseguido: estudo da Bíblia, estudo do Catecismo da Igreja Católica, estudo do novo Diretório para a Catequese e reflexões de mensagens catequéticas e de espiritualidade de Dom Otacilio ( diariamente).
Ressaltou-se que a internet pode e deve ser usada em benefício da evangelização e que devemos aproveitar tudo que é bom para nos ajudar e ajudar ao outro, como por exemplo, os textos que Dom Otacilio escreve. São momentos fortes de oração em que ele , zelando pelo seu povo, escreve, rezando conosco mais uma página de nossa história. O encaminhamento das mensagens de Dom Otacilio, nos grupos de whatsapp tem como objetivo possibilitar aos catequistas reflexão, oração, formação e muito tem contribuído para a nossa espiritualidade e nossa travessia neste momento. Ressaltou-se, também, que muitos coordenadores estão em ação, outros estão parados, o que gera tristeza na comissão. É preciso reaprender a caminhar, criar laços com os catequizandos. Ir se preparando para o momento do abraço quando pudermos nos encontrar. Encaminhar nos grupos dos catequizandos o “Momento com Deus” e as leituras orantes. Infelizmente ainda não foram liberados encontros presenciais por nossa Igreja Diocesana e pelo nosso Regional. Se alguma catequista com turminha na etapa final conseguir manter os encontros on-line e com qualidade, sem exclusão, será ótimo.
Comunicou-se a todos sobre o curso on-line de Novos coordenadores que terá início em fevereiro e término em julho e também realização de seminários pelo Nacional e que desde já todos são convidados à participação. Lembrou-se sobre o estudo do Diretório para a Catequese lançado em julho de 2020 que acontecerá em fevereiro com professores do IRPAC e membros da Comissão do Regional e que a Comissão conta também com a participação do maior número possível de catequistas da diocese. Quanto ao estudo do CIC, Pe Osmar continuará com o estudo do Sacramento da Eucaristia e da Crisma; na sequência com Dom Marcello que ajudará no estudo sobre os sacramentos do Serviço ( Matrimônio e Ordem) e da Cura ( Penitência e Unção dos enfermos) dando continuidade ao estudo do CIC. Terá uma pausa , para um pequeno descanso, antes de se continuar com os estudos da Terceira e Quarta parte do CIC.
Foi aconselhado a cada coordenador cuja paróquia recebeu novo padre para procurar por ele e colocá-lo a par de como está a catequese em sua paróquia e diocese e indagar quais são as orientações que ele tem para dar, colocando-se à disposição do que ele propor.
[1] O chamado divino e a nossa resposta / Dom Otacilio F. Lacerda . http://peotacilio.blogspot.com/2020/01/o-chamado-divino-e-nossa-resposta.html