Insistir… Resistir… Persistir…Caminhar… Avaliar… Reavaliar…  Reinventar… Recomeçar…

Finaliza-se o mês de outubro! Mês em que todas as pastorais da nossa diocese estariam se reunindo para a avaliação da caminhada. Infelizmente isto não foi  e não será possível. Ao iniciar o mês de fevereiro, nós, comissão e coordenadores paroquiais da Pastoral Catequética, nos reunimos para alinhamento das ações da nossa caminhada. Retomo, aqui o primeiro parágrafo do nosso relatório nesta época.

“ ‘O  caminho  não escolhe os pés, mas os pés escolhem o caminho.’ É com este espírito  missionário de anunciadores de Jesus Cristo que os coordenadores paroquiais de catequese da Diocese de Guanhães  se reuniram no primeiro dia do mês de fevereiro  no salão da Catedral.”

Pois bem, os nossos pés realmente não escolheram o caminho. Apenas tivemos que caminhar, mudar a direção, e por caminhos que muitos de nós, catequistas, não imaginávamos. Alguns tropeços, enfrentamento de desafios, mas várias vitórias!

No dia 17 de outubro, aconteceu  a segunda reunião on-line com os coordenadores paroquiais pelo Google meet e avaliou-se a caminhada. Pudemos perceber que fora bastante frutuosa.

Impedidos de estarmos juntos presencialmente, a partir do mês de março, passamos a nos encontrar  virtualmente. Estava previsto trabalhar nas áreas o livreto”Fortaleçamos o Pilar da Palavra”, e foi concluído on-line – via facebook. Logo após, iniciou-se quinzenalmente o estudo do livro Catecismo da Igreja Católica, sob orientação de Dom Otacilio e  ajuda dos seminaristas Thiago Vileforte e Ânderson Alves – criação do projeto- . Estamos finalizando a primeira parte: A profissão da Fé. Para este início de estudo do CIC, contamos com a colaboração de Dom Otacilio, Padre Hermes e Padre Osmar.

O estudo bíblico que fora previsto, está sendo on-line – via whatsapp – , porém com outro formato. Fez-se o estudo de Atos dos Apóstolos, Cartas de Paulo e durante todo o mês de setembro, foi feita a leitura de Deuteronômio. Há no grupo comentários riquíssimos sobre as leituras bíblicas, que muito contribuem para o crescimento espiritual.

Diariamente, são enviadas a todos os coordenadores mensagens diárias de Dom Otacilio Ferreira de Lacerda – manhã e noite –  e para que repassem nos seus grupos de whatsApp a leitura orante do site Lectionautas do Brasil (https://lectionautas.com.br/) para os crismandos e temos O Momento com Deus para os catequizandos de Iniciação Eucarística, produzido na diocese por Eliana Alvarenga ( membro da Comissão Diocesana de catequese).

Preparando-nos para o Planejamento 2021, no que se refere aos encontros de formação, acontecerá no  dia 21 de novembro, o início do estudo do Diretório para a  Catequese com Padre Jean da Diocese de Campanha. No ano de 2021, daremos continuidade ao Estudo do CIC , do Diretório para a Catequese, iniciaremos o estudo sobre a  Doutrina Social da Igreja , Mídia e  Catequese e  continuaremos o estudo Bíblico .

Agradecemos a Deus por estar sempre nos fortalecendo e  nos indicando o caminho a seguir. A catequese presencial parou devido à pandemia, no entanto, com os encontros virtuais  por este formato de evangelizar através das redes sociais, atingimos mais catequistas, que no conforto do seu lar, estão podendo participar das formações e reuniões.

Prossigamos nesta caminhada de fé, tornando-a fecunda, mesmo que seja virtualmente, na esperança que novos tempos estão por vir com a graça de Deus.

                                                                                                  Vera Pimenta (Membro da Comissão Diocesana)

A Palavra do Pastor
Graça e perseverança na missão

Graça e perseverança na missão

 “Tende entre vós o mesmo sentimento que existe em Cristo Jesus” (Fl 2,5) Retomo as iluminadoras palavras do Papa Francisco na...
Read More
Sejamos curados pelo Senhor – Homilia – XXIII Domingo do Tempo Comum

Sejamos curados pelo Senhor – Homilia – XXIII Domingo do Tempo Comum

“Olhando para o céu, suspirou e disse:  “Effatha!”, que quer dizer “abre-te!” No 23º Domingo do Tempo Comum (ano B),...
Read More
Paróquia: Escola de Comunhão e de Amor

Paróquia: Escola de Comunhão e de Amor

Como Igreja que somos, precisamos testemunhar a nossa Fé, dando solidez à Esperança, na vivência concreta e eficaz da Caridade,...
Read More
Nossa prática religiosa é agradável a Deus? Homilia – 22º Domingo do Tempo Comum – Ano B – Dom  Otacilio F. de Lacerda.

Nossa prática religiosa é agradável a Deus? Homilia – 22º Domingo do Tempo Comum – Ano B – Dom Otacilio F. de Lacerda.

Com a Liturgia do 22º Domingo do Tempo Comum (ano B), aprofundamos como deve ser uma verdadeira religião que agrade...
Read More
“Só Tu tens Palavras de vida eterna” – Homilia 21º Domingo do Tempo Comum

“Só Tu tens Palavras de vida eterna” – Homilia 21º Domingo do Tempo Comum

“A quem iremos, Senhor?” Com a Liturgia do 21º Domingo do Tempo Comum (ano B), refletimos sobre nossas opções, sobre o discernimento que...
Read More
A missão e o Alimento indispensável – Homilia 19º Domingo Comum – Ano B

A missão e o Alimento indispensável – Homilia 19º Domingo Comum – Ano B

A Liturgia do 19º Domingo do Tempo Comum (ano B), continuamos a refletir sobre um tema de extrema importância: Jesus...
Read More

Temos fome e sede de Deus – XVIII Domingo do Tempo Comum

Com a Liturgia do 18º Domingo do Tempo Comum (ano B), refletimos sobre o Jesus, o Pão da Vida, e,...
Read More
A insustentabilidade dos horizontes fragmentários

A insustentabilidade dos horizontes fragmentários

“Qual é o lugar que concedemos a Deus na nossa vida? Na cultura contemporânea está presente um indubitável processo de...
Read More
Eucaristia: O milagre do amor e da partilha XVII Domingo do Tempo Comum do Ano B

Eucaristia: O milagre do amor e da partilha XVII Domingo do Tempo Comum do Ano B

Com a Liturgia do 17º Domingo do Tempo Comum (ano B), contemplamos a ação de Deus: é próprio do Seu...
Read More
“Confirma a caridade para consolidar a unidade”

“Confirma a caridade para consolidar a unidade”

“Confirma a caridade para consolidar a unidade” Reflitamos à luz deste parágrafo do Sermão sobre os pastores, escrito pelo Bispo...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: