Celebrando três anos de Ministério Episcopal

“Para mim o viver é Cristo” –

“Mihi vivere Christus est” (Fl 1,21)

Celebrando o terceiro ano de Ministério Episcopal, agradeço a Deus por esta graça a mim concedida.

Elevo a Ele orações, com toda a Igreja, a fim de que continue me iluminando como pastor do rebanho, para que eu corresponda ao desafio de ser como um ícone vivo do Bom Pastor, com a convicção de que Deus nos chama não por causa de nossas forças, méritos, capacidades tão apenas humanas.

Deus nos chama bispos para sermos sinal de Sua presença, na missão de pastores, e com Ele, na plena comunhão com Seu Filho com a ação e presença do Espírito, que nos conduz e nos ilumina na realização do tríplice múnus de ensinar, santificar, governar.

Esta missão não é jamais um ato solitário, mas vivido na comunhão com tantos colaboradores (presbíteros, religiosos, religiosas, consagrados e consagradas, cristãos leigos e leigas).

Unamos nossa voz para rezar suplicando a Deus que, pastor e rebanho, vivam a plena comunhão de amor e vida, amando e seguindo o Bom Pastor, Jesus Cristo:

Oremos:

Ó Deus, nós Vos suplicamos por todos os bispos, pastores de Vossa Igreja, para que conduzam o rebanho com carinho, sabedoria, amor e zelo;

Apontem e se empenhem em passar pela porta estreita da Salvação, que é a Cruz onde Vosso Filho deu a Sua vida por nós;

Carreguem a cruz de cada dia, tomando sempre consciência da missão que Vós confiastes;

Tenham consciência e testemunhem, que foram chamados não pelos méritos, mas porque assim  Vós quisestes;

Guiados pelo Espírito, sejam uma voz a iluminar e conduzir, por caminhos que levem à construção de uma nova civilização do amor, com vida plena e feliz para todos. Amém!

 Dom Otacilio F. Lacerda


Oremos pelos Bispos (2)

Ó Deus, Vós nos chamastes para o Ministério Episcopal, não por causa de nossas forças, méritos e capacidades tão apenas humanas, mas até mesmo o contrário, e por isto nos conduzis e nos assistis com Vosso Santo Espírito.

Creio que nos chamastes, ó Deus, para sermos sinal de Vossa presença, como zelosos pastores, para junto a tantos colaboradores, presbíteros, diáconos, religiosos, religiosas, cristãos leigos e leigas nos coloquemos como alegres servidores de Vosso rebanho.

Contamos, portanto, ó Deus, com a indispensável ação e presença do Espírito, que nos conduz e nos ilumina na realização do tríplice múnus de ensinar, santificar, governar. Amém.

 Dom Otacilio F. Lacerda


Oremos pelos Bispos (3)

Ó Deus, Vós que nunca abandonais o Vosso Povo, concedei a todos os Bispos a graça de serem como Vosso Amado Filho, zelosos pastores e sentinelas do Vosso rebanho.

Ó Deus, que os bispos, iluminados pelo Vosso Espírito, sua voz seja pelo rebanho conhecida, porque têm palavras acompanhadas de ações, revelando quão configurados estão ao Sagrado Coração do Vosso Filho.

Ó Deus, que todos os Bispos sejam expressão concreta do Vosso amor, no ensinar, santificar e conduzir Vosso povo no caminho e único caminho que é o próprio Jesus.

Ó Deus, conduzidos pelo Espírito Santo, firmem os passos no anúncio e testemunho de Vossa Palavra, que arde em seus corações, quando a ela se abrem e se deixam seduzir, para que ao proclamá-la, no coração do rebanho também faça inflamar e seduzir.

Ó Deus, livrai-os de toda insensatez, para que não sejam mercenários, abandonando ou não cuidando devidamente do rebanho por Vós confiado, e que as duras palavras do Profeta Zacarias não sejam jamais esquecidas:

“Ai do pastor insensato, que abandona as ovelhas! Que a espada esteja sobre o seu braço e sobre o seu olho direito! Que seu braço seque completamente e que seu olho direito se obscureça totalmente”. Amém.


Dom Otacilio F de Lacerda

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: