Regina Coeli com Papa Francisco

REGINA COELI

Praça São pedro – Vaticano
Domingo, 12 de maio de 2019


 

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

No Evangelho de hoje (cf. Jo 10, 27-30), Jesus apresenta-se como o verdadeiro Pastor do povo de Deus, fala da relação que o liga às ovelhas do rebanho, isto é, aos seus discípulos, e insiste que é um relacionamento de conhecimento mútuo. «Minhas ovelhas – diz ele – ouçam a minha voz e eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna e eles não se perderão ”(vv. 27-28). Lendo com cuidado esta frase, vemos que a obra de Jesus é expressa em algumas ações: Jesus fala , Jesus sabe , Jesus dá a vida eterna , Jesus guarda .

O Bom Pastor – Jesus – está atento a cada um de nós, nos busca e nos ama, dirigindo-nos à sua palavra, conhecendo nossos corações, nossos desejos e nossas esperanças, bem como nossos fracassos e decepções. Ela nos acolhe e nos ama como somos, com nossas forças e nossos defeitos. Para cada um de nós ele “dá a vida eterna”: isto é, ele nos oferece a possibilidade de viver uma vida plena, sem fim. Além disso, nos mantém e nos guia com amor, ajudando-nos a cruzar os caminhos inacessíveis e as estradas às vezes arriscadas que aparecem no caminho da vida.

Aos verbos e gestos que descrevem o modo pelo qual Jesus, o Bom Pastor, se refere a nós, os verbos referentes às ovelhas, que são nós: ” escute minha voz “, ” segue-me “. Estas são ações que mostram como devemos corresponder às atitudes carinhosas e carinhosas do Senhor. De fato, ouvir e reconhecer sua voz implica intimidade com ele, que se consolida na oração, no encontro de coração a coração com o divino Mestre e Pastor de nossas almas. Essa intimidade com Jesus, estando aberta, conversando com Jesus, fortalece em nós o desejo de segui-lo, saindo do labirinto de caminhos errados, abandonando comportamentos egoístas, para partir em novos caminhos de fraternidade e nos doar a nós mesmos, imitando -lo.

Não nos esqueçamos de que Jesus é o único Pastor que nos fala, nos conhece, nos dá a vida eterna e nos mantém. Nós somos o único rebanho e devemos apenas nos esforçar para ouvir sua voz, enquanto com amor ele examina a sinceridade de nossos corações. E desta contínua intimidade com nosso Pastor, desta conversa com ele, vem a alegria de segui-lo, deixando-nos levar à plenitude da vida eterna.

Agora nos voltamos para Maria, Mãe de Cristo Bom Pastor. Ela, que prontamente respondeu ao chamado de Deus, ajuda em particular aqueles que são chamados ao sacerdócio e à vida consagrada a acolher o convite de Cristo para ser seu colaborador mais direto no anúncio do Evangelho e no serviço do Reino com alegria e disponibilidade. de Deus em nosso tempo.


Depois da Regina Coeli

Caros irmãos e irmãs!

Em muitos países, o “Dia das Mães” é comemorado hoje. Eu gostaria de enviar uma calorosa saudação a todas as mães, agradecendo-lhes – todos os aplausos para as mães! – pelo seu precioso trabalho em criar filhos e proteger o valor da família. Também nos lembramos das mães que olham para nós do céu e continuam a nos vigiar com a oração. Nossos pensamentos também vão para nossa mamãe celestial, que celebraremos amanhã, 13 de maio, com o nome de Nossa Senhora de Fátima. Nós nos confiamos a ela para continuar nossa jornada com alegria e generosidade.

Hoje ocorre o IV Domingo de Páscoa, domingo do “Bom Pastor”, o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que este ano tem como tema: “A coragem de arriscar pela promessa de Deus”. A coragem de arriscar a promessa de Deus: seguir a Jesus é sempre um risco, mas é preciso coragem. Em todas as comunidades rezamos de maneira especial pelas vocações ao sacerdócio e à vida consagrada. Esta manhã, na Basílica de São Pedro, tive a alegria de ordenar dezenove novos sacerdotes. Ao saudar afetuosamente esses novos presbíteros, juntamente com seus familiares e amigos, convido-os a lembrar quantos o Senhor continua chamando pelo nome, como fez um dia com os apóstolos às margens do lago da Galileia, para que se tornassem “pescadores de homens”. . Destes dezenove novos sacerdotes, dois os convidaram para saudar-vos e abençoar-vos comigo.

Saúdo todos vocês, famílias, grupos religiosos e fiéis individuais da Itália e de diferentes países. Em particular, saúdo os peregrinos do Texas e os de Valência; os fiéis de Gela e Pistoia; os meninos da Confirmação de Parma, os batedores de Cossato e os de Frosinone. E agora vou pedir a esses novos sacerdotes que abençoem a todos vocês comigo.

[Blessing]

Desejo a todos um bom domingo. Por favor, não esqueça de orar por mim. Bom almoço e adeus!

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: