Oração do Angelus com o Papa Francisco

Palavras do Papa na recitação do Ângelus, 17/03/2010

Às 12 horas de hoje, o Santo Padre Francisco apareceu na janela do estudo no Palácio Apostólico Vaticano para recitar o Ângelus com os fiéis e peregrinos reunidos na Praça de São Pedro.

Estas são as palavras do Papa ao introduzir a oração mariana:

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Neste segundo domingo da Quaresma, a liturgia nos faz contemplar o acontecimento da Transfiguração, em que Jesus concede aos discípulos Pedro, Tiago e João a antecipação da glória da ressurreição: um pedaço do céu na terra. O evangelista Lucas (ver 9,28-36) nos mostra Jesus transfigurado na montanha, que é o lugar da luz, um símbolo fascinante da experiência singular reservada aos três discípulos. Eles sobem com o Mestre na montanha, vêem-no mergulhar em oração e, em certo ponto, “seu rosto mudou de aparência” (v. 29). Acostumados a vê-lo diariamente na simples aparência de sua humanidade, diante desse novo esplendor, que também envolve toda a sua pessoa, eles permanecem maravilhados. E ao lado de Jesus aparecem Moisés e Elias, que conversam com ele sobre seu próximo “êxodo”, isto é, sua Páscoa da morte e ressurreição. É uma antecipação da Páscoa. Então Pedro exclama: “Mestre, é bom estarmos aqui” (v. 33). Ele gostaria que aquele momento de graça nunca terminasse!

A Transfiguração ocorre em um momento muito preciso na missão de Cristo, isto é, depois que Ele confiou aos discípulos que deve “sofrer muito, […] ser morto e ressuscitado no terceiro dia” (v. 21). Jesus sabe que eles não aceitam essa realidade – a realidade da cruz, a realidade da morte de Jesus -, e assim ele quer prepará-los para suportar o escândalo da paixão e morte da cruz, para que eles saibam que é assim que o Pai leva. o celestial trará seu Filho à glória, ressuscitando-o dos mortos. E este também será o caminho dos discípulos: ninguém vem para a vida eterna a não ser seguindo Jesus, trazendo sua própria cruz para a vida terrena. Cada um de nós tem sua própria cruz. O Senhor nos mostra o fim desta jornada que é a ressurreição, a beleza, carregando nossa própria cruz.

Portanto, a Transfiguração de Cristo nos mostra a perspectiva cristã do sofrimento. O sofrimento não é um sadomasoquismo: é uma passagem necessária, mas transitória. O ponto de chegada a que somos chamados é tão luminoso quanto o rosto de Cristo transfigurado: nele está a salvação, a bem-aventurança, a luz, o amor de Deus sem limites. Mostrando a sua glória desta forma, Jesus assegura-nos que a cruz, as provações, as dificuldades em que lutamos têm a sua solução e a sua superação na Páscoa. Portanto, nesta Quaresma, nós também subimos a montanha com Jesus! Mas como? Com oração. Subimos ao monte com a oração: oração silenciosa, oração do coração, oração sempre buscando o Senhor. Nós permanecemos alguns momentos em memória, todos os dias um pouco, nós fixamos o olhar interior em seu rosto e deixamos sua luz penetrar e irradiar em nossa vida.

De fato, o evangelista Lucas insiste que Jesus foi transfigurado “enquanto orava” (v. 29). Ele havia imergido em uma conversa íntima com o Pai, no qual também a Lei e os Profetas – Moisés e Elias – ressoaram, e enquanto ele aderiu a si mesmo à vontade de salvação do Pai, incluindo a cruz, a glória de Deus o invadiu revelando também fora. Assim é, irmãos e irmãs: a oração em Cristo e no Espírito Santo transforma a pessoa a partir de dentro e pode iluminar os outros e o mundo circundante. Quantas vezes encontramos pessoas que iluminam, que emitem luz de seus olhos, que têm aquele olhar luminoso! Eles rezam, e a oração faz isso: nos faz luminosos com a luz do Espírito Santo.

Continuamos nossa jornada da Quaresma com alegria. Damos espaço à oração e à Palavra de Deus, que a liturgia nos oferece abundantemente nestes dias. A Virgem Maria nos ensina a permanecer com Jesus mesmo quando não a compreendemos e não a compreendemos. Porque somente permanecendo com Ele, veremos a sua glória.

 [Texto original: italiano]

Saudação aos fiéis na Praça São Pedro, depois do Ângelus

Caros irmãos e irmãs

Nos dias de hoje, para a dor das guerras e conflitos que continuam a afligir toda a humanidade, acrescentou-se isso às vítimas do horrível ataque a duas mesquitas em Christchurch, Nova Zelândia. Eu rezo pelos mortos e feridos e suas famílias. Estou perto dos nossos irmãos muçulmanos e de toda essa comunidade. Renovo o convite para unir-me com oração e gestos de paz para combater o ódio e a violência. Vamos orar juntos, em silêncio, pelos nossos irmãos muçulmanos que foram mortos.

Dirijo uma saudação cordial a todos os presentes aqui: fiéis de Roma e de muitas partes do mundo. Saúdo os peregrinos da Polónia, os de Valência, em Espanha, e os de Cajazeiras, no Brasil, e Benguela, de Angola. Quantos angolanos!

Saúdo os grupos paroquiais vindos de Verona, Quarto di Napoli e Castel del Piano em Perugia; os estudantes de Corleone, os coroinhas de Brembo em Dalmine e a associação “Uno a Cento” de Pádua.

Desejo a todos um bom domingo. Por favor, não esqueça de orar por mim. Bom almoço e adeus!

 [Texto original: italiano]

Fonte: http://press.vatican.va/content/salastampa/it/bollettino/pubblico/2019/03/17/0218/00429.html

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: