Festa do 57º aniversário de falecimento do servo de Deus Lafayette da Costa Coelho, uma vivência de fé!

No mês de setembro, Santa Maria do Suaçuí ( MG) vive seus maiores momentos de manifestação religiosa; recebe peregrinos de diversos lugares que vêm prestar suas homenagens ao Servo de Deus – já considerado santo por muitos – e agradecer as inúmeras graças recebidas por sua intercessão.
A partir do dia 12 de setembro, inicia-se a Novena. Acontecem as caminhadas da fé, em que os fiéis levam o estandarte do servo de Deus e, em orações, saem, a cada dia, de uma comunidade local e seguem em direção ao Santuário São Miguel, onde são celebradas missas e novena . Um imenso palco é montado e vários padres da diocese de Guanhães e de outras dioceses, pastorais, ministros da Eucaristia e uma grande equipe de voluntários se unem para que os dez dias de festividades sejam marcantes para todos .Todo o evento é conduzido pelo padre Dilton Maria Pinto, vice-postulador da causa de beatificação do Servo de Deus e administrador paroquial da paróquia de Santa Maria Eterna, e que dedica-se intensamente a toda a organização, acolhida aos visitantes e animação desta grande festa religiosa.
Durante as celebrações, acontecem os relatos de milagres que são momentos de intensa emoção. O memorial e sala dos milagres que ficam no prédio ao lado ficam abertos para visitações. Há, também, o museu; casa onde morou o servo de Deus aberta ao público.
No Santuário São Miguel estão depositados os restos mortais do Servo de Deus Lafayette da Costa Coelho. Nasceu em Serro MG, em 1886, e foi ordenado Sacerdote em Diamantina (MG),em 1917. Exerceu o ministério Sacerdotal em Santa Maria do Suaçuí (MG) durante 44 anos .Faleceu em 21 de setembro de 1961. E, por esse motivo, esta data é o ápice das comemorações.
No dia 16 de setembro , o Arcebispo de Diamantina e administrador apostólico da Diocese de Guanhães , Dom Darci José Nicioli, veio à paróquia, celebrou uma missa e reafirmou a importância de todos abraçarem a causa de beatificação e trabalharem em sintonia, porque o Servo de Deus é mesmo um homem santo. Também no dia 16, chegou à cidade para as festividades, o bispo de Araçuaí, Dom Marcelo Romano,que presidiu todas as celebrações até o dia 21 de setembro.
À meia-noite do dia 20, o Santíssimo Sacramento foi exposto e fiéis estiveram em orações durante toda a noite. Todos os peregrinos foram recebidos por equipes de acolhida e com um farto café, doado pela comunidade, e servido, gratuitamente, a todos .
A partir das 5h30 do dia 21, missas foram celebradas em frente ao Santuário e também na igreja matriz. Participaram da comemoração cerca de 25.000 pessoas. Devotos do país inteiro e de diversos países através de rádios e redes sociais acompanharam, também, as festividades.
O Servo de Deus foi um homem que cativou o povo com sua fé e exemplo de humildade. Seu carisma pastoral era, principalmente, a bênção da saúde.
O processo para beatificação do Servo de Deus Lafayette da Costa Coelho continua tramitando em Roma na fase “Positio(livro de documentação necessária para a continuação do processo).
    Maria Gorete Barreiros

         

 

 

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: