Jovens com deficiência visual têm acesso a Bíblia em braille em Morro do Pilar

Três Jovens com deficiência visual: Jéssica, Carla e Caio da comunidade  Nossa Senhora Aparecida – Paróquia de Morro do Pilar receberam no sábado, 23/06 por intermédio da catequista Maria do Socorro Damasceno, alguns volumes dos livros da Sagrada Escritura.

Com  orientação de Eliana Alvarenga que atua na coordenação diocesana de catequese, a catequista Socorro, através da internet, fez o pedido das Bíblias em braille para os referidos jovens, à SBB- Sociedade Bíblica do Brasil. Um formulário foi preenchido  para que fosse  realizado o cadastramento dos três jovens, no dia 18 de dezembro de 2016 e só agora eles começaram a receber.

Todo o conteúdo é distribuído de forma gratuita e é um processo lento, porém, vale a pena cadastrar os catequizandos, amigos e familiares portadores de deficiência visual, se for o desejo dos mesmos.

A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), localizada em Barueri é a única entidade no país e uma das poucas do mundo que confeccionam a ‘Bíblia’ em braile. Exporta para Moçambique e Angola, e já fez versão em espanhol. Para gravar os caracteres em relevo, não é possível usar letras pequenas, papel fininho nem a frente e o verso das páginas. Resultado: a obra teve de ser dividida em 39 volumes, que, empilhados, alcançam 2 metros de altura.

Jéssica, Carla e Caio estão felizes e alegres com essa nova experiência de poderem ler a Sagrada Escritura de forma prática e funcional a partir da versão em braille.

Que Deus nos proteja, para que sejamos sempre portadores de esperança a todos aqueles que estão à margem da exclusão em nossa sociedade, comprometendo-nos com uma Igreja servidora, acolhedora e cheia de amor.

Weisller Jefferson dos Santos- Seminarista – Terceiro ano de Teologia na Diocese de Teófio Otoni