A Paróquia São Pedro se prepara pra festa de seu padroeiro

A Paróquia São Pedro, em São Pedro do Suaçui, se prepara pra celebrar a festa de São Pedro. Está sendo realizado um triduo em louvor ao santo, o qual foi elaborado por Alessandro, um dos agentes de Pastoral da paróquia, e que trás o tema em sintonia com o Ano do Laicato. O tríduo é um incentivo e sugestão de oração para as comunidades que também celebram ou desejam celebrarem esse importante Apóstolo da Igreja de Cristo.

– TRÍDUO –

FESTA DO PADROEIRO PARÓQUIA SÃO PEDRO – DIOCESE DE GUANHÃES

Tema Geral: “A exemplo de São Pedro, somos chamados a ser Sal da Terra e Luz do Mundo.”

1º Dia: “O CRISTÃO LEIGO, SUJEITO NA IGREJA E NO MUNDO”

Comentarista: Iniciamos com muita alegria o tríduo em preparação a Festa de nosso Padroeiro. Esse ano, refletiremos trechos do Documento 105, da CNBB, Cristãos Leigos e leigas na Igreja e na Sociedade, Sal da Terra e Luz do Mundo(Mt 5, 13-14).

Todos: São Pedro, ajudai-nos a viver nosso batismo, assumindo a missão de missionários(as) de Jesus Cristo.

Comentarista: O documento retrata, que a partir do Concílio Vaticano II, iniciou-se uma caminhada de maior consciência da identidade e da missão dos cristãos leigos e leigas. Houve muitos avanços e recuos. Precisamos recordar e insistir que o primeiro campo e âmbito da missão do cristão leigo é o mundo, hoje definitivamente globalizado, que inclui diferenças econômicas, sociais, políticas, culturais e religiosas e acentua e reforça o individualismo.

Todos: São Pedro, nosso padroeiro inspirai-nos a ser sinal de salvação pelo testemunho e ação, na transformação da nossa sociedade.

Comentarista: O desafio do cristão será, sempre, viver no mundo sem ser do mundo(Jo 17, 15-16). Precisamos discernir, aprender separar as coisas positivas das negativas que fazem parte do modo de vida atual.
Todos: Com São Pedro, avancemos em mares mais profundos, sendo a Igreja da escuta, do diálogo e do encontro.

GESTO CONCRETO

As redes sociais quando usadas indevidamente, põem em risco as relações sociais, éticas e cristãs. Quando bem utilizada, pode ser um excelente instrumento de encontro com as pessoas. A nossa tarefa será convidar as pessoas da comunidade para participar do 2° dia do tríduo, através das redes sociais e acessar com frequência as páginas de nossa paróquia e Diocese.

ORAÇÃO

Todos: Glorioso São Pedro, cremos que vós sois o fundamento da Igreja, o Pastor universal de todos os fiéis, o depositário das chaves do céu e o verdadeiro vigário de Jesus Cristo; gloriamo-nos de sermos vossos súditos e filhos. Uma graça, vos pedimos, com toda a nossa alma: guardai-nos sempre unidos a vós e submissos filialmente a vossos sucessores, os pontífices romanos. Queremos viver e morrer filhos da Santa Igreja Católica, Apostólica, Romana.
Pai Nosso- Ave Maria- Glória ao Pai-Hino a São Pedro

2º DIA: “DISCIPULOS MISSIONÁRIOS E CIDADÃOS DO MUNDO”

Comentarista: Irmãos e irmãs, a nossa fé nos reúne para celebrarmos 2º dia do tríduo em preparação à festa de nosso Padroeiro. Somos igreja, povo santo de Deus, peregrino e evangelizador, Corpo de Cristo presente e atuante na história e templos do Espírito Santo.
Todos: São Pedro, motivai-nos no seguimento de Jesus, como seus discípulos, capazes de doar-nos ao Serviço do Reino de Deus e no amor ao próximo.
Comentarista: Pelos sacramentos da iniciação cristã, sobretudo pelo batismo, todos nos tornamos membros vivos do Povo de Deus. Nessa igualdade comum se funda nossa identidade e dignidade da nossa vocação. Como tais, somos chamados a colaborar na ação evangelizadora, em todos os espaços da Igreja e do mundo.

Todos: Em todos os momentos e espaços, ajudai-nos São Pedro, a sermos Sal e Luz da Terra, assumindo nossa vocação de leigos.

Comentarista: Não é mais possível pensar um Igreja que não incentive a participação e a corresponsabilidade dos cristãos leigos e leigas na missão. Estes devem ser reconhecidos e valorizados, na diversidade de carismas, serviços e ministérios.

Todos: São Pedro, fortaleça-nos no exigente compromisso de ser apóstolos na sociedade de hoje.

GESTO CONCRETO
Os grupos de reflexão são excelentes espaços para meditação e reflexão da Palavra de Deus. O nosso compromisso será participar ativamente dos encontros dos grupos de nossa rua/comunidade, ou formar o grupo onde não exista.

ORAÇÃO 

Todos: São Pedro, a vossa fraqueza humana o levou a negar por três vezes o Bom Mestre, mas as vossas lagrimas de arrependimento vos alcançaram o perdão. Ó grande Santo, dai-nos a graça de vencermos nossas fraquezas humanas e fazei que a nossa fé e o vosso amor para com Cristo seja para nós estimulo que nos leva a vos imitar; e assim, imitando-vos na fé e no amor a Cristo, temos a certeza de que, quando morrermos, vos haveis de receber-nos de braços abertos na porta do reino dos céus. São Pedro, abençoai o Papa, protegei toda a igreja, confirmai os irmãos e irmãs na fé. Todos: Amém!
Pai Nosso- Ave Maria- Glória ao Pai-Hino a São Pedro

3º DIA: “ A AÇÃO TRANSFORMADORA NA IGREJA E NO MUNDO”

Comentarista: Irmãos e irmãs, alegremo-nos todos no Senhor. Iluminados pelo exemplo de nosso padroeiro, aprendamos que, nós cristãos leigos e leigas, somos enviados por Cristo, em comunhão com os ministros ordenados e as pessoas de vida consagrada a sermos fermento na massa.

Todos: A exemplo de São Pedro,” ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda Criatura”.

Comentarista: A missão é o máximo desafio, é a primeira de todas as causas, é razão de toda a vida da Igreja. Não podemos ficar tranquilos no templo, nem dizer: ¨ sempre foi assim¨. A vida é uma missão. A palavra de Jesus nos provoca e nos convoca para sermos verdadeiramente o Povo de Deus, para viver seus ensinamentos nas casas e nas praças, no campo e na cidade, no coração e na vida. Precisamos abandonar as redes do comodismo que nos prende e dedicarmos ao serviço do Reino.

Todos: São Pedro, nosso primeiro Papa, motivai-nos pelas orientações de vosso sucessor, Francisco a ser uma ¨igreja em saída.

GESTO CONCRETO

Somos chamados a evangelizar com ardor, dinamismo, ousadia, criatividade, coragem e alegria. Assumamos o compromisso de engajar nos serviços pastorais, ministérios, movimentos sociais, meios de organização e atuação na vida cultural e política. A messe é grande, os operários são poucos. Contamos e necessitamos do envolvimento de todos.

ORAÇÃO

Todos: Ó glorioso São Pedro, Príncipe dos Apóstolos, a quem o Senhor Jesus escolheu para ser o fundamento da Igreja, entregou as chaves do Reino dos Céus e constituiu Pastor universal dos fiéis, queremos ser sempre vossos súditos e filhos. Confiantes na Palavra do Senhor, que vos concedeu o encargo de confirmar os irmãos na fé, nos conceda a graça de, diante da diversidade das opiniões dos homens, saber professar com firmeza a nossa fé em Cristo, Filho de Deus, e permanecer naquele fervoroso amor a Jesus, que por três vezes proclamastes após a ressurreição. Fazei que sejamos fiéis aos ensinamentos do evangelho, a fim de permanecermos unidos no rebanho do Senhor, sob a vossa guarda, e no amor ao Santo Padre, o Papa, vosso legítimo sucessor, a fim de que, após o tempo desta vida, possamos nos unir para sempre à Igreja triunfante no céu. Todos: Amém.
Pai Nosso- Ave Maria- Glória ao Pai-Hino a São Pedro.

Po: Alessandro Gomes – Agente Pastoral da Paróquia São Pedro, em São Pedro do Suaçui.

A Palavra do Pastor
Ascensão: Jesus caminha conosco! Homilia – Solenidade da Ascensão do Senhor

Ascensão: Jesus caminha conosco! Homilia – Solenidade da Ascensão do Senhor

 “Foi elevado ao Céu e sentou-Se à direita de Deus” (Mc 16,19) A Solenidade da Ascensão aponta para o fim...
Read More
“Vós sois meus amigos” Homilia do VI Domingo da Páscoa – dom Otacilio F. de Lacerda

“Vós sois meus amigos” Homilia do VI Domingo da Páscoa – dom Otacilio F. de Lacerda

Reflexão à luz da passagem do Evangelho de João (Jo 15,12-17), em que Jesus nos dá o Mandamento do amor: “Este...
Read More
Precisamos da Seiva do Amor do Senhor! Homilia – 5º Domingo do Tempo Pascal

Precisamos da Seiva do Amor do Senhor! Homilia – 5º Domingo do Tempo Pascal

“Eu sou a Videira e vós sois os ramos” A Liturgia do 5º Domingo da Páscoa (Ano B) é um...
Read More

A voz do Bom Pastor – Homilia – 4º Domingo da Páscoa

“Eu sou o Bom Pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem,  assim como o Pai me conhece e Eu...
Read More
A comunidade do Ressuscitado – Homilia – 2º Domingo da Páscoa Ano B

A comunidade do Ressuscitado – Homilia – 2º Domingo da Páscoa Ano B

Com a Liturgia do 2º Domingo da Páscoa (ano B), também chamado de “Domingo da Misericórdia”, à luz da Palavra...
Read More
O Cristo Ressuscitado caminha conosco! Aleluia!

O Cristo Ressuscitado caminha conosco! Aleluia!

O Ano Litúrgico (ano B), começa com a quarta-feira de cinzas, e com ela o início do itinerário quaresmal, e...
Read More
Domingo de Ramos:  Jesus elevado na Cruz para nos elevar – Homilia – Dom Otacilio F. de Lacerda

Domingo de Ramos: Jesus elevado na Cruz para nos elevar – Homilia – Dom Otacilio F. de Lacerda

"Meu  Deus, meu Deus, por que me abandonaste?"  (Mc 15,34) No Domingo de Ramos (ano B), refletimos sobre o Amor de...
Read More
“Deus merece que sejamos melhores” – Homilia – Quarto Domingo do Tempo Quaresmal – Dom Otacilio – Ferreira de Lacerda

“Deus merece que sejamos melhores” – Homilia – Quarto Domingo do Tempo Quaresmal – Dom Otacilio – Ferreira de Lacerda

A Liturgia do 4º Domingo da Quaresma (Ano B) é conhecida como Domingo “Laetare”, ou seja, Domingo da alegria, devido...
Read More
A cidade, seus clamores e a missão Presbiteral – Dom Otacilio F. de Lacerda

A cidade, seus clamores e a missão Presbiteral – Dom Otacilio F. de Lacerda

As grandes cidades enfrentam os inúmeros problemas de nosso tempo, principalmente porque vivemos em mudança de época, muito mais do...
Read More
Uma religião agradável ao Senhor – Homilia – Terceiro Domingo do Tempo Comum – Ano B

Uma religião agradável ao Senhor – Homilia – Terceiro Domingo do Tempo Comum – Ano B

Com o 3º Domingo da Quaresma (ano B), damos mais um passo no Itinerário rumo à Páscoa do Senhor. Podemos...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: