FESTA DOS 32 ANOS DA DIOCESE DE GUANHAES E O PROTAGONISMO DOS LEIGOS E LEIGAS

“No dom de ser cristão, todos se tornam discípulos missionários”.
No dia 1º de maio, quando se comemorou o aniversário da Diocese de Guanhães, se fizeram presentes cristãos leigos e ordenados das comunidades locais, como também de outras províncias. Festa linda, alegria total! Sinal de unidade em Cristo! Parabéns a todos e todas!
Tudo foi cuidadosamente preparado pelos ordenados – bispo e padres – e pelos leigos. Na caminhada pelas ruas da cidade, com participação significativa de padres e leigos, entre orações e cantos, tendo à frente o banner oficial do Ano do Laicato que está visitando todas as paróquias da diocese, meditamos o que se segue:
“Hoje nos reunimos para celebrarmos com muita alegria os 32 anos de nossa Diocese. Estamos vivendo também no contexto da Igreja que somos, O Ano do Laicato. Tema: Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na sociedade. Lema: Sal da Terra e Luz do Mundo, (Mt 5,B-14). Aqui está o nosso Banner que está passando por todas as paróquias de nossa Diocese.

Ao lançar o Ano Nacional do Laicato(2017/2018), a CNBB teve o objetivo de fazer com que os cristãos leigos e leigas sejam motivados a engajar-se nas causas sociais através do compromisso batismal, assumindo seu papel transformador em defesa dos menos favorecidos. O cristão leigo recebe no Batismo a missão de ser ‘Sal da terra e Luz no mundo’. A Igreja vive dentro deste mundo globalizado, interpelada a um permanente discernimento. O desafio do cristão será sempre viver no mundo se ser do mundo. Discernir significa aprender a separar as coisas positivas das negativas que fazem parte da vida atual.
Em 1967, o então Papa Paulo VI dizia que: ‘A sua primeira e imediata tarefa do Cristão leigo não é a instituição e desenvolvimento da comunidade eclesial, esse é o papel específico dos pastores. A tarefa dos leigos é o vasto e complicado mundo da política, da realidade social e da economia, como também o da cultura, das ciências e das artes. A partir da sua vocação específica, cristãos leigos vivem o seguimento de Jesus na família, no trabalho profissional, nas diversas participações na sociedade civil, colaborando assim na construção de uma sociedade justa e solidária’.
‘Sal da Terra e Luz do Mundo’ (Mt 5,13-14). Foi assim que Jesus definiu a missão aos seus discípulos. As imagens do sal e da luz são particularmente significativas se aplicadas aos cristãos leigos. Nem o sal, nem a luz, nem a Igreja e nenhum cristão vive para si mesmo. No caso dos cristãos, somente surtirão o efeito da Boa Nova se estiverem ligados a Jesus Cristo. O grande campo de ação dos cristãos é o mundo. A Igreja está dentro deste mundo, não fora dele. Na relação com o mundo a Igreja se vê pequena: Somos o povo de Deus, pequeno rebanho, sal na comida, fermento na massa, semente lançada na terra.
O Papa Francisco destaca que a atuação voluntária dos leigos na obra evangelizadora revela a revolução da ternura; o prazer de ser povo e a nova consciência de que a vida de cada pessoa é uma missão. Podemos afirmar, com alegria e renovada esperança, que os cristãos leigos são os grandes protagonistas desses avanços em unidade com os pastores.” (texto meditado por padres da diocese e fiéis em 3 paradas ao longo da caminhada pelo centro de Guanhães).
Na celebração eucarística, dom Jeremias Antonio de Jesus, bispo diocesano, destacou a presença dos leigos, agradeceu pelo trabalho evangelizador, exortou a todos que sejam firmes no seguimento de Jesus Cristo, na Igreja e no Mundo – especialmente no mundo da política.
Nossos agradecimentos a todos que contribuíram para que a alegria e a paz reinassem entre nós neste dia tão importante de nossa diocese.
Mariza C. Pimenta Dupim – Equipe de articulação para criação do Conselho de Leigos na Diocese.

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: