Novo curso do IRPAC: Formação com novos coordenadores paroquiais de catequese

Esse curso que está sendo iniciado, ( 09 a 14/01) foi pensado para ajudar as coordenações diocesanas de catequese na tarefa de formar os coordenadores paroquiais de catequese. O curso terá 42 horas/aula. Os objetivos são:

– Oferecer orientações concretas para o processo de iniciação à vida cristã nas comunidades e paróquias, através de uma catequese querigmática e mistagógica (EG 163-168).

– Propor a novos coordenadores da catequese caminhos possíveis para uma catequese vivencial e criativa, atenta à realidade das novas gerações.

Conteúdos das disciplinas:

 A catequese na era digital (8 horas/aula)

A Catequese e a geração NET – Desafios da catequese na era digital – Catequese e redes sociais – O uso de novas mídias no processo catequético.

Catequese e Iniciação à vida Cristã (8 horas/aula)

O que é iniciar alguém na fé cristã (não nascemos cristãos, tornamo-nos cristãos). A metodologia do processo catecumenal. Elementos de uma catequese de inspiração catecumenal. A centralidade da Palavra e do querigma (anúncio de Jesus Cristo).

Organizar e planejar a catequese (8 horas/aula)

Organização da catequese. O perfil da coordenação de catequese; liderança compartilhada. Planejamento como ato de fé. Passos do planejamento catequético; como elaborar projetos catequéticos. Mística e missão da coordenação de catequese: animar, cuidar e conduzir a mudança.

O caminho iniciático com crianças, jovens e adultos (DNC 187-214) (8 horas/aula)

A vivência da fé da criança, jovens e adultos e a iniciação à vida cristã. Orientações para a catequese conforme as idades e situações (também com idosos, com pessoa com deficiência, ambientes diversos…).

A Bíblia na catequese (4 horas/aula)

A questão metodológica e a criatividade no uso do texto bíblico na catequese.

Da Diocese de Guanhães, partiram na manhã do dia 09/01, seis coordenadores: Bernadete e Gláucia de Conceição do Mato Dentro, Jussara e Rosilene de Sabinópolis, Luciene de São João Evangelista e Valmir de Peçanha, para participarem desse novo Curso do IRPAC.

Abaixo, um relato da cursista Rosilene Ávila da paróquia São Sebastião, de Sabinópolis, sobre a abertura do curso:

O curso para novos coordenadores de catequese teve início nessa terça, 09/01 na Casa de Retiro São José, em BH. Após o jantar e uma calorosa acolhida, o grupo participou da brilhante palestra ministrada por José Tolentino Mendonça. O estudioso falou sobre a necessidade de se apresentar na catequese o Deus desejável e não o Deus impositivo, regulador e normativo. Para fazer catequese é necessário intuição, aprendizagem e ousadia. É preciso abrir-se para os mestres inesperados. Encontrar formas de catequese em mestres inesperados, citando algumas obras de Manoel de Barros, Adélia Prado, Clarice Lispector, Rubem Alves Fernando Pessoa.

Segundo o autor, é preciso ler a Bíblia de modo novo, aproximando-se da contemporaneidade, não ter medo das dúvidas e questionamentos. É preciso provocar o espanto, pois do espanto é que nascem as perguntas e o desejo de conhecer. Não é possível dar comida a quem não tem fome. É necessário provocar essa fome. É preciso resgatar na catequese as narrativas. Jesus vai sendo revelado aos poucos. Mais importante do que dar definições sobre Jesus é preciso levar ao seguimento de Jesus, fazendo o itinerário para descobrir quem é Jesus, numa experiência que deve ser de inteireza, de autenticidade, como numa gestação. A liturgia deve ser sempre presente na catequese. E numa riqueza de analogias que não é possível reproduzir por inteiro, o autor lembra que o verdadeiro catequista é o Espírito Santo e que essa beleza “maior ainda” deve ser testemunhada.  

Rosilene.

Fotos de Eliana, Valmir e Vera

 

  

                

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: