Editorial: A intercessão de Maria.

A intercessão de Maria: 300 anos de Aparecida

 Em 2017 o Brasil celebra os 300 anos do encontro da imagem da Imaculada Conceição, no Rio Paraíba do Sul, que passou a ser conhecida carinhosa e piedosamente como Nossa Senhora Aparecida.

O povo sabe que Maria intercede. Os títulos são “jeitos de dizer” a forma com que Maria colabora, já que a fé apresenta roupagens. O núcleo é a fé mas a roupagem é a forma como ela se expressa.

A intercessão de Maria não é dogma de fé. Este título está relacionado com maternidade divina, pois mãe é símbolo de intercessão, como podemos ver no “sinal” da Bodas de Caná – apesar de o texto não ter essa intenção nos ajuda a entender isso. Outros textos apresentam Maria presente desde os primórdios do cristianismo. Mas, donde veio ou quando começou essa piedade de invocar a intercessão de Maria de Nazaré? Onde estão os fundamentos da intercessão mariana?

Na tradição de Israel a intercessão aparece poucas vezes e quase sempre é em favor de outra pessoa e sobretudo pequeno, “inferior” (Moisés intercede a Deus em favor do povo, Ester intercede junto ao rei em favor do povo hebreu).

Ao procurar raízes históricas teológicas da intercessão de Maria encontramos acontecimentos marcantes e relevantes que ao longo dos séculos influenciaram a noção de intercessão fruto também da manifestação da fé (oração) do povo que expressa a confiança na intercessão de Maria.

Ao remontarmos as raízes distantes do cristianismo veremos que nas catacumbas de Santa Priscila, por exemplo, está uma primeira manifestação que é considerada a primeira, ou a mais antiga, representação de Maria (século II). Outra manifestação vem dos padres da igreja – Santo Irineu, por exemplo, é considerado o pai da Mariologia – num contexto de heresias a figura de Maria estava a serviço de imagem de Cristo.

Um dos primeiros testemunhos de invocação vem de santo Efrém “com o mediador és mediadora no mundo inteiro”. A intercessão de Maria – de forma orante – está registrado num papiro com inscrições de “sub tuum praesidium” que significa “a vossa proteção recorremos”. Apesar da dúvida sobre a data acredita-se que esta prece é do século III, portanto desde o tempo das perseguições a igreja confia na intercessão da “Serva do Senhor”.

A interceção não é uma novidade da piedade moderna (com seus exageros) nem algo da tão difamada Idade Média. É obra da igreja primitiva, conforme a tradição, registrada principalmente no coração do povo fiel.

No entanto a piedade mariana pouco serve se não se seguir o exemplo de Maria (praticante da palavra, responde com fé, serve e profetiza o Reino de Deus). Qualquer piedade mariana que não evoca a imitação de Maria no seguimento de Cristo é falsa. É superstição! Não se salva quem tem fé em Maria mas, quem tem a fé de Maria.

Saber disto nos anima a não perder esperança e contar com ajuda – interseção – daquela que disse: “o Senhor fez por mim Maravilhas” (Lc 1): “À vossa proteção recorremos Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita!”.

Pe Bruno Costa Ribeiro, colaborador

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: