A Pastoral Catequética dando os primeiros passos para aprofundar o documento nº 107, Iniciação à Vida.

Muitas atividades vêm sendo desenvolvidas pela Igreja no Brasil com o objetivo de conhecer o Documento 107, “Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários“, aprovado na 55ª Assembleia Geral dos Bispos, em Aparecida-SP, de 26 de abril a 05 de maio de 2017, segundo  padre Antonio Marcos Depizzoli, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética.

O Documento 107 representa um passo importante na caminhada da Igreja no Brasil. Segundo o padre Antonio Marcos “tem crescido a convicção de que a catequese está a serviço da Iniciação à Vida Cristã, portanto a corresponsabilidade de toda comunidade é fundamental para formar novos discípulos missionários”.

A Pastoral Catequética na Diocese de Guanhães inicia os primeiros passos, primeiramente, fazendo com que cada catequista da Diocese tenha o Documento em mãos para estudá-lo. Para tal, no mês de julho, aconteceu nos dois finais de semana, encontro de formação. Em Guanhães, com os coordenadores paroquiais para provocações de estudo e em Belo Horizonte, três membros da Comissão Diocesana, para aprofundamento do estudo, provocações e orientações para a criação do Projeto de Iniciação à Vida Cristã .

Em agosto e setembro, acontecerá formação nas Áreas Catequéticas

Área 1: Água Boa, Santa Maria do Suaçuí, São Sebastião do Maranhão

DATA HORA RESPONSÁVEL LOCAL Equipe
Dia 26/08 8h às 12h Santa Maria do Suaçuí Santa Maria do Suaçuí Sonia, Pedro, Ivonete, Ramiro

Área 2
: São João Evangelista, Peçanha (Cantagalo), Paulistas (Baguari)

DATA HORA RESPONSÁVEL LOCAL Equipe
16/09 8 às 12h Paulistas Paulistas Claudia, Paola, Bárbara, Luciene, Marinalva, Laudicéia, Jó, Guina, Célia, Valmir

Área 3
: São José do Jacuri, Coluna(Frei Lagonegro) e São Pedro

DATA HORA RESPONSÁVEL LOCAL Equipe
Dia 05/08 8 às 12h São     José            do Jacuri São     José            do Jacuri Aparecida, Maria,   Luciana,                     Claudia, Elenice, Ellen, Tamara

Área 4:
Joanésia e Braúnas.

DATA HORA RESPONSÁVEL LOCAL Equipe
09/09 8 às 12h Joanésia Joanésia Celia, Rosemiro, Cirley, Liquinha, Roberto, Padre Osmar

Área 5:
Conceição do Mato Dentro( Córregos, Tapera), Morro do Pilar, SARA, Dom Joaquim.

DATA HORA RESPONSÁVEL LOCAL Equipe
30/09 8 às 12h Dom Joaquim Dom Joaquim Flor, Glaucia, Carlos, Amanda, Natiele, Dirlene, Altina

Área 6:
Dores de Guanhães, Senhora do Porto, Pito(N Sra Aparecida), Ferros, Carmésia.

DATA HORA RESPONSÁVELLL LOCAL Equipe
23/09 8 às 12h Carmésia Carmésia Eni, Alice, Bernardina, Tiana, Graça, Beth, Mário, Socorro, Adriana, Gelmaris, Madalena

Área 7:
Guanhães (São Miguel), Virginópolis, Divinolândia.

DATA HORA RESPONSÁVEL LOCAL Equipe
02/09 8 às 12h Divinolândia Divinolândia Simone, Jane, Jussara, Camila, Edelveis, Rosilene, Vera

Área 8:
Sabinópolis,  Materlândia e Rio Vermelho.

DATA HORA RESPONSÁVEL LOCAL Equipe
19/08 8 às 12h Sabinópolis Sabinópolis Jussara, Jose Aparecido, Geralda, Leonardo, Enedina

Conforme o cronograma , aconteceu no sábado 05 de agosto na Área 3,  em São José do Jacuri com equipes da coordenação paroquial de Coluna, Frei Lagonegro, São Pedro do Suaçuí e Jacuri. Provocando o Estudo do Documento 107 – Iniciação à vida cristã, com 45 participantes. As Coordenadoras da Comissão e os coordenadores paroquiais foram muito bem acolhidos por pe João Carlos e coordenadores.

Coordenadores e catequistas de Peçanha e Carmésia também iniciam o Estudo do Documento

Urge  construir uma Igreja, casa de Iniciação à Vida  Cristã. Para que isso aconteça, é preciso: a Formação continuada para a comunidade, para os ministros ordenados e para os catequistas”… (247 do Documento 107).