Atendendo a uma das metas propostas pela V Assembleia Diocesana, a formação continuada de leigas e leigos inseridos nos movimentos e pastorais da diocese, foi preparado por Alan Amaral e padre João Gomes, com a supervisão de dom Jeremias, um subsídio de estudos para Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística – MESCE e da Palavra, composto por dois livros: Apêndice Disciplinar-Litúrgico e UMA DIOCESE MINISTERIAL: os ministérios como elementos constitutivos da essência e estrutura da Igreja Católica. Cada paróquia é responsável pela formação de seus ministros.
Elaborado a partir de documentos da Igreja (Catecismo da Igreja Católica, Instrução Geral para o Missal Romano, Ritual de Dedicação do Altar, Exortação Apostólica Pós-Sinodal Sacramentum Caritatis, Diversas Cartas Apostólicas, Documentos de Estudos da CNBB e outros documentos da Igreja),
“ É importante dizer que este material, preparado pela Equipe de Coordenação, não seja um fim em si mesmo, mas apenas uma ‘seta’ a indicar o caminho seguro a ser percorrido neste processo de formação permanente dos nossos Ministros Leigos. Após a Formação Eclesiológica e Litúrgica, são apresentadas questões muito práticas referentes à Liturgia da Celebração Eucarística. Portanto, é um material que poderá ser usado também pelas equipes de liturgia.
Sabemos que não conseguimos abranger o todo necessário para uma formação eficaz, mas procuramos oferecer o mínimo para que consigamos caminhar em comunhão, de forma organizada e precisa, falando a mesma linguagem e seguindo sempre as orientações da Igreja”. (…)
“Que o Reino de Deus, na inspiração segura do Espírito na Vida e Missão da Igreja, floresça sempre mais em nosso meio”. ( Dom Jeremias Antônio de Jesus).
Após a conclusão deste estudo, está prevista a Investidura dos Ministros ( por área de pastoral) com a presença de Dom Jeremias, nosso bispo diocesano.
Mariza da Consolação Pimenta Dupim – Guanhães