Rezemos pelos familiares do Pe. Cyriac que fez hoje a sua passagem para a vida eterna

Prezados irmãos, que as alegrias da ressurreição estejam com todos nós!

Comunicamos o falecimento do nosso irmão Pe. Cyriac Chaco Vadakkan ocorrido na Índia em  sua terra natal. Segundo o Pe. João Chungath, de São Paulo, Pe. Cyriac já se encontrava internado no CTI com problemas cardíacos e veio a falecer hoje, quarta-feira dia 26, pela manhã. O sepultamento  ocorreu  às 17h.

Pe. Cyriac caminhou um tempo conosco nas paróquias de Ferros e São Pedro.

Rezemos com ele ao Pai pelos seus familiares.

Abraço fraterno!

Pe. José Aparecido de Pinho

O “Livro de Tombos” da Paróquia São Pedro registra que o Pe. Cyriac Vadakkan tomou posse como Pároco em São Pedro do Suaçuí, aos 26/07/1979.  Na mesma data assumiu a função de Vigário Ecônomo em São Sebastião do Maranhão até 05/03/84, quando lá foi empossado o Pe. José Vazhappili, seu conterrâneo.

Vindo da Índia, Pe. Cyriac passou por curto período de adaptação, na Paróquia São Miguel e Almas de Guanhães. Daí podermos imaginar suas dificuldades e preocupações, ao assumir paróquias que, no período chuvoso, se tornavam intransitáveis.  Mas ele bem sabia que deveria estar onde estava a necessidade dos irmãos, que a mobilidade humana está vinculada à Ação Missionária e que, viera da Índia, para continuar servindo ao povo de Deus.

As pegadas do querido Pe. Cyriac Vadakkan deixaram marcas em São Pedro do Suaçuí, reconhecimento do seu exemplo de vida.  Ele não se deixou abater pelos vários impactos sofridos, relacionados à alimentação, usos, costumes e, o mais difícil de todos “fazer-se entender através da Língua Portuguesa”. Embora fosse complicado estabelecer diálogo, suas atitudes de acolhimento, generosidade, humildade, simplicidade, comprometimento, e, sobretudo ardor missionário o impulsionaram a superar e vencer barreiras.

Chamado a colaborar no Colégio Municipal, tornou-se professor de Inglês e Religião.  Solidarizando-se com os problemas da escola tornou-se mais próximo dos jovens, o que, sem dúvida facilitou sua comunicação e o trabalho de evangelização na comunidade.

Contextualizando a presença do Pe. Cyriac entre nós, queremos dizer Gratidão! Gratidão pelos 7 anos como pastor da Paróquia São Pedro. Sua lembrança nos fala de acolhimento, partilha e serviço aos irmãos. “Missão é Partir”. Sua missão entre nós tem sopro de plenitude de vida, vida que hoje se esvai aqui na terra para ir de encontro à merecida recompensa: cair nos braços do Pai.

Pe. Cyriac, descanse em Paz, vele por nós.

Marlene T. Dupin R. Bessa

Padre Cyriac Vadakam, de 03/08/1986 até julho de 2003. Até o final de novembro permaneceu aqui. Embora não estivesse mais à frente da paróquia. De nacionalidade indiana. A diferença de cultura e a dificuldade de comunicação bloquearam, um pouco, seu trabalho. Mesmo assim, desempenhou com fidelidade a sua missão e, com seu jeito simples, sempre esteve voltado para o campo espiritual. Foi ele quem conseguiu, junto à Cúria Diocesana de Guanhães, a doação do lote para edificação do Recanto Nossa Senhora da Aparecida – para abrigar os idosos – ao lado da capela do mesmo nome, no bairro Sentinela”.                                         

(Trecho retirado do histórico da paróquia de Ferros – Paróquias- Neste site)

Um misto de alegria e saudade invade meu coração! Hoje comemoro o dia do meu Batismo. Há 25 anos fui chamado a fazer parte de uma comunidade de fé. Na Matriz de Sant `Ana, nosso querido pároco, padre Cyriac Vadakkan, ministrou o sacramento do Batismo a várias crianças, e no meio delas estava eu. Também hoje, o Pai celeste chamou para junto de si este grande missionário indiano, padre Cyriac. Louvo ao bom Deus pelo dom de sua vida e de seu sacerdócio e pelos anos dedicados à nossa paróquia. Sentiremos saudades de sua alegria e seu sorriso contagiante. Que do céu interceda por nós! Descanse em paz. Amém!

                              Seminarista Guilherme

 

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: