Curso para agentes da Pastoral da Educação

 

Belo Horizonte, 29 de março de 2017.
Exmo. Revmos. Srs (Arce)bispos
Prezados Coordenadores diocesanos de Pastoral
No fim de semana de 10 a 12 de março realizamos em Belo Horizonte, sob a coordenação de Dom João Justino de Medeiros Silva, o Curso para agentes da Pastoral da Educação, que contou com a participação de representantes de onze (Arqui)dioceses de nosso Regional. O encontro firmou o compromisso do Regional Leste 2 com o serviço de anúncio do Evangelho no mundo da educação através da Pastoral da Educação. Partilhamos por meio desta as inspirações e encaminhamentos frutos do trabalho dos agentes presentes no curso.
A partilha de experiências revelou que inúmeras são as iniciativas dos educadores que buscam testemunhar junto a toda comunidade escolar a “alegria do Evangelho”. Espalhados por nossas (Arqui)dioceses muitos educadores estão nas periferias existenciais e geográficas sendo um sinal de esperança e vida. Educadores católicos com uma convicta e entusiasmada paixão por uma educação humanizadora, silenciosamente partilham com outros homens e mulheres de boa vontade ações que revelam a “pedagogia de Cristo”. No caminho de ser uma Igreja em saída não podemos deixar de apoiar e fortalecer tais iniciativas acolhendo e integrando-as às ações das Igrejas Locais.
Como encaminhamento deste curso de agentes da Pastoral da Educação, surgiu a necessidade de melhor articular e conhecer os trabalhos desenvolvidos nas (Arqui)dioceses. Precisamos reconhecer para fortalecer a rede de apoio e serviço aos educadores cristãos, oferecendo formação, subsídios e apoio espiritual para que cresçam na fé e na compreensão da missão específica da Pastoral da Educação como serviço. Para isso é importante identificar educadores já envolvidos nesta missão e articular em nível diocesano uma equipe que esteja disposta a viabilizar o trabalho pastoral de forma mais estruturada.
A criação de uma equipe executiva da Pastoral da Educação do Regional Leste 2, surge a partir deste encontro como resposta a esta necessidade de melhor articular e promover o trabalho da Pastoral da Educação nas (Arqui)dioceses do Regional. Colocamo-nos à disposição para colaborar e orientar neste percurso de estruturação da Pastoral nas dioceses. O encorajamento é que o primeiro passo seja este trabalho de identificação dos agentes da Pastoral da Educação. O segundo passo é disponibilizar as sugestões de ações concretas apresentadas no documento em anexo, como convite propulsor de iniciativas locais, em vista da formação da Pastoral da Educação.
Na esperança que com nossa participação, cada vez mais a vida e a fraternidade floresçam também no campo da educação, agradecemos pela atenção.
Abraço fraterno,
Comissão Executiva da Pastoral da Educação
CONFERÊNCIA

Curta Nossa Fanpage:

Empresas que possibilitam este projeto: