No contexto das Comemorações dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no rio Paraíba do Sul, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) instituiu o Ano Nacional Mariano.
Em nossa Diocese de Guanhães tivemos a Abertura do Ano Mariano no Encerramento da nossa Assembleia Diocesana de 2016 pelo Bispo Diocesano Dom Jeremias Antônio de Jesus na Catedral, com a presença do Clero, Seminaristas, Religiosas e Representantes de todas as Paróquias.
É muito bom que no início do ano façamos bons propósitos, por isso, em 2017, neste Ano Nacional Mariano, somos convidados a fazer três excelentes propósitos relacionados à Santíssima Virgem Maria. Estes propósitos são oportunos não somente por causa do Ano Mariano, mas também pela comemoração que o motivou, que é o jubileu dos 300 anos de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Além disso, são oportunos por que em 2017 também celebramos os 100 anos das aparições de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
Portanto, no início deste Ano Mariano, somos chamados a fazer os seguintes propósitos: 1. Empenhar-nos com grande fervor em nossa vida de oração, nas nossas penitências e em nossos sacrifícios, por amor a Deus e a Virgem Maria; 2. Praticar a devoção dos primeiros sábados em reparação das ofensas cometidas contra o Imaculado Coração de Maria; 3. Consagrar-nos a Virgem Santíssima ou renovar com novo fervor a nossa entrega total.
Sendo assim, fizemos em nossa Comunidade Paroquial de Água Boa MG no dia 12 de Janeiro a abertura do Ano Mariano Paroquial que traz a marca do Ano Jubilar da ternura de Maria para com o Povo Brasileiro e a nós Aguaboense, com as seguintes programações:
5:30 h – Ofício Cantado
6:30 h- Terço – Mistério Gozosos
9:00 h – Terço – Mistério Dolorosos
12:00 h – Terço – Mistério Gloriosos
15:00 h – Terço – Mistério Luminosos
15:30 h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
18:30 h – Caminhada da Paz – Saindo da Igreja Matriz para a Capela de Santa Clara.
19:30 h – Celebração
Todo dia 12 de cada mês teremos uma programação envolvendo os bairros de nossa cidade e também as comunidades rurais.
Foi um dia de Benção, Gratidão e Carinho à Mãe de Deus e Nossa Mãe a Bem Aventurada Virgem Maria por centenas de pessoas e também a presença carinhosa da Ir Luzia o dia todo em nossa Matriz e Capela de Santa Clara onde encerramos com uma linda Celebração envolvendo todos que participaram na organização e Comunidade Paroquial.
Maria Santíssima fonte inesgotável de graças para milhões de pessoas de Fé que a Ela recorrem passe na Frente e abra todos os caminhos, para que um dia nos encontremos todos juntos na morada eterna!
Seminarista Edmilson Henrique Cândido