SACRAMENTOS DA IGREJA- Aula de Teologia

Abaixo, um pequeno resumo da aula de Teologia enviado pela aluna Renata, catequista da paróquia São Miguel. A aula foi ministrada por Pe João Gomes, no terceiro sábado de agosto.

O que é um sacramento?

Sacramento é o encontro, onde Jesus nos comunica sua vida, sua graça nos preparando para o grande encontro.

Sacramento é o encontro com Cristo onde recebemos um sinal. O sinal do sacramento torna Cristo visível e sensível em nós.

Todo sacramento produz um efeito, por ser eficaz a sua graça.

Sacramentos são gestos que celebram a vida, gestos que esperam uma resposta de  FÉ e só tem sentido receber um sacramento, se  Cristo realmente tiver sentido em nossas vidas.

Os sacramentos acontecem principalmente, sete vezes, em sete realidades de nossas vidas:

Batismo: lembra nascimento.

Crisma : lembra crescimento.

Reconciliação ou confissão: lembra limitação.

Matrimônio: lembra vida adulta, consciente

Ordem: lembra comunidade, Cristo continua vivo.

Eucaristia: lembra alimento.

Unção dos enfermos: lembra limitação.

Em cada momento da nossa caminhada, Jesus quer acontecer de novo, porque sacramento é a graça que estou recebendo, são atos  pessoais de Cristo.

Por que e para que receber um sacramento? Porque queremos nos identificar com Cristo.

Deus nos criou para a felicidade, quando caímos, Deus intervém para nos salvar, por isso Sacramento é um presente de Deus para  todos nós e em qualquer realidade que estamos vivendo.

Renata Coelho Aguiar