Circular nº 11 – Ano Santo da Misericórdia

Atendendo ao pedido do Santo Padre, e sempre atentos a sua agenda, a fim de estarmos em comunhão com ele e com toda a Igreja, convocamos a todos os diocesanos, para que no dia 13 de dezembro celebremos a abertura da porta santa na nossa igreja catedral, em Guanhães.

brasao-diocese

PALAVRAS DO PAPA FRANCISCO NA CONVOCAÇÃO DO ANO SANTO:

Um Ano Santo para sentirmos intensamente em nós a alegria de ter sido reencontrado por Jesus, que veio, como Bom Pastor, à nossa procura, porque nos tínhamos extraviados. Um Jubileu para nos darmos conta do calor do seu amor, quando nos carrega aos seus ombros e nos traz de volta à casa do Pai”.

“Neste Jubileu, deixemo-nos surpreender por Deus. Ele nunca Se cansa de escancarar a porta do seu coração para repetir que nos ama e deseja partilhar conosco sua vida. A Igreja sente, fortemente, a urgência de anunciar a misericórdia de Deus. A Igreja é chamada, em primeiro lugar, a ser verdadeira testemunha da misericórdia, professando-a e vivendo-a como o centro da Revelação de Jesus Cristo. Do coração da Trindade, do íntimo mais profundo do mistério de Deus, brota e flui incessantemente a grande torrente da misericórdia. Esta fonte nunca poderá esgotar-se, por maior que seja o número daqueles que dela se abeirem. Sempre que alguém tiver necessidade poderá aceder a ela, porque a misericórdia de Deus não tem fim. Quanto insondável é a profundidade do mistério que encerra, tanto é inesgotável a riqueza que dela provém.

 MV. 25

            Caros irmãos Presbíteros, Religiosas, Consagradas, Seminaristas, Animadores de Comunidades, Agentes de Pastoral, Grupos e todo o Povo de Deus presente na Diocese de Guanhães!

Saudações Fraternas!

Como é do conhecimento de todos, o Santo Padre o Papa Francisco, na Bula Misericordiae Vultus, proclamou o Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Somos todos, portanto, como Igreja, em comunhão com o sucessor de Pedro, convocados a viver, experimentar, contemplar e  celebrar o Mistério da Misericórdia. “Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai. Com a sua palavra, os seus gestos e toda a sua pessoa, Jesus de Nazaré revela a misericórdia de Deus.”MV.01

Atendendo ao pedido do Santo Padre, e sempre atentos a sua agenda, a fim de estarmos em comunhão com ele e com toda a Igreja, convocamos a todos os diocesanos, para que no dia 13 de dezembro celebremos a abertura da porta santa na nossa igreja catedral, em Guanhães. Às nove horas (09h) vamos nos encontrar na igreja matriz de São Miguel, onde terá início a celebração. Na seqüência viremos em procissão até a Catedral. Lembro aos padres que no dia 13 de dezembro, terceiro domingo do tempo do Advento, vamos usar o róseo como cor litúrgica.

 

Peço aos padres que no dia 08 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição da Bem Aventurada Virgem Maria, lembrem-se de falar ao povo que o Ano Santo estará se iniciando em Roma, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, e dia 13 de dezembro será aberta a Porta Santa na Catedral de Roma, na Basílica de São João de Latrão e nas Igrejas Particulares em todo o mundo.

Devido à dimensão territorial da nossa Diocese e seguindo as orientações da Bula Papal, estabelecemos que seja aberta a porta santa da misericórdia nos seguintes lugares, onde também poderão ser alcançadas indulgências:

  1. Santuário Bom Jesus de Matosinhos, em Conceição do Mato Dentro;
  2. Santuário São Miguel, em Santa Maria do Suaçuí;
  3. Igreja São João Evangelista, em São João Evangelista;
  4. Igreja Sant’Ana, em Ferros;
  5. Igreja Nossa Senhora do Amparo, em Braúnas

O Santo Padre Francisco pede que se redescubra o sentido da indulgência na espiritualidade cristã. MV.22

No espírito do Ano Santo, estabelecemos ainda alguns eventos no decorrer do ano de 2.016, que nos ajudarão a vivenciar o mistério da Misericórdia:

  1. Seminário sobre a Carta Encíclica Laudato Si’, do Santo Padre Francisco. Data a ser definida.
  2. “24 Horas para o Senhor” – Dias 04 e 05 de Março (Antes do 4º Domingo da Quaresma). Por questão de segurança, sugiro que se faça durante o dia. À noite poderá ser feito nas casas, seguindo esquema de vigília, com horário determinado para quem quiser participar.
  3. Encontro de Formação para os Ministros Extraordinários da Palavra – Dia 12 de Março.
  4. Retiro para Comunicadores – Dia 13 de Março.
  5. Celebração da Misericórdia com o Clero – Dia 03 de Junho – Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.
  6. Jubileu dos Catequistas – Dia 30 de julho.
  7. Retiro do Clero – Dias 22 a 25 de Agosto.
  8. Celebração do Encerramento da Porta Santa da Misericórdia e conclusão do Jubileu na Festa de Cristo, Rei do Universo e dia do Leigo. Dia 20 de Novembro.

No decorrer do ano iremos propor, ainda, outras oportunidades para celebrarmos o Ano Santo. Evidentemente, mais que celebrarmos na liturgia o mistério da Misericórdia, somos todos chamados a realizar as obras de misericórdia corporais e espirituais. Corporais: dar de comer aos famintos, dar de beber aos sedentos, vestir os nus, acolher os peregrinos, dar assistência aos enfermos, visitar os presos, enterrar os mortos. Espirituais: aconselhar os indecisos, ensinar os ignorantes, admoestar os pecadores, consolar os aflitos, perdoar as ofensas, suportar com paciência as pessoas molestas, rezar a Deus pelos vivos e falecidos. MV. 15

            Peço que a Quaresma do ano jubilar seja vivida intensamente como tempo forte para celebrar e experimentar a misericórdia de Deus. Que os irmãos presbíteros promovam celebrações penitenciais com a Confissão individual para que os fiéis tenham a oportunidade de reconciliarem-se com Deus e com o próximo.

Peço que leiam o Subsídio Litúrgico. Certamente irá ajudá-los na reflexão e na celebração do Ano Jubilar. Lá também está a Oração para o Ano Santo da Misericórdia.

Desejo que a Misericórdia do Pai seja fortemente vivida por todos! Que a Luz do Espírito nos oriente e nos conduza!

Maria, Mãe de Misericórdia, rogai por nós!

Em Cristo Jesus, o rosto da Misericórdia do Pai,

 

brasaoepiscopal

Dom Jeremias Antonio de Jesus

Bispo Diocesano

“Fiat Voluntas Tua”

A Palavra do Pastor
Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor ( Ano A)

Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor ( Ano A)

                              “Contemplemos e fiquemos abismados diante da mais bela História do Amor de Deus por nós: Jesus Cristo, 0 Filho Amado...
Read More
Comunidade: lugar do encontro com Deus

Comunidade: lugar do encontro com Deus

  Na passagem do Evangelho (Jo 2, 13-22), ao realizar a purificação do templo, Jesus anuncia que Ele mesmo é...
Read More
Itinerário Quaresmal percorrido, Alegria Pascal transbordante!

Itinerário Quaresmal percorrido, Alegria Pascal transbordante!

É oportuno refletirmos sobre o Itinerário Quaresmal que assumimos e percorremos (Ano A). Empenhamo-nos na prática do jejum, da esmola...
Read More
Os amigos do Senhor não morrem sempre ( 5º Domingo do 5º Domingo da Quaresma (Ano A)

Os amigos do Senhor não morrem sempre ( 5º Domingo do 5º Domingo da Quaresma (Ano A)

A Liturgia do 5º Domingo da Quaresma (ano A) nos convida a refletir sobre a ressurreição de Lázaro, contemplando a...
Read More
A verdadeira comunicação

A verdadeira comunicação

  Com Maria, aprendamos que a comunicação verdadeira somente se alcança quando se promove o bem comum  e se fortalece...
Read More
Quando nos abrimos ao Espírito…

Quando nos abrimos ao Espírito…

Ah, a vida! A beleza da vida está em suas surpresas, nas repentinas decisões a serem tomadas, e na Sabedoria...
Read More
Sejamos curados de nossa cegueira ( Homilia 4º Domingo Quaresma – ano A)

Sejamos curados de nossa cegueira ( Homilia 4º Domingo Quaresma – ano A)

A Igreja no quarto Domingo da Quaresma (Ano A), celebra o conhecido “Dominica Laetare”. Um Domingo luminoso por sublinhar que...
Read More
Celebrando três anos de Ministério Episcopal

Celebrando três anos de Ministério Episcopal

“Para mim o viver é Cristo” – “Mihi vivere Christus est” (Fl 1,21) Celebrando o terceiro ano de Ministério Episcopal, agradeço...
Read More
A esperança em Deus jamais nos decepciona

A esperança em Deus jamais nos decepciona

Em tempos difíceis por que passamos, são iluminadoras e providenciais as palavras do Apóstolo Paulo aos Romanos: “Gloriamo-nos também de...
Read More
Somente Deus mata nossa sede (Homilia 3º Domingo da Quaresma – Ano A)

Somente Deus mata nossa sede (Homilia 3º Domingo da Quaresma – Ano A)

Somente Deus mata nossa sede “Todo aquele que bebe desta água terá sede de novo.  Mas quem beber da Água...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: