Reunião do Colegiado Deliberativo do Conselho Nacional do Laicato do Brasil

Com o objetivo de discutir o papel, a missão e ação dos leigos e leigas na Igreja e no mundo e momentos de formação, informação, propostas para o Planejamento e tomadas de decisões para os trabalhos a serem desenvolvidos durante o ano de 2016, Diocese de Guanhães participou de reunião do Colegiado Deliberativo do Conselho Nacional do Laicato do Brasil.

Nos 07 e 08 de novembro, a Diocese de Guanhães, arqui/dioceses de Belo Horizonte, Vitória, Mariana, Montes Claros, Leopoldina, Governador Valadares, Divinópolis, Teófilo Otoni, São Mateus, Itabira/Fabriciano, Colatina e Cachoeiro do Itapemirim se fizeram  presentes na reunião do Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB – Regional Leste II, em Nova Almeida – Serra /ES.

“O Papa Francisco nos motiva cada instante a sermos uma Igreja Viva, uma Igreja presente. A Carta Encíclica Laudato Si – sobre o cuidado da Casa Comum nos convoca a uma mudança de posturas sobre o cuidado com a criação”. E é sintonia com este chamado que foi preparado o encontro: com o objetivo de discutir o papel, a missão e ação dos leigos e leigas na Igreja e no mundo e momentos de formação, informação, propostas para o Planejamento e tomadas de decisões para os trabalhos a serem desenvolvidos durante o ano de 2016, além da prestação de contas e relatos das ações dos Conselhos diocesanos e movimentos filiados ao CNLB.

Devido ao triste acidente com nossos irmãos da Diocese de Mariana foi proposta a redação de uma carta de solidariedade a estes e promessa de que acompanharemos a ação do Ministério Público na condução de apuração dos fatos.

Nossa diocese de Guanhães ainda não tem seu Conselho Diocesano de Leigos constituído, mas já está articulando para a criação deste, conforme desejo do bispo diocesano Dom Jeremias Antônio de Jesus.  Maria Ângela Coelho, Virginópolis; Jussara e Pedro e Mariza Pimenta, Guanhães, são os diocesanos que participaram da reunião em Nova Almeida.

A agenda do CNLB- Regional Leste II – Minas e Espírito Santo – ficou assim definida:

• 15 a 17 de abril – em João Monlevade – Assembleia do Leste II
  • 18 e 19 de junho – em Mariana – Encontro da Juventude
  • 05 e 06 de novembro – em Belo Horizonte – Reunião do Colegiado Deliberativo

No próximo dia 14, em Guanhães, haverá mais um encontro dos representantes das áreas de pastoral da diocese – escolhidos no 1º encontro – com Carlúcia Maria Silva, da equipe de formação do CNLB – regional Leste II.  Na ocasião já serão escolhidas duas datas para os próximos encontros de 2016.

Mariza Pimenta Dupim – PASCOM DIOCESANA DE GUANHÃES

Faça sua inscrição: