Nesta quarta-feira, 16 de abril de 2025, Dom Otacilio Ferreira de Lacerda, bispo da Diocese de Guanhães, publicou uma comovente mensagem de Páscoa direcionada a todo o povo de Deus, ao clero e às comunidades paroquiais.
Inspirado na passagem bíblica de 1 Pedro 1,3, Dom Otacilio reforça que celebrar a Páscoa é celebrar a “esperança viva” em Cristo ressuscitado, a vitória da vida sobre a morte e a renovação da fé em um mundo mais fraterno, solidário e pacífico.
A mensagem também faz referência ao Ano Jubilar vivido pela Igreja, convocando todos os fiéis a trilharem juntos o caminho sinodal como Peregrinos da Esperança, buscando “as coisas do alto” com alegria e compromisso cristão.
A seguir, leia a mensagem de Páscoa 2025 na íntegra:
Dom Otacilio Ferreira de Lacerda
Bispo da Diocese de Guanhães-MG
Amado Povo de Deus da Diocese de Guanhães-MG
“Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Em Sua grande misericórdia, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, Ele nos fez nascer de novo para uma esperança viva.” (1Pd 1,3)
Celebrar a Páscoa é celebrar o transbordamento da alegria da Ressurreição do Senhor, testemunhada pelas mulheres no primeiro dia da semana (cf. Jo 20,21-23).
Somos alegres testemunhas de uma “esperança viva” – Jesus Cristo Ressuscitado – e esta é a mais bela notícia que podemos anunciar e testemunhar ao mundo: a Vida venceu a Morte –
“Ressuscitou como disse: Aleluia! A vida venceu a morte. Aleluia!”Renovemos a alegria da vitória da luz sobre as trevas, da paz sobre a violência, do amor sobre o ódio, da vida sobre a morte: Jesus Ressuscitou. Aleluia!
Vivendo o Ano Jubilar, como “Peregrinos da esperança”, Igreja sinodal que somos, conduzidos pela presença e a ação do Espírito Santo, caminhamos sempre juntos, na comunhão, proximidade, compaixão e solidariedade, construindo pontes, a fim de que passemos da cultura do isolamento e descarte para a cultura da fraternidade e da paz, fortalecendo os laços da Amizade Social, no cuidado, defesa e promoção da vida humana, desde sua concepção até seu declínio natural, e da nossa Casa Comum.
Rogo a Deus copiosas bênçãos sobre todo o Clero e todo o Povo de Deus de nossas paróquias e comunidades, com os votos de uma Feliz e Santa Páscoa do Senhor, e com renovados esforços na procura das coisas do alto, onde habita Deus (cf. Cl 3,1-4). Aleluia! Aleluia!
Guanhães, 16 de abril de 2025
Dom Otacilio Ferreira de Lacerda
Bispo Diocesano