Ano Pastoral Diocesano 2024: Um Chamado à Evangelização e à Solidariedade

Dom Otacilio Ferreira de Lacerda, Bispo da Diocese de Guanhães, e o Padre José Aparecido dos Santos, Coordenador Diocesano de Pastoral, emitiram um comunicado anunciando o início de um período de Graça: O ANO PASTORAL DIOCESANO 2024. Este ano especial traz consigo a oportunidade de se dedicar à Evangelização, sob a luz do Evangelho e da caridade cristã.

O Ano Pastoral é descrito como um chamado à ação integral da Igreja, reunindo todas as suas forças vivas para uma missão humanizadora. Inspirado nos ensinamentos de Jesus Cristo aos discípulos, os líderes religiosos enfatizam os pilares da Evangelização: a Palavra, o Pão, a Caridade e a Ação Missionária.

O comunicado destaca a importância de uma Igreja em constante movimento, pronta para se encontrar com todos, enquanto caminha junto com pastorais, movimentos, associações, ministros e cristãos leigos. É um convite para enfrentar os desafios diários com esperança renovada, encarando a realidade ao nosso redor.

O período da Quaresma, que convida à conversão pessoal e comunitária, é ressaltado, juntamente com a Campanha da Fraternidade no Brasil, que tem como tema “Fraternidade e Amizade Social”. Estes eventos visam colocar em prática os valores da conversão e solidariedade.

Confira o comunicado:

 

Prezado Povo de Deus de nossa amada Diocese de Guanhães!

Paz e bem em Jesus Cristo nosso Salvador.

“Vós sois todos irmãos e irmãs…” (cf. Mt 23,8)

Estamos iniciando um tempo de Graça por obra do Senhor: O ANO PASTORAL DIOCESANO 2024, e com ele a oportunidade de nos ocuparmos da Evangelização, como pastores que cuidam dos irmãos e irmãs com caridade, à luz do Evangelho.

O Ano Pastoral envolve todas as forças vivas da Igreja, em prol de uma ação humanizadora e integral, como nos falou Jesus Cristo ao enviar os discípulos (Mt 28, 16-20), firmando os pilares da Evangelização: da Palavra, do Pão, da Caridade e da Ação Missionária.

Somos Igreja em “saída sinodal”, sempre em movimento para ir ao encontro de todos, mas caminhando juntos: pastorais, movimentos, associações, organizações, ministros ordenados e não ordenados, cristãos leigos e leigas.

Como Povo de Deus, caminhemos juntos, enfrentando os desafios cotidianos com Esperança renovada, com o olhar fixo na realidade e a partir da realidade à nossa volta.
Já de início temos a Quaresma que nos convidará à conversão pessoal, comunitária, social…, e no Brasil, a Campanha da Fraternidade com o Tema – “Fraternidade e Amizade Social”, e com o Lema – “Vós sois todos irmãos e irmãs…” (cf. Mt 23,8), com o propósito de colocar em prática os frutos da nossa conversão.

Também celebraremos algumas datas que ora destacamos, sem prejuízo, do Mistério Pascal de Cristo, a ser celebrado:
• A quarta-feira de Cinzas, no dia 14 de fevereiro e abertura da Quaresma;
• A Missa do Crisma, no dia 21 de março: momento importante da unidade do Clero com o Bispo pela renovação do compromisso sacerdotal;
• A Semana Santa, culminando na Páscoa e todo o Tempo Pascal;
• Dia 1º de maio, aniversário de instalação da Diocese, 38 anos de sua existência como Igreja Particular;
• A Solenidade da Ascensão do Senhor – 11 e 12 de maio ; e de Pentecostes – 18 e 19 de maio, com a renovação do compromisso de anunciar e testemunhar a Boa Nova do Reino de Deus guiados pelo Espírito Santo;
• Ano de Oração já iniciado com momentos de espiritualidade e de formação, para os cristãos leigos e leigas e, para os ministros ordenados;
• Três momentos importantes de peregrinações: Jubileu do Senhor Bom Jesus, Em Conceição do Mato Dentro, de 13 a 24 de junho; a Novena e festa em louvor a Deus, pela vida e Ministério do Servo de Deus, Cônego Lafayette da Costa Coelho, em Santa Maria do Suaçuí, de 12 a 21 de setembro; a devoção à Nossa Senhora Aparecida, de modo mais intenso, em Divinolândia Minas, de 03 a 12 de outubro.
• Sínodo em Roma no mês de Outubro;
• Jubileu 2025 com toda a Igreja, com o Tema “Peregrinos da Esperança”.

Outras tantas celebrações serão momentos para o nosso crescimento espiritual , com o fortalecimento dos grupos de Reflexão e de todas as Pastorais, numa Catequese permanente.
Também daremos passos para solidificação dos diversos Conselhos conforme Estatutos devidamente aprovados, dando os passos primeiros para a Assembleia no próximo ano.
Com a intercessão de São Miguel Arcanjo, padroeiro da nossa Diocese e de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a Padroeira do Brasil, rogamos a Deus sobre todo o Povo de Deus copiosas bênçãos para um frutuoso Ano Pastoral.

Guanhães, 07 de fevereiro de 2024

Pe José Aparecido dos Santos
Coordenador Diocesano de Pastoral

Dom Otacilio Ferreira de Lacerda
Bispo Diocesano

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: