5ª Romaria das Águas e da Terra em Conceição do Mato Dentro

 No dia 04 de setembro de 2022, realizou-se  em Conceição do Mato Dentro/Diocese de Guanhães/MG, a 5ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce, no estado de Minas Gerais, com o tema: ” Bacia do Rio Doce, nossa Casa Comum – Aos pés do Bom Jesus, cuidar da mãe Terra, das águas e da vida”. Foi  um acontecimento muito importante de valorização da vida.

Após ter sido realizada em toda a Província Eclesiástica de Mariana-MG, rompeu-se as fronteiras dessa Região Eclesiástica para celebrar exatamente onde se encontram as bacias do Rio Doce, São Francisco e Jequitinhonha, bem como os biomas da Mata Atlântica e do Cerrado. Pelos motivos de se encontrar nessa região  crescente  extração de minério de ferro , onde prevalece a monocultura do eucalipto,  nascentes sendo extintas, matas sendo devastadas , pessoas sendo privadas de direitos e perdendo dignidade…

Foram meses de realizações de reuniões para trabalhos diversos e para tal uma equipe de organização foi criada, envolvendo as Dioceses:  Guanhães, Governador Valadares, Caratinga, Itabira/Coronel Fabriciano, Arquidiocese de Mariana e também: Cáritas Diocesana de Itabira e Governador Valadares, Comissão Patoral da Terra, Fórum Permanente em Defesa da bacia do Rio Doce, Instituto Pe Nelito Dornelas, MAM- Movimento pela Soberania Popular na Mineração, Movimentos Populares e Sociais.

Diversas Caravanas compareceram, com romeiros levando suas bandeiras, faixas e cartazes com fé e cidadania, clamando por justiça, soberania popular, a serviço da vida e da esperança.

A programação constou-se de acolhida aos romeiros, abertura da Romaria, caminhada pelas ruas da cidade, Celebração da Missa presidida por Dom Otacilio e concelebrada por alguns padres da Diocese e de outras Dioceses . Encerrou-se com o almoço para todos os presentes.

“Com esta Romaria, clamamos ao Senhor Bom Jesus por vida, dignidade, justiça. Junto a este Santuário, vimos agradecer, de modo especial, a luta dos atingidos/as, das Assessorias Técnicas Independentes, das Comissões e entidades religiosas, sociais e ambientais, em prol da regeneração de nossa Bacia do Rio Doce, da defesa de direitos e da construção da sociedade do bem viver.”

Ao final da Missa foi lida a carta abaixo:

Conceição do Mato Dentro-MG – 04 de setembro de 2022

Reunidos na cidade de Conceição do Mato Dentro, no Estado de Minas Gerais, e acolhidos pela Diocese de Guanhães, nós -lideranças pastorais, sociais e ambientais, romeiras e romeiros de toda extensão da Bacia do Rio Doce, especialmente da Província Eclesiástica de Mariana, composta pelas dioceses de Mariana, Caratinga, Governador Valadares e Itabira-Coronel Fabriciano, vimoscelebrar, nesse dia 04 de setembro, a 5ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce.

Depois de 2 anos, sem nos reunir presencialmente, em razão da covid-19, queremos manifestar solidariedade às famílias e comunidades enlutadas, em todo o Brasil, pela morte de mais de 680.000 pessoas, vítimas desta pandemia. Entre essas perdas humanas, contamos, especialmente, a de Pe.Nelito Dornelas e de Hélio Martins da Silva, companheiros nossos que muito lutaram por essa causa e cujo o testemunho de entrega, coragem e profetismo há de nos inspirar na continuidade das lutas pela Bacia do Rio Doce, nossa Casa Comum.

Aos pés do Bom Jesus, imitando milhares de romeiras e romeiros que, a cada ano, se dirigem para esse Santuário, vimos renovar, em Conceição do Mato Dentro, o compromisso de cuidar da Mãe Terra, das Águas e da Vida. É a nossa 5ª Romaria, depois de passarmos pelas 4dioceses da Província Eclesiástica de Mariana, defendendo a vida ea regeneração da Bacia do Rio Doce.

Deparamo-nos aqui com uma região belíssima:rica em religiosidade, arte e cultura, também destacada pela exuberância e diversidade ambiental,onde se encontram as bacias do Rio Doce, de São Francisco e do Jequitinhonha, bem como os biomas da Mata Atlântica e do Cerrado. Aos nossos dias,ela se vê desafiada pela crescente extração de minério de ferro e pela monocultura do eucalipto. Práticas danosas que têm levado à extinção de inúmeras nascentes, à devastação das matas e a perda e privação de muitos direitos das populações, num grave atentado a dignidade da pessoa humana, sobretudo em razão dos impactos sociais e ambientais que veem trazendo.

Nosso olhar se amplia para toda a extensão da Bacia do Rio Doce. Trazemos a dor e o sofrimento de tantos irmãos e irmãs nossos,de comunidades, de ribeirinhos, quilombolas, indígenas… que sofrem, igualmente,com desmandos semelhantes.

Denunciamos essa economia predatória, colocada a serviço do lucro e não da vida, que não respeita a soberania popular, que vitima as populações locais, que ceifa vidas e que leva, à exaustão, os bens da natureza. Uma economia que se contrapõe ao Plano amoroso de Deus,destruindo matas e rios,escravizando a mão de obra humana e produzindo miséria, violência, injustiça e morte e não vida, dignidade e bem comum.

Passados quase 7 anos do rompimento da Barragem do Fundão, em Bento Rodrigues, município de Mariana-MG, crime que ceifou a vida de 20 pessoas e espalhou morte e destruição por toda a extensão da Bacia do Rio Doce, constatamos, com tristeza e indignação:

  • Que a reparação para as suas vítimas ainda não aconteceu;
  • Que muitas das pessoas atingidas ainda não tiveram seus direitos reconhecidos;
  • Que não houve a retomada da vida, nem para quem perdeu suas moradias e nem para quem sobrevive do Rio Doce e afluentes;
  • Que muitos morreram sem a devida indenização;
  • Que os responsáveis por esse crime humano e ambiental não foram devidamente punidos;
  • Que a repactuação acordada entre as empresas e os Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, ainda em curso, tem sido construída sem a participação dos atingidos/as, com propostas equivocadas como a de anistiarempresas de responsabilidades maiores diante dos crimes praticados.

Com esta romaria, clamamos ao Senhor Bom Jesus por vida, dignidade, justiça. Junto a este Santuário, vimos agradecer, de modo especial, a luta dos atingidos/as, das Assessorias Técnicas Independentes, das Comissões e entidades religiosas, sociais e ambientais, em prol da regeneração de nossa Bacia do Rio Doce, da defesa de direitos e da construção da sociedade do bem viver.

Nessa peregrinação, em romaria, pedimos ao Bom Jesus que nos conceda discernimento, coragem e perseverança para continuarmos com a missão de dar testemunho do “Evangelho da Vida”, como guardiões da Casa Comum, no cuidado com a Mãe Terra, com as Águas e com a vida.

Com o olhar voltado para o Crucificado,contemplamos os crucificados de nossa Bacia, todos os atingidos e atingidas, certos de que “da cruz brota a vida e a salvação”.Renovamos assim as nossas forçaspara amar com profetismo e ardor apostólico, com senso de justiça e consciência cidadã. Queremos, aos pés do Bom Jesus, nos colocar a serviço da vida e da esperança, em toda a extensão da Bacia do Rio Doce para que a partir dos pequenos e indefesos, todos tenham vida e vida de verdade (Jo 10,10).

Participantes da 5ª Romaria das Águas e da Terra.

 

 

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: