ESCOLA DE  FÉ E POLÍTICA DA DIOCESE DE GUANHÃES

No segundo semestre do ano de 2020, o CNLB Nacional juntamente com o CEFEP ( Escola de Fé e Politica Dom Elder Câmara) promoveram um curso virtual de Fé e Política para cristãos leigos e leigas das dioceses do Brasil.

A diocese de Guanhães participou com 5 membros da Paróquia São Miguel e Almas: Luis Carlos Pinto, Carla Paiva, Célia Gonçalves Correia, Flávia Patrocínio e Maria de Fátima Carminate. Um destes, Luis Carlos Pinto, ao final do curso , ao apresentar o projeto de multiplicação do mesmo na diocese, como requisito para conclusão do curso, sentiu-se impelido a implementar alguns dos temas estudados no curso na diocese de Guanhães.

Após a eleição municipal de novembro de 2020 , Dom Otacilio , bispo de Guanhães manifestou desejo de fazer um acompanhamento aos cristãos católicos eleitos no pleito, fortalecendo os mesmos , na prática de um mandato conforme orientações da Igreja.

Dialogando sobre as ideias propostas, a Equipe de Articulação das Pastorais Sociais e Dom Otacilio decidiram por organizar um curso de Fé e Politica na diocese de Guanhães, durante o ano de 2021. Foi-se  então organizado , de forma virtual , o curso para prefeitos, vereadores e leigos de pastorais e movimentos sociais da diocese.

Em 09 de março de 2021, deu-se início o primeiro encontro que foi conduzido pelo Frei Gilberto Teixeira da Silveira, nascido em Mauá (SP) e morador em Belisário (MG), sacerdote franciscano, formado em Filosofia, Teologia e Psicologia, com pós-graduação em Agroecologia. Ele é o coordenador das Pastorais Sociais da Diocese de Leopoldina.

Em Belisário, fundou a Fraternidade dos Franciscanos de Santa Maria dos Anjos: leigos comprometidos com as causas agroecológicas, de preservação da natureza e de produção agrícola desvinculada do uso de agrotóxicos nesta área de imensas riquezas naturais, principalmente a água. É autor do livro Os Sonhos de uma Mãe. Violentada, analisando a Carta da Terra à luz da Encíclica Laudato Si.
Tema do 1º módulo: Mística e espiritualidade cristã.

O segundo módulo foi dinamizado por Zélia Castilho, Socióloga, professora de Sociologia na PUC, UFMG e ISTA. Ela é ministra Regional da Ordem Franciscana Secular (OFS-MG). E atualmente, Assistente Episcopal do Setor Político da Arquidiocese de Belo Horizonte.
Tema do 2º módulo: Direitos humanos no contexto atual.

O terceiro módulo do Curso Fé e Política da Diocese de Guanhães, assessorado pelo Padre Élio Gasda, SJ, com o tema: Doutrina Social da Igreja.

Padre Élio Gasda é professor de Ética Teológica e Social na graduação e pós-graduação na FAJE (Faculdade Jesuíta) e autor do livro Doutrina Social da Igreja: economia, trabalho e política.

As aulas contam com a participação de aproximadamente 30 pessoas de várias paróquias da diocese. A maioria delas exerce cargos políticos em municípios da Diocese de Guanhães ou atua em conselhos, movimentos sociais, sindicatos e associações e estão inseridos na vida comunitária e ou atuam nas pastorais da Igreja.

O 4º módulo ocorrerá no dia 9/6/2020 e  contará com a assessoria da Márcia Sacramento (Movimento Mineiro de Fé e Política)

A avaliação dos participantes é que os encontros são de grande relevância para atuação dos cristãos leigos e leigas no âmbito social e político com vistas à promoção da vida, dignidade e justiça. A excelente formação dos palestrantes tem motivado e despertado o interesse pelos módulos e promovido uma formação com expressivos fundamentos teóricos e práticos.

A Palavra do Pastor
Presbítero: Homem da Palavra e de palavra

Presbítero: Homem da Palavra e de palavra

O sopro do Concílio nos desafiou a assumir as alegrias e tristezas, angústias e esperanças da humanidade, como Igreja de...
Read More
Do Cálice à Missão, da Missão ao Cálice!

Do Cálice à Missão, da Missão ao Cálice!

Todos os dias são dias de missão, e a Igreja que vive no tempo é missionária, por sua natureza, tendo...
Read More
Somente Deus nos concede a verdadeira riqueza – Homilia para o XXVIII Domingo do Tempo Comum – Ano B.

Somente Deus nos concede a verdadeira riqueza – Homilia para o XXVIII Domingo do Tempo Comum – Ano B.

No 28º Domingo do Tempo Comum (ano B), somos convidados a refletir sobre o essencial e o efêmero em nossa...
Read More
Somos um povo peregrino e evangelizador .

Somos um povo peregrino e evangelizador .

“Nós vimos o Senhor” (Jo 20,25) Na Exortação Evangelii Gaudium, o Papa afirma que “A Evangelização é dever da Igreja. Este sujeito da...
Read More
O Sacramento do Matrimônio no Plano de Deus – Homilia do XXVII Domingo do Tempo Comum do Ano B

O Sacramento do Matrimônio no Plano de Deus – Homilia do XXVII Domingo do Tempo Comum do Ano B

  No 27º Domingo do Tempo Comum (Ano B), refletimos sobre a aliança matrimonial que, no Projeto de Deus, consiste...
Read More
Graça e perseverança na missão

Graça e perseverança na missão

 “Tende entre vós o mesmo sentimento que existe em Cristo Jesus” (Fl 2,5) Retomo as iluminadoras palavras do Papa Francisco na...
Read More
Sejamos curados pelo Senhor – Homilia – XXIII Domingo do Tempo Comum

Sejamos curados pelo Senhor – Homilia – XXIII Domingo do Tempo Comum

“Olhando para o céu, suspirou e disse:  “Effatha!”, que quer dizer “abre-te!” No 23º Domingo do Tempo Comum (ano B),...
Read More
Paróquia: Escola de Comunhão e de Amor

Paróquia: Escola de Comunhão e de Amor

Como Igreja que somos, precisamos testemunhar a nossa Fé, dando solidez à Esperança, na vivência concreta e eficaz da Caridade,...
Read More
Nossa prática religiosa é agradável a Deus? Homilia – 22º Domingo do Tempo Comum – Ano B – Dom  Otacilio F. de Lacerda.

Nossa prática religiosa é agradável a Deus? Homilia – 22º Domingo do Tempo Comum – Ano B – Dom Otacilio F. de Lacerda.

Com a Liturgia do 22º Domingo do Tempo Comum (ano B), aprofundamos como deve ser uma verdadeira religião que agrade...
Read More
“Só Tu tens Palavras de vida eterna” – Homilia 21º Domingo do Tempo Comum

“Só Tu tens Palavras de vida eterna” – Homilia 21º Domingo do Tempo Comum

“A quem iremos, Senhor?” Com a Liturgia do 21º Domingo do Tempo Comum (ano B), refletimos sobre nossas opções, sobre o discernimento que...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: