No segundo semestre do ano de 2020, o CNLB Nacional juntamente com o CEFEP ( Escola de Fé e Politica Dom Elder Câmara) promoveram um curso virtual de Fé e Política para cristãos leigos e leigas das dioceses do Brasil.
A diocese de Guanhães participou com 5 membros da Paróquia São Miguel e Almas: Luis Carlos Pinto, Carla Paiva, Célia Gonçalves Correia, Flávia Patrocínio e Maria de Fátima Carminate. Um destes, Luis Carlos Pinto, ao final do curso , ao apresentar o projeto de multiplicação do mesmo na diocese, como requisito para conclusão do curso, sentiu-se impelido a implementar alguns dos temas estudados no curso na diocese de Guanhães.
Após a eleição municipal de novembro de 2020 , Dom Otacilio , bispo de Guanhães manifestou desejo de fazer um acompanhamento aos cristãos católicos eleitos no pleito, fortalecendo os mesmos , na prática de um mandato conforme orientações da Igreja.
Dialogando sobre as ideias propostas, a Equipe de Articulação das Pastorais Sociais e Dom Otacilio decidiram por organizar um curso de Fé e Politica na diocese de Guanhães, durante o ano de 2021. Foi-se então organizado , de forma virtual , o curso para prefeitos, vereadores e leigos de pastorais e movimentos sociais da diocese.
Em 09 de março de 2021, deu-se início o primeiro encontro que foi conduzido pelo Frei Gilberto Teixeira da Silveira, nascido em Mauá (SP) e morador em Belisário (MG), sacerdote franciscano, formado em Filosofia, Teologia e Psicologia, com pós-graduação em Agroecologia. Ele é o coordenador das Pastorais Sociais da Diocese de Leopoldina.
Em Belisário, fundou a Fraternidade dos Franciscanos de Santa Maria dos Anjos: leigos comprometidos com as causas agroecológicas, de preservação da natureza e de produção agrícola desvinculada do uso de agrotóxicos nesta área de imensas riquezas naturais, principalmente a água. É autor do livro Os Sonhos de uma Mãe. Violentada, analisando a Carta da Terra à luz da Encíclica Laudato Si.
Tema do 1º módulo: Mística e espiritualidade cristã.
O segundo módulo foi dinamizado por Zélia Castilho, Socióloga, professora de Sociologia na PUC, UFMG e ISTA. Ela é ministra Regional da Ordem Franciscana Secular (OFS-MG). E atualmente, Assistente Episcopal do Setor Político da Arquidiocese de Belo Horizonte.
Tema do 2º módulo: Direitos humanos no contexto atual.
O terceiro módulo do Curso Fé e Política da Diocese de Guanhães, assessorado pelo Padre Élio Gasda, SJ, com o tema: Doutrina Social da Igreja.
Padre Élio Gasda é professor de Ética Teológica e Social na graduação e pós-graduação na FAJE (Faculdade Jesuíta) e autor do livro Doutrina Social da Igreja: economia, trabalho e política.
As aulas contam com a participação de aproximadamente 30 pessoas de várias paróquias da diocese. A maioria delas exerce cargos políticos em municípios da Diocese de Guanhães ou atua em conselhos, movimentos sociais, sindicatos e associações e estão inseridos na vida comunitária e ou atuam nas pastorais da Igreja.
O 4º módulo ocorrerá no dia 9/6/2020 e contará com a assessoria da Márcia Sacramento (Movimento Mineiro de Fé e Política)
A avaliação dos participantes é que os encontros são de grande relevância para atuação dos cristãos leigos e leigas no âmbito social e político com vistas à promoção da vida, dignidade e justiça. A excelente formação dos palestrantes tem motivado e despertado o interesse pelos módulos e promovido uma formação com expressivos fundamentos teóricos e práticos.