Reunião para avaliação das atividades pastorais em São Pedro

O administrador paroquial Padre Luiz Maurício da Silva e as lideranças dos Movimentos, Pastorais e Comunidades de São Pedro do Suaçuí reuniram-se na manhã do dia 14 de dezembro, na Capela Nossa Senhora Aparecida, bairro Vargem Grande, para momentos de avaliação da caminhada pastoral, formação de 2019  e planejamento de atividades para o ano de 2020.

A escolha do local se deu a partir de um sorteio entre as comunidades. É costume que todas as reuniões de lideranças ocorram no Salão Paroquial, mas desde 2018 o grupo definiu a estratégia de que a última do ano, a da avaliação, se realizasse em uma Capela ou setor para que todos pudessem participar da confraternização.

Os cristãos leigos e leigas solicitaram ao administrador paroquial esse momento para uma reflexão e avaliação da caminhada pastoral e ele aceitou e colaborou na proposta. A secretária da paróquia, Jéssica Ribeiro, teve um papel fundamental na mobilização, comunicação e logística na preparação do encontro.

A comunidade local acolheu a todos com variado café da manhã. Padre Luiz iniciou a oração destacando a importância do momento e convidou o grupo a fazer memória dos momentos mais relevantes em 2019 na paróquia, na diocese, na igreja no Brasil e no mundo a partir dos símbolos expostos no ambiente ou fatos que ficaram marcados na memória dos participantes. Os mencionados foram: novenas e festas dos padroeiros, campanhas de evangelização, a canonização de irmã Dulce, formação da catequese e dízimo nas áreas, os desafios do Papa Francisco e da igreja no mundo, a novena de natal com as crianças, a posse de nosso bispo diocesano Otacilio Ferreira de Lacerda, a primeira visita pastoral e celebração da Crisma.

A seguir, o cristão leigo Alessandro Gomes apresentou ao grupo a definição de avaliação como um aspecto constitutivo da ação pastoral. Ressaltou que avaliar é olhar a caminhada feita, procurando não perder a História construída e, acima de tudo, é olhar as perspectivas de futuro como oportunidade de refletir sobre o processo em andamento e ver em que precisamos crescer. Frisou sobre a importância de sentir as conquistas que estão sendo feitas, valorizando o esforço individual e coletivo, para animar a caminhada.  Finalizou dizendo que avaliar é também mergulhar nos fracassos, nas omissões, nos erros, para compreender o que gerou as derrotas e que a avaliação é uma prática do Povo de Deus em toda sua história.

Após, o grupo dedicou-se à leitura dinâmica do Projeto de Pastoral e Plano de Ação Evangelizadora de nossa diocese e suas urgências: a) Permanecer em constante “estado de missão”; b) Cuidar da “Iniciação à vida cristã”; C) Amplificar a “animação bíblico-catequética”; d) Vivenciar a Igreja como “comunidade de comunidade” e) Ser Igreja a “serviço da vida plena” para todos.

Na avaliação dos presentes, os pontos fortes durante o ano com referência ao projeto foram: formação de catequistas, catequese de inspiração catecumenal e litúrgica, reorganização do Conselho de Assuntos Econômicos, formação de Leigos nos Encontros Diocesanos, pastoral da comunicação e utilização das redes sociais. No que se refere aos desafios, destacaram-se: animar os cristãos desencantados e desanimados, reanimar e formar grupos de reflexão, aproveitar os momentos de piedade popular para evangelizar, fortalecer e fidelizar os cristãos presentes em nossas comunidades, formar os agentes de pastorais no espírito missionário; assistir emergencialmente os mais necessitados na paróquia e ter uma agenda permanente de formação.

Os participantes, com base nos desafios, elaboraram uma agenda de formação para 2020. Padre Luiz destacou que elas ocorrerão sempre no primeiro sábado de cada mês e que em todas ficará reservado um tempo para formação litúrgica. Sugeriu-se que a preparação/ formação para os meses temáticos se realizem sempre no período anterior para melhor organização da comunidade. Exemplo: o mês referência do dizimo é novembro; então, em outubro o grupo vai estudar o tema para melhor preparação.

Fevereiro Campanha da Fraternidade/sistema de administração paroquial
Março Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora
Abril Festa do padroeiro
Maio Formação litúrgica para ministros/leitores/acólitos/coroinhas
Junho Cartilha das comunidades eclesiais de base
Julho Vocações/ Semana da Família
Agosto Bíblia
Setembro Missão
Outubro Dizimo
Novembro Novena de Natal das crianças e adultos/ Doutrina Social
Dezembro Avaliação

Para finalizar o grupo rezou a oração de renovação do compromisso missionário, com destaque em cada área de atuação. Após a bênção e envio, houve troca de presentes entre as lideranças e o padre e serviu-se um almoço. A avaliação dos participantes para o encontro foi muito positiva e de extrema relevância para os trabalhos de evangelização da paróquia.

 

Equipe da Pascom

Fotos: Jéssica Ribeiro

 

 

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: