Segunda reunião do clero de Guanhães com Dom Otacilio

Uma segunda reunião do clero de Guanhães com Dom Otacilio foi realizada no salão da Catedral, no dia 19/11, após a oração das laudes. O objetivo principal foi concluir a agenda diocesana de 2020.

Entre os assuntos tratados ficou decidido que a celebração na catedral, dia 04 de fevereiro de 2020, marcará a abertura solene do Ano pastoral, proposta apresentada por Padre Dilton, coordenador de pastoral. E ainda, que o DNJ 2020 será realizado na paróquia São José de Paulistas, conforme a data prevista: 25 de Outubro.

Padre Salomão apresentou a proposta da “missão dos presbíteros do Regional Leste 2”. Serão aproximadamente 32 padres, pois se trata de representantes de cada diocese do regional, no período de 18 – 23 de agosto de 2020. Ainda não foi definido qual paróquia da diocese de Guanhães foi contemplada.

Foi tratado sobre a importância da coleta da evangelização, promovida em todo o Brasil no terceiro domingo do Advento. Neste ano, dias 14 e 15 de dezembro. As contribuições são essenciais para que dioceses, especialmente, as mais pobres consigam realizar as ações pastorais de evangelização.

Dom Otacilio cita o texto do padre Patriky Samuel Batista, presbítero da diocese de Luz e secretário-exeuctivo de Campanhas da CNBB. Segundo ele os recursos arrecadados são distribuídos da seguinte maneira: 45% dos recursos ficam na própria diocese; 20% vão para o Regional da CNBB para as iniciativas evangelizadoras, como as atividades de formação e 35% se destinam à CNBB nacional que é usado para a manutenção da instituição e também o financiamento de ações pastorais.

Dom Otacílio insiste que esta coleta seja “bem feita” e desperte para a corresponsabilidade pelo sustento das atividades pastorais da Igreja. É essa a finalidade, custear os trabalhos diocesanos de pastorais, seja com catequese, presbíteros e outros.

Padre Patrick também irá assessorar a formação sobre as diretrizes e ação pastoral nos dias 04 e 05 de fevereiro de 2020 cuja  finalidade é a VI Assembleia Diocesana de Guanhães. Dom Otacilio lembra que é data uma tanto quanto inviável para alguns leigos, no entanto será disponibilizada em vídeo nas redes sociais da diocese e transmissão ao vivo.

Dom Otacilio pediu uma partilha sobre o que as paróquias fizeram no 3º dia mundial dos pobres: em Peçanha houve arrecadação de alimento em todas as comunidades para famílias carentes, preces e orações durante as missas também foram realizadas na maioria das paróquias; em São Sebastião do Maranhão também foi abordado sobre a dimensão caritativa ( social) do dízimo já que estamos no mês da conscientização sobre o dízimo; a paróquia São Miguel através dos Vicentinos e Pastoral do dízimo  convidaram famílias carentes – buscaram e levaram, já que muitas moram distantes da sede – para participarem do café comemorativo do aniversário de nosso bispo, dom Otacilio que coincidiu com o dia mundial dos pobres.

O estudo sobre a CF 2020 será dia 30/11 com Pe. José Antônio e cada paróquia deverá enviar 4 leigos. Padre Dilton continuará repassando o calendário diocesano realizando os devidos reparos.

com informações de Pe Bruno Costa Ribeiro, assessor da PASCOM

A Palavra do Pastor
Graça e perseverança na missão

Graça e perseverança na missão

 “Tende entre vós o mesmo sentimento que existe em Cristo Jesus” (Fl 2,5) Retomo as iluminadoras palavras do Papa Francisco na...
Read More
Sejamos curados pelo Senhor – Homilia – XXIII Domingo do Tempo Comum

Sejamos curados pelo Senhor – Homilia – XXIII Domingo do Tempo Comum

“Olhando para o céu, suspirou e disse:  “Effatha!”, que quer dizer “abre-te!” No 23º Domingo do Tempo Comum (ano B),...
Read More
Paróquia: Escola de Comunhão e de Amor

Paróquia: Escola de Comunhão e de Amor

Como Igreja que somos, precisamos testemunhar a nossa Fé, dando solidez à Esperança, na vivência concreta e eficaz da Caridade,...
Read More
Nossa prática religiosa é agradável a Deus? Homilia – 22º Domingo do Tempo Comum – Ano B – Dom  Otacilio F. de Lacerda.

Nossa prática religiosa é agradável a Deus? Homilia – 22º Domingo do Tempo Comum – Ano B – Dom Otacilio F. de Lacerda.

Com a Liturgia do 22º Domingo do Tempo Comum (ano B), aprofundamos como deve ser uma verdadeira religião que agrade...
Read More
“Só Tu tens Palavras de vida eterna” – Homilia 21º Domingo do Tempo Comum

“Só Tu tens Palavras de vida eterna” – Homilia 21º Domingo do Tempo Comum

“A quem iremos, Senhor?” Com a Liturgia do 21º Domingo do Tempo Comum (ano B), refletimos sobre nossas opções, sobre o discernimento que...
Read More
A missão e o Alimento indispensável – Homilia 19º Domingo Comum – Ano B

A missão e o Alimento indispensável – Homilia 19º Domingo Comum – Ano B

A Liturgia do 19º Domingo do Tempo Comum (ano B), continuamos a refletir sobre um tema de extrema importância: Jesus...
Read More

Temos fome e sede de Deus – XVIII Domingo do Tempo Comum

Com a Liturgia do 18º Domingo do Tempo Comum (ano B), refletimos sobre o Jesus, o Pão da Vida, e,...
Read More
A insustentabilidade dos horizontes fragmentários

A insustentabilidade dos horizontes fragmentários

“Qual é o lugar que concedemos a Deus na nossa vida? Na cultura contemporânea está presente um indubitável processo de...
Read More
Eucaristia: O milagre do amor e da partilha XVII Domingo do Tempo Comum do Ano B

Eucaristia: O milagre do amor e da partilha XVII Domingo do Tempo Comum do Ano B

Com a Liturgia do 17º Domingo do Tempo Comum (ano B), contemplamos a ação de Deus: é próprio do Seu...
Read More
“Confirma a caridade para consolidar a unidade”

“Confirma a caridade para consolidar a unidade”

“Confirma a caridade para consolidar a unidade” Reflitamos à luz deste parágrafo do Sermão sobre os pastores, escrito pelo Bispo...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: