Catequese Diocesana realiza estudo com coordenadores das paróquias sobre “Bibliodrama” com a autora Loredana Vigini

 

“A Bíblia é a grande “biblioteca” da história do homem e de sua busca de Deus. Transmitir as histórias do homem e de sua busca às crianças significa propor que elas se relacionem com essas histórias, descubram-nas e se familiarizem com elas, apreciando seus mecanismos internos, seu “fio” narrativo e colhendo o que elas trazem para suas vidas…”

” O Bibliodrama é um método que permite encontrar um texto de forma mais participada. Essencialmente, podemos traduzir a palavra que o designa como “livro em ação”…

” …Em síntese, esse método expressivo e experiencial torna possível, em um grupo, ‘visualizar’ um texto bíblico, tornando presentes suas personalidades e permitindo capturá-las de fora ou experimentar por dentro suas emoções, seus sentimentos, sua força e suas motivações, em situações de vida e de relacionamento, nas quais todos se podem se reconhecer. Assim, espelhando-se nelas, o participante encontra significados novos e muito profundos da Palavra e que tocam sua vida. O âmbito natural do Bibliodrama Pastoral é o catequético e o espiritual, em que o encontro com o texto é procurado para um aprofundamento da fé, como força para levar em frente à vida cristã. “Tornar presente” o trecho bíblico com suas personagens permite um encontro real e verdadeiro com a Palavra encarnada, que se torna forte experiência de espiritualidade…”        (Trechos do livro Bibliodrama Pastoral na catequese – Ferramentas expressivas e experienciais para comunicar o texto sagrado às crianças da autora Loredana Vigini)

Os coordenadores na Diocese de Guanhães participaram nos dias 06 e 07 de julho, no Espaço PUC,  de um curso básico  do Bibliodrama, orientado pela escritora  Loredana Vigini.

Foram  momentos riquíssimos de oração, espiritualidade e  técnicas para a utilização diária em nossos trabalhos catequéticos.

Abaixo, alguns relatos de experiências vividas pelas catequistas/coordenadores com o estudo do Biblidrama nos dias 6 e 7 de Julho:

Com certeza este encontro foi excelente. Aprendemos muito e saímos motivadas(os) a espalhar as novidades. Agradecemos todo carinho e atenção.
– Ivonete ( São Sebastião do Maranhão)

O encontro foi ótimo! Proporcionou-me de forma significativa momentos de refletir sobre minha vida pessoal e também conhecer ferramentas e estratégias de como trabalhar com os catequizandos. Loredana é muito objetiva e segura na sua apresentação. Quanto a equipe de coordenação quero agradecer de coração pela organização, acolhida, carinho, atenção e ao mesmo tempo parabeniza-las pela competência. No mais o meu muito obrigado por tudo.
Alice Aguiar ( Morro do Pilar)

Para esse encontro com Loredana eu dou nota 10. Um encontro que creio que envolveu a todos os participantes, nos levando a viver profundamente os personagens. Gostei muito também de sempre usar o 1° pronome pessoal e o tempo presente. Será enriquecedor para minha vida pessoal. Parabéns e obrigada por ter pensado em nós.
– Gorette ( Carmésia)

Que Encontro Maravilhoso! Senti como estivesse em um belo jardim.Quanto à organização excelente. Loredana fala fácil de Jesus e nos levou a um verdadeiro encontro com Jesus. Nos mostrou um jeito novo de falar de Jesus. Superou as expectativas.Todos os Encontros Diocesanos são muito bons.
– Alice ( Dores de Guanhães)

O encontro foi maravilhoso a acolhida a parte de alimentação hospedagem higiene dos ambientes tudo muito bem organizado. Fabrício. ( Conceição do Mato Dentro)
Avaliando o encontro. Foi simplesmente maravilhoso. Uma forma diferente de desenvolver os encontros com crianças e jovens que “mexe” com as estruturas como fala a música. Eu gostei muito achei muito proveitoso mesmo. Flaviane. (Sabinópolis)

Foi um fim de semana proveitoso, oportuno para vivenciar o agir de Deus em nossas vidas. Um momento único, fez com que nos sentíssemos parte do texto bíblico. Ir. Loredana soube muito bem utilizar o tempo para nos transmitir todo conhecimento de forma objetiva.

Eunice ( São Pedro do Suaçuí)

Em nome da paróquia São Sebastião de Joanésia, agradeço à Comissão pelo valioso encontro do fim de semana. Foram momentos de descontração, aprendizagem, um verdadeiro Retiro Espiritual, onde pude fazer uma avaliação interior. …
Lucilena (Joanésia)

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: