Encontros de Formação Diocesana da Pastoral do Dízimo na Área Pastoral São João Evangelista e na Área Nossa Senhora da Conceição

Conforme  planejamento para os encontros de formação e espiritualidade da Pastoral do Dízimo da Diocese, dois encontros em duas áreas pastorais  já foram realizados:  06 de Abril de 2019 na Área de São João Evangelista em São Sebastião do Maranhão  e no dia 13 de abril  na Área Pastoral em Conceição do Mato Dentro, ambos coordenados  pelo diácono Edmilson.

Nesses encontros os Missionários da Pastoral do Dízimo foram acolhidos e informados sobre a proposta  da Pastoral  na Diocese de Guanhães e a meta que será realizar uma Pastoral de Conjunto, ajudando a todos a passarem por um processo de conversão dizimal :  missionários, agentes de Pastorais e  Clero.

Estudou-se  o Documento da 106 da CNBB – O Dízimo na Comunidade de Fé: orientações e propostas, que tem como objetivo:

1.  Indicar elementos bíblicos e teológicos fundamentais para a compreensão do dízimo;
  2.  Esclarecer conceitos e termos para favorecer a compreensão e superar eventuais equívocos;
  3.  Oferecer orientações gerais a respeito da Pastoral do Dízimo, em vista das escolhas a serem feitas localmente;
  4.  Empregar uma linguagem propositiva, respeitando a diversidade cultural e a identidade das Igrejas Particulares.

Foram momentos de muita partilha e conhecimentos sobre esta Pastoral muito importante dentro das comunidades paroquiais, como a locomotiva de todas as outras pastorais, ajudando aos Misssionários a terem mais conhecimentos e discernimentos para ajudarem os   dizimistas e fiéis neste processo.

Agradecemos a presença de todos os Missionários, às Paróquias de São Sebastião do Maranhão e Conceição do Mato Dentro que nos acolheram e aos padres que enviaram seus representantes, pois, sem a devida formação e o apoio do Clero não conseguiremos fazer uma Pastoral orgânica na Diocese, diz  o Diácono Edmilson Henrique Cândido, assessor Missionário da Pastoral do Dízimo.