Pastoral da Educação: Primeiro Encontro da Província

Amo a escola porque é sinónimo de abertura à realidade (…) a escola é um lugar de encontro (…) amo a escola porque nos educa para o verdadeiro, para o bem e o belo”.
Papa Francisco

Pirapora, 05 de janeiro de 2019
Senhores (Arce) bispos e
Coordenadores de Pastoral

É sabido que a “Missão da Igreja nos espaços da educação e da cultura é, com certeza, um dos maiores desafios da ação evangelizadora”, como afirma César Ribeiro. Mas, convictos de que educar é um gesto de amor, é doar a própria vida, que acreditamos e assumimos essa tão nobre missão, pois ela perpassa o espaço familiar, grupos sociais, igrejas, escola. É necessário reforçar a importância do diálogo na sociedade contemporânea, muito complexa e marcada pelo individualismo cultural e pelas rápidas transformações sociais. Nesse contexto, a Igreja é chamada a colaborar, com a educação evangelizadora, que oferece uma compreensão de vida e de sociedade comprometida com o projeto de Jesus Cristo.
No caminho de evangelização de nossas Igrejas Locais, entre os muitos ambientes de anúncio da Boa Nova está o mundo da educação. Diante deste fecundo e desafiante espaço evangelizador a Pastoral da Educação da Província Eclesiástica de Diamantina promoverá o primeiro encontro de agentes da pastoral.
Este encontro tem como objetivo a partilha de experiências e a formação continuada dos educadores como agentes da Pastoral da Educação. É de fundamental importância que cada Diocese envie representantes, podendo ser presbíteros, seminaristas, religiosas que desejam trabalhar na articulação da Pastoral da Educação e leigos educadores que trabalhem nas redes de ensino pública e privada para uma fecunda articulação do trabalho na Província.

Programação:

O encontro será realizado, no dia 23 de fevereiro (sábado) do corrente ano, no Seminário Sagrado Coração em Diamantina. O horário de abertura será às 8h e término às 17h30. A contribuição para os custos do encontro, por pessoa, é de R$ 20,00 (vinte reais), e a cada Diocese é reservada 5 vagas. As inscrições devem ser realizadas até o dia 15 de fevereiro pelos contatos: Padre Paulo Francisco – 38 999415735, Ivonete – 38 991610020 ou Irmã Josenira – 38 992030457.
A Diocese que não tiver a Pastoral da Educação sinta-se à vontade para enviar educadores, a fim de que conheçam a pastoral para implantá-la em vossa Diocese.
Na certeza da atenta acolhida e participação neste encontro de representantes das Dioceses.

Padre Paulo Francisco de Souza

Coordenador da Pastoral da Educação da Arquidiocese de Diamantina

“Amo a escola porque é sinónimo de abertura à realidade (…) a escola é um lugar de encontro (…) amo a escola porque nos educa para o verdadeiro, para o bem e o belo”.
Papa Francisco
Pirapora, 05 de janeiro de 2019
Prezados Vigários Forâneos,

Como é do conhecimento dos senhores, nossa Arquidiocese iniciou o trabalho com a Pastoral da Educação em 2017. Já temos vários trabalhos realizados, especificamente na Forania de Pirapora onde implantamos o projeto da Pastoral.
Esse ano queremos expandir os trabalhos com a articulação e implantação da Pastoral da Educação na Arquidiocese e na Província Eclesiástica. Para isso estaremos realizando um encontro para a Província no dia 23 de fevereiro do corrente ano, iniciando às 8h com término às 17h e 30min, no Seminário Sagrado Coração em Diamantina. Cada diocese terá 5 vagas, mais queremos oferecer 2 vagas para cada Forania da nossa Arquidiocese.
A contribuição para os custos do encontro, por pessoa, é de R$ 20,00 (vinte reais), e a cada Diocese é reservada 5 vagas. As inscrições devem ser realizadas até o dia 15 de fevereiro pelos contatos: Padre Paulo Francisco – 38 999415735, Ivonete – 38 991610020 ou Irmã Josenira – 38 992030457.
Temos certeza do vosso compromisso para com o crescimento pastoral de nossa Arquidiocese, portanto caso não tenha ainda pessoas para coordenar a Pastoral da Educação na Forania, envie 2 professores podendo ser de escola pública e particular.
Na certeza da atenta acolhida e participação neste encontro de representantes das Dioceses.

Padre Paulo Francisco de Souza

Coordenador da Pastoral da Educação da Arquidiocese de Diamantina

Curta Nossa Fanpage:

Empresas que possibilitam este projeto: