I Encontro Provincial de reflexão missionária para seminaristas

No dia 20 de outubro de 2018, nas dependências do Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus em Diamantina, cidade sede da Província Eclesiástica que abrange quatro dioceses sufragâneas (Almenara, Araçuaí, Guanhães e Teófilo Otoni), foi realizado o 1º Encontro Provincial de reflexão missionária, tendo como um dos objetivos a criação do COMISE Provincial (Conselho Missionário de Seminaristas). Fizeram-se presentes seminaristas de Almenara, Araçuaí, Guanhães e Diamantina e o Padre João Evangelista dos Santos (Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Conceição do Mato Dentro/ MG, da diocese de Guanhães).

O encontro teve início com a Santa Missa às 07:30, presidida pelo Padre Frederico Martins e Silva, Reitor do Seminário Provincial, que acolheu a todos, e, por conseguinte, houve um delicioso e fraternal café da manhã. Prosseguiu-se com uma breve reflexão sobre a Estrutura do COMISE ministrada pelo seminarista Filipe, da diocese de Guanhães. Em sua fala, Filipe destacou a importância da missão na vida do cristão-católico e, mais ainda, do futuro presbítero; salientou o surgimento do COMISE e suas funções.

Dom Darci Jose Nicioli, Arcebispo Metropolitano de Diamantina e Administrador Apostólico da Diocese de Guanhães, acolheu os seminaristas visitantes e destacou a importância da dinâmica missionária para o futuro presbítero. “Precisamos nos inquietar e sair do nosso conforto e ir ao encontro das ovelhas que estão fora das quatro paredes da paróquia”, disse ele.

Padre Frederico destacou alguns elementos importantes da Evangelii Nuntiandi de São Paulo VI que trata sobre o anúncio do Evangelho. Foi um momento de muito aprendizado e de formação missionária. Também fez-se presente Padre Maurílio Vaz da Silva, coordenador do COMIDI (Conselho Missionário Diocesano) na Arquidiocese de Diamantina, que partilhou um pouco da sua experiência missionária ad gentes na África; para os ouvintes, foi um momento de reanimação para assumir a missão.

Após o testemunho missionário do Padre Maurílio, houve uma partilha de experiências missionárias entre os seminaristas, de acordo com a realidade vivenciada em suas respectivas dioceses. Ao findar do diálogo, uma oração e o almoço encerraram o evento. “O 1º Encontro Provincial de reflexão missionária do COMISE para os seminaristas da Província Eclesiástica de Diamantina foi um momento inesquecível e desafiador, pois fomos marcados pelas realidades de cada diocese e o desafio de fazer acontecer em cada igreja particular o mandato de Jesus através dos nossos seminaristas”, afirmou um seminarista.

Thúlio Gabriel Neris de Souza
Assessor de Comunicação do COMISE de Diamantina