ABERTURA DO ANO NACIONAL DO LAICATO NA DIOCESE DE GUANHÃES

A Diocese de Guanhães se preparou para celebrar, na solenidade de Cristo Rei, a abertura oficial para o ano do laicato.
Nós, cristãs e cristãos leigos da paróquia São Miguel e Almas – Guanhães, celebramos e refletimos a nossa missão no tríduo elaborado pela CNBB.
Os encontros foram realizados na catedral de São Miguel, com presença significativa de irmãos nossos que desempenham sua ação missionária nas diversas pastorais e movimentos, como também na política, no município de Guanhães.
O terceiro dia do tríduo, sexta-feira, foi presidido pelo nosso bispo diocesano dom Jeremias Antonio de Jesus, que ressaltou a importância da atuação dos leigos na Igreja e no mundo; agradeceu a cada um pela vivência missionária do Evangelho.

Deus nos abençoa e nos chama a todo instante ao serviço do Seu Reino; precisamos ouvir Seu Chamado.

No domingo, 26 de novembro, solenidade de Cristo Rei, abriu-se o Ano Nacional do Laicato em todas as Dioceses do Brasil. Na Diocese de Guanhães a cerimônia de Abertura realizou-se na Catedral de São Miguel e Almas, com a missa celebrada pelo bispo diocesano Dom Jeremias Antonio de Jesus, concelebrada pelo pároco da paróquia São Miguel e Almas, padre Hermes Firmiano Pedro e participação de cristãs e cristãos leigos de várias pastorais e movimentos que lotaram a catedral.

Este Ano proclamado pela CNBB tem como objetivo “celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil, aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão, e testemunhar Jesus Cristo na sociedade”, segundo indica a Conferência dos Bispos.

Dom Jeremias ressaltou a importância dos cristãos leigos na Igreja e no mundo; os cristãos são chamados a ser sal da terra e luz do mundo, são chamados a compreender a sua participação na missão de Cristo; convidados a pensar, como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil, especialmente durante este ano que se inicia. Ele enfatizou a necessidade de todo cristão estudar os Documentos da Igreja, especialmente o Documento 105 da CNBB – CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS NA IGREJA E NA SOCIEDADE – Sal da Terra e Luz do Mundo.

Como proposto pela CNBB, o banner da Sagrada Família percorrerá todas as paróquias da diocese; a primeira a ser visitada será a paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Guanhães.

Também se celebrou a Investidura dos Ministros Extraordinários de Sagrada Comunhão Eucarística da paróquia São Miguel e Almas, com renovação do compromisso assumido e autorização para missão durante mais três anos. Dom Jeremias esclareceu que, ao final do período, o ministro continuará na missão ou não, dependerá do interesse da comunidade e da vontade do padre que estiver à frente de paróquia. A assembleia renovou as promessas do Batismo, juntamente com os ministros.

Dom Jeremias  agradeceu a todos pela missão vivenciada na paróquia, na diocese, e, principalmente na Sociedade.

Mariza Pimenta Dupim – Pascom

 

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: