“Eu sempre fiz teologia em vista da pregação e da pastoral.” (Karl Rahner)
Inspirados neste pensamento do teólogo Rahner, compartilhamos nossa alegria enquanto Igreja em poder oferecer, através da Escola Diocesana de Teologia Pastoral, uma sólida formação bíblico-teológica e espiritual aos irmãos e irmãs de nossas comunidades que no exercício dos diversos ministérios leigos colaboram na missão evangelizadora como sujeitos na Igreja e na sociedade (cf. Doc. 105 da CNBB). A Escola Diocesana de Teologia Pastoral está com as inscrições abertas até o dia 30 de novembro próximo para a formação de uma nova turma (2018-2020).
Queremos acolher agentes de pastoral de nossas paróquias; homens e mulheres de boa vontade, que demonstram amor a Cristo e à Igreja, através de uma participação fecunda na vida cotidiana pastoral da Paróquia; demonstre maturidade psicológica, afetiva e humana para a convivência fraterna; apresente a ficha de inscrição assinada pelo Pároco ou Administrador Paroquial; tenha idade igual ou superior a 21 anos e ao menos o Ensino Fundamental Completo.
O curso será programado para 50 alunos e as vagas serão preenchidas por ordem de chegada das inscrições. A ficha de inscrição e as demais orientações sobre o funcionamento da Escola de Teologia serão encaminhadas para as paróquias por e-mail. A inscrição, com a ficha preenchida, poderá ser feita pessoalmente na Cúria Diocesana ou por e-mail: mitraguanhães@gmail.com.
O Curso de Teologia Pastoral (2018-2020) terá duração de três anos ou 224 horas/aula, começando em Fevereiro de 2018 e encerrando em novembro de 2020. As quatorze disciplinas serão distribuídas em 28 módulos (cada módulo corresponde a 8 h/a) e estes módulos serão desenvolvidos mensalmente, aos terceiros sábados (exceto nos meses de Janeiro e Julho).
“O agente de pastoral, que deseja amadurecer sua fé para exercer melhor seu ministério leigo, deve entrar em contato com o padre de sua paróquia e ver a possibilidade de se inscrever no curso.” Disse o coordenador do curso, Seminarista André. “Será uma alegria acolher e colaborar com o crescimento de cada um.” Frisou.