As festas da devoção popular, do mês de agosto em Morro do Pilar

A penúltima semana do mês de agosto, na paróquia Nossa Senhora do Pilar na cidade do Morro do Pilar/MG  é totalmente voltada para as devoções populares. Durante estes dias, o povo realiza com criatividade, muito trabalho e  religiosidade, três grandes festas em honra a São Benedito, Divino Espírito Santo e Nossa Senhora do Rosário. Com muita dedicação, os fiéis se desdobram, pois além da participação de todos os eventos religiosos, eles preparam lindíssimos mastros e bandeiras para as procissões, organizam o “reinado” e preparam muita comida e guloseimas para o povo. No dia da festa de São Benedito, repartem  um apetitoso bolo de fubá e no dia da festa de Nossa Senhora do Rosário, a população é acordada com queima de fogos, anunciando a hora de servir o delicioso  “tutu”  às cinco horas da manhã. A fila para a distribuição do tradicional tutu é “quilométrica”. Só não come, porque realmente desiste por causa do tamanho da fila.

Dom Marcello Romano, bispo da Diocese de Araçuaí presidiu a Missa solene no domingo, na festa de Nossa Senhora do Rosário.

Informações obtidas através de whatsapp – Maria das Neves, Maria do Socorro (Morro do Pilar) e Marilda de Conceição do Mato Dentro.