PROJETO INTERDISCIPLINAR SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017 – Autor: Seminarista Edmilson Henrique Cândido

O seminarista Edmilson Henrique Cândido, que está residindo em Água Boa para concluir seu  estágio pastoral  na paróquia SANT’ANA , atendendo aos pedidos de professores e diretores de escola,  organizou um projeto interdisciplinar sobre a CF-2017 para a referida paróquia.

 Edmilson enviou-nos, gentilmente o projeto para que possa ser utilizado por escolas das paróquias de Diocese, caso haja possibilidade de parceria  entre escola e igreja.

PROJETO INTERDISCIPLINAR SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017 

PARÓQUIA SANT`ANA – DIOCESE DE GUANHÃES – MG

TEMA: FRATERNIDADE: BIOMAS BRASILEIROS E DEFESA DA VIDA

LEMA: CULTIVAR E GUARDAR A CRIAÇÃO ( Gn 2,15 )

 

                                                                                                                                  

OBJETIVO DO PROJETO – Queremos contar com o apoio e ao mesmo tempo despertar em nossa comunidade educacional de Água Boa o Zelo e o Amor pela Nossa Mãe Natureza, através da Campanha da Fraternidade de 2017 que vem nos motivar com o TEMA – FRATERNIDADE: BIOMAS BRASILEIROS E DEFESA DA VIDA  LEMA – CULTIVAR E GUARDAR A CRIAÇÃO ( Gn 2,15)

Dentro desta proposta queremos apresentar este projeto a todas as escolas de nosso Município para que juntos Paróquia e Escola possamos evangelizar e conscientizar nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos a propagarem o cuidado, carinho, zelo e amor pela nossa Natureza que grita por socorro.

A nossa proposta é que o mesmo seja executado de forma interdisciplinar; cada qual irá trabalhar o mesmo assunto dentro de sua areia como será proposto logo mais.

Para mantermos uma UNIDADE e também nos prepararmos melhor para participarmos da Semana Santa e celebrarmos dignamente a Páscoa do Senhor conscientizados do Amor de Deus por nós que criou o Planeta com todo amor e perfeição, propomos que este, seja realizado na semana que antecede a Semana Santa de 03 a 07 de abril de 2017. Sendo que, no dia 07 de abril ou outra data possível, seja concluído o Projeto com apresentações, poemas, músicas, danças, jograis e etc., feito pelos alunos de cada classe acompanhado cada qual por um professor já estabelecido desde antes. Ex.: Prof. Representante de classe.

Para estas apresentações do dia 07 de abril ou outra data possível, propomos que sejam convidadas as Autoridades do Município bem como: Secretária da Educação, Secretária da Saúde, Prefeito, Vereadores, Polícia, Juiz, Promotor, Pastores, Padre, Representantes da COPASA, das Empresas e os Pais dos alunos.

TAMBÉM, DEIXAMOS EM ABERTO PARA CADA ESCOLA ESCOLHER UM HORÁRIO DE MISSA E PRESENTEAR A COMUNIDADE COM UMA DE SUAS APRESENTAÇÒES, COMBINANDO COM ANTECEDÊNCIA COM 0 EDMILSON.

OBS.; Que o Prof.(a) de Educação Religiosa e Pedagogos estejam na frente do Projeto, incentivando e ajudando os demais Professores nesta linda Missão de Evangelizar e Conscientizar os nossos alunos sobre a Mãe Natureza!

SEMINARISTA: EDMILSON HENRIQUE CÂNDIDO

  1. DERCI DA SILVA

ORAÇÃO DA CF 2017

Deus, nosso pai e Senhor,

nós vos louvamos e bendizemos,

por vossa infinita bondade.

Criastes o universo com sabedoria

e o entregastes em nossas frágeis mãos

para que dele cuidemos com carinho e amor.

Ajudai-nos a ser responsáveis e zelosos pela Casa Comum.

Cresça, em nosso imenso Brasil,

O desejo e o empenho de cuidar mais e mais da vida das pessoas,

E da beleza e riqueza da criação,

Alimentando o sonho do novo céu e da nova terra

Que prometestes.

Amém!

HINO DA CF 2017

letra Pe. José Antônio de Oliveira

música: Wanderson Luis Freitas da Silva

REFRÃO – Da Amazônia até os Pampas, do Cerrado aos Manguezais, chegue a ti o nosso canto pela vida e pela paz

1- Louvado seja, ó Senhor, pela mãe terra, que nos acolhe, nos alegra e dá o pão. Queremos ser os teus parceiros na tarefa de cultivar o bem guardar a criação.

2- Vendo a riqueza dos biomas que criaste, feliz disseste: tudo é belo, tudo é bom! E prá cuidar a tua obra nos chamaste a preservar e cultivar tão grande dom

3- Por toda a costa do país espalhas vid. São muitos rostos – da Caatinga ao Pantanal -‘ negros e índios, camponeses gente linda, lutando juntos por um mundo mais igual

4- Senhor, agora nos conduzes ao deserto e então nos falas com carinho ao coração prá nos mostrar que somos tão diversos, mas um só Deus nos faz pulsar o coração

5- Se contemplamos essa mãe com reverência, não com olhares de ganância ou ambição, o consumismo, o desperdício, a indiferença se tornam luta, compromisso e proteção

6-  Que entre nós cresça uma nova ecologia onde a pessoa, a natureza, a vida enfim possam cantar na mais perfeita sinfonia ao Criador que faz da terra o seu jardim

 

DESENVOLVIMENTO

A CAMPANHA DA FRATERNIDADE é uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

  • Educar para a vida em fraternidade, com base na justiça e no amor, exigências centrais do Evangelho.
  • Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da  Igreja Católica na  Evangelização e na promoção humana, tendo em vista uma sociedade justa e solidária.

OBJETIVO GERAL CAMPANHA DA FRATERNIDADE – São sempre os mesmos e decorrem da missão evangelizadora que a Igreja recebeu de Jesus Cristo em vista do mandamento do amor fraterno, despertar e nutrir o espírito comunitário no meio do povo e a verdadeira solidariedade na busca do bem comum; educar para a vida fraterna, a partir da justiça e do amor, que são exigências centrais do Evangelho; renovar a consciência sobre a responsabilidade de todos na ação evangelizadora da Igreja, na promoção humana e na edificação de uma sociedade justa e solidária.

Durante esses anos, a CF passou por três fases distintas: no início, os temas eram mais relacionados com a renovação da Igreja (1964 e 1965) e a renovação pessoal do cristão (1966 a 1972). Na segunda fase (1973 a 1984), a preocupação era mais voltada para a realidade social mediante a denúncia do pecado social e a promoção da justiça (Gaudium ET Spes, Medellín e Puebla). Na terceira fase (de 1985 até o presente), a Igreja no Brasil propõe temas de reflexão e conversão relativos às várias situações sociais e existenciais do povo brasileiro, que requerem maior fraternidade.

OBJETIVO GERAL DA CF 2017: Cuidar da criação de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos à luz do Evangelho.

OBJETIVO ESPECÍFICO DA CF 2017:

01 – Aprofundar o conhecimento de cada bioma, de suas belezas, de seus significados e importância para a vida no planeta, particularmente para o povo brasileiro.

02 – Conhecer melhor e nos comprometer com as populações originárias, reconhecer seus direitos, sua pertença ao povo brasileiro, respeitando sua história, suas culturas, seus territórios e seu modo específico de viver.

03 – Reforçar o compromisso com a biodiversidade, os solos, as águas, nossas paisagens e o clima variado e rico que abrange o chamado território brasileiro.

04 – Compreender o impacto das grandes concentrações populacionais sobre o bioma em que se insere.

05 – Manter a articulação com outras igrejas, organizações da sociedade civil, centros de pesquisa e todas as pessoas de boa vontade que querem a preservação das riquezas naturais e o bem-estar do povo brasileiro.

06 – Comprometer as autoridades públicas para assumir a responsabilidade sobre o meio ambiente e a defesa desses povos.

07 – Contribuir para a construção de um novo paradigma econômico ecológico que atenda às necessidades de todas as pessoas e famílias, respeitando a natureza.

08 – Compreender o desafio da conversão ecológica a que nos chama o nosso Papa Francisco na carta encíclica Laudato Si’ e sua relação com o espírito quaresma.

BIOMAS

Biomas são conjuntos de ecossistemas com características semelhantes dispostos em uma mesma região e que historicamente foram influenciados pelos mesmos processos de formação. No Brasil temos 06 biomas: a Mata Atlântica, a Amazônia, o Cerrado, o Pantanal, a Caatinga e o Pampa. Nesses biomas vivem pessoas, povos, resultantes da imensa miscigenação brasileira.

Os biomas brasileiros sofrem interferências negativas desde a chegada dos primeiros colonizadores ao Brasil, logo após Pero Vaz de Caminha ter escrito para o rei de Portugal afirmando que as “águas são muitas, infinitas. Em tal maneira graciosa (a terra) que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo; por causa das águas que tem”.

Os colonizadores começaram a extração do pau-brasil usando, no início, a mão de obra escrava de indígenas e mais tarde dos africanos. Hoje, após mais de 500 anos daquela carta, o que restou da beleza natural descrita por Pero Vaz de Caminha?

A Igreja Católica há algum tempo, tem sido voz profética a respeito da questão ecológica. Neste início do terceiro milênio, ter uma população de mais de 200 milhões de brasileiros, sendo mais de 160 milhões vivendo em cidades gera sérias preocupações. O impacto dessa concentração populacional sobre o meio ambiente produz problemas que põem em risco as riquezas dos biomas brasileiros.

À luz da fé, nos interrogaremos nas reflexões desta Campanha da Fraternidade de 2017 sobre o significado dos desafios apresentados pela situação atual dos biomas e dos povos que neles vivem. E abordaremos as principais iniciativas já existentes para a manutenção de nossa riqueza natural básica. Apontaremos propostas sobre o que podemos e devemos fazer em respeito à criação que Deus nos deu para cultivá-la e guardá-la.

O GESTO CONCRETO – se expressa na coleta da solidariedade, realizada no Domingo de Ramos. É realizada em âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs católicas e ecumênicas. A destinação é a seguinte: 45% para a própria paróquia aplicar em programas de promoção humana; 35% para a Diocese aplicar na mesma finalidade; 10% para a CNBB Regional e 10% para a CNBB Nacional.

 

PROPOSTAS PARA CADA DISCIPLINA

PORTUGUÊS – Trabalhar a Letra da Oração, Hino e também o Tema e Lema…

INGLÊS – Fazer a tradução da Letra da Oração, Hino e também o Tema e Lema…

MATEMÁTICA – Analisar porcentagens de Biomas, rios, animais destruídos e também que estão sendo protegidos e resgatados; pesquisar quantidades de cidades nos diversos estados que sofrem com as enchentes, queimadas, secas e etc…

Em nosso município: números de rios que passam perto, números de caso de doenças que acontecem devido ao descuido com a natureza como caso da Dengue e etc…; quantas vezes a limpeza pública é feita em nossa cidade e a quantidade de lixo que é arrecadado por dia, semana e mês e etc…

Quantos Biomas têm em nosso Brasil? Região? E quais são?

LITERATURA – Trabalhar o Tema e Lema com redações e leituras de textos pertinentes ao proposto; Criar músicas relacionadas à CF…

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA – Desenvolver desenhos relacionados ao Tema e Lema; trabalhar varais com gravuras de biomas, rios, animais, pinturas em telas sobre o tema; quem sabe provocar os alunos a montarem outro cartaz referente ao Tema e Lema e sua devida explicação…

BIOLOGIA – Seria interessante trabalhar qualidade de vegetações que mais estão sendo destruídas e também as que precisam ser resgatadas; também questionar os nossos lixões ; falar sobre a Biodiversidade, quais são os principais Biomas do Brasil? 

CIÊNCIA – Trabalhar as situações das doenças que são causadas pelas enchentes, pela seca, e os cuidados que devemos ter para diminuir esta situação; cuidado pela fauna e flora, ou seja, os Biomas.

GEOGRAFIA – Fazer uma análise das areias mais atingidas pela seca ou pelas chuvas; mostrar a situação da Serra do Cipó, do nosso Ribeirão Água Boa e da Amazonas e despertar em nossos alunos o quanto a natureza é importante para nossa sobrevivência…

FILOSOFIA: Trabalhar textos pertinentes, levando nossos alunos a discutirem sobre a consciência ecológica, crise ecológica, movimentos ecológicos, espiritualidade ecológica e tão falada e próxima Agroindústria?

SOCIOLOGIA – Trabalhar textos pertinentes ao Êxodo Rural; problemas de moradias, índice das catástrofes acontecidas no Brasil, nossa Cidade e Planeta Terra; Levar os alunos a fazerem uma análise sociológica da situação atual em nossa comunidade…

FÍSICA –Trabalhar as porcentagens dos gazes de efeitos estufa…

QUÍMICA – Trabalhar as condições do solo, rios que recebem produtos químicos como: óleo, lixões, gazes tóxicos, chorume e despertar a reflexão em nossos alunos o grande problema dos lixões em nosso mundo e aqui em nossa cidade?

EDUCAÇÃO FÍSICA – Analisar com os alunos através de exercícios físicos o quanto o oxigênio é importante e o grande risco que estamos correndo de ficar sem ele; a importância da água; trabalhar músicas de relaxamentos levando os alunos apreender a respirar corretamente, sentir e a amar a natureza.

HISTÓRIA – Trabalhar toda a História da caminhada CF: Protagonista? Onde começou? Porque começou? Quando se tornou oficial? E sua grande contribuição na evangelização e no Bem Comum…

EDUCAÇÃO RELIGIOSA – Rezar a Oração e cantar o Hino da CF de 2017, bem como cantos relacionados com a Natureza e toda Criação de Deus; Motivar os alunos a elaborarem os 10 Mandamentos do Amigo do Planeta; trabalhar textos Bíblicos sobre a Criação; trabalhar com dinâmicas sobre o Tema e Lema; ser o motor para que a Proposta do Projeto aconteça em nossa Comunidade Educacional…

 

OBS.: COLOCO-ME À DISPOSIÇÃO DOS PROFESSORES E ESPECIALISTAS PARA QUALQUER DÚVIDA E TAMBÉM AJUDA NA EXECUÇÃO DO PROJETO.

SEM. EDMILSON HENRIQUE CÂNDIDO

TELEFONE: 037999221612 

BIBLIOGRAFIA

 MANUAL DA CF 2017

CD DA CF 2017

A Palavra do Pastor
Mais que comemorar, celebrar

Mais que comemorar, celebrar

Quase diariamente temos a graça de celebrar o aniversário de pessoas queridas. E, nem sempre temos a palavra certa para...
Read More
Vigilância ativa e perseverança na fé Homilia – (Homilia 33ºDTCC)

Vigilância ativa e perseverança na fé Homilia – (Homilia 33ºDTCC)

Vigilância ativa e perseverança na fé  “É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!” (Lc 21,19) Na proximidade do final...
Read More
” Sofremos o amor perdido”

” Sofremos o amor perdido”

Disse o Senhor na passagem do Evangelho (Lc 21,5-19) proclamada no 33º Domingo do Tempo Comum (ano C): “Sereis entregues...
Read More
Cremos na Ressurreição da carne e na vida eterna – Homilia do 32° Domingo Comum

Cremos na Ressurreição da carne e na vida eterna – Homilia do 32° Domingo Comum

Cremos na Ressurreição da carne e na vida eterna Com a Liturgia do 32º Domingo do Tempo Comum (ano C),...
Read More
A DOR DA SAUDADE

A DOR DA SAUDADE

Há dores que podem ser aliviadas ou até mesmo evitadas; Desnecessário nominá-las, pois bem as conhecemos. Há, porém, dores que...
Read More
Catequese permanente, frutos abundantes

Catequese permanente, frutos abundantes

O tema da iniciação à vida cristã e a necessária catequese permanente, que nos possibilita um crescimento constante mais do...
Read More
” Senhor, fazei de nós instrumentos da Vossa paz…”

” Senhor, fazei de nós instrumentos da Vossa paz…”

“Senhor, fazei de nós instrumentos da Vossa paz...” Retomemos a oração conclusiva da Mensagem do Papa Francisco,  para o 52º...
Read More
Ela veio trazendo vida

Ela veio trazendo vida

  Com o Cântico de Daniel, louvemos o Senhor: “Águas do alto céu, bendizei o Senhor! Potências do Senhor, bendizei...
Read More
Quanto mais próximos do Altar, maior será a exigência de Deus para conosco! (Homilia – 30° Domingo do Tempo Comum)

Quanto mais próximos do Altar, maior será a exigência de Deus para conosco! (Homilia – 30° Domingo do Tempo Comum)

Quanto mais próximos do Altar, maior será a exigência de Deus para conosco! Com a Liturgia do 30º Domingo do Tempo...
Read More
A oração não dispensa compromissos

A oração não dispensa compromissos

As mãos que elevamos aos céus são as mesmas que na terra estendemos ao outro... A Liturgia do 29º Domingo...
Read More
Curta Nossa Fanpage:

Empresas que possibilitam este projeto: