PROJETO INTERDISCIPLINAR SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017 – Autor: Seminarista Edmilson Henrique Cândido

O seminarista Edmilson Henrique Cândido, que está residindo em Água Boa para concluir seu  estágio pastoral  na paróquia SANT’ANA , atendendo aos pedidos de professores e diretores de escola,  organizou um projeto interdisciplinar sobre a CF-2017 para a referida paróquia.

 Edmilson enviou-nos, gentilmente o projeto para que possa ser utilizado por escolas das paróquias de Diocese, caso haja possibilidade de parceria  entre escola e igreja.

PROJETO INTERDISCIPLINAR SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017 

PARÓQUIA SANT`ANA – DIOCESE DE GUANHÃES – MG

TEMA: FRATERNIDADE: BIOMAS BRASILEIROS E DEFESA DA VIDA

LEMA: CULTIVAR E GUARDAR A CRIAÇÃO ( Gn 2,15 )

 

                                                                                                                                  

OBJETIVO DO PROJETO – Queremos contar com o apoio e ao mesmo tempo despertar em nossa comunidade educacional de Água Boa o Zelo e o Amor pela Nossa Mãe Natureza, através da Campanha da Fraternidade de 2017 que vem nos motivar com o TEMA – FRATERNIDADE: BIOMAS BRASILEIROS E DEFESA DA VIDA  LEMA – CULTIVAR E GUARDAR A CRIAÇÃO ( Gn 2,15)

Dentro desta proposta queremos apresentar este projeto a todas as escolas de nosso Município para que juntos Paróquia e Escola possamos evangelizar e conscientizar nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos a propagarem o cuidado, carinho, zelo e amor pela nossa Natureza que grita por socorro.

A nossa proposta é que o mesmo seja executado de forma interdisciplinar; cada qual irá trabalhar o mesmo assunto dentro de sua areia como será proposto logo mais.

Para mantermos uma UNIDADE e também nos prepararmos melhor para participarmos da Semana Santa e celebrarmos dignamente a Páscoa do Senhor conscientizados do Amor de Deus por nós que criou o Planeta com todo amor e perfeição, propomos que este, seja realizado na semana que antecede a Semana Santa de 03 a 07 de abril de 2017. Sendo que, no dia 07 de abril ou outra data possível, seja concluído o Projeto com apresentações, poemas, músicas, danças, jograis e etc., feito pelos alunos de cada classe acompanhado cada qual por um professor já estabelecido desde antes. Ex.: Prof. Representante de classe.

Para estas apresentações do dia 07 de abril ou outra data possível, propomos que sejam convidadas as Autoridades do Município bem como: Secretária da Educação, Secretária da Saúde, Prefeito, Vereadores, Polícia, Juiz, Promotor, Pastores, Padre, Representantes da COPASA, das Empresas e os Pais dos alunos.

TAMBÉM, DEIXAMOS EM ABERTO PARA CADA ESCOLA ESCOLHER UM HORÁRIO DE MISSA E PRESENTEAR A COMUNIDADE COM UMA DE SUAS APRESENTAÇÒES, COMBINANDO COM ANTECEDÊNCIA COM 0 EDMILSON.

OBS.; Que o Prof.(a) de Educação Religiosa e Pedagogos estejam na frente do Projeto, incentivando e ajudando os demais Professores nesta linda Missão de Evangelizar e Conscientizar os nossos alunos sobre a Mãe Natureza!

SEMINARISTA: EDMILSON HENRIQUE CÂNDIDO

  1. DERCI DA SILVA

ORAÇÃO DA CF 2017

Deus, nosso pai e Senhor,

nós vos louvamos e bendizemos,

por vossa infinita bondade.

Criastes o universo com sabedoria

e o entregastes em nossas frágeis mãos

para que dele cuidemos com carinho e amor.

Ajudai-nos a ser responsáveis e zelosos pela Casa Comum.

Cresça, em nosso imenso Brasil,

O desejo e o empenho de cuidar mais e mais da vida das pessoas,

E da beleza e riqueza da criação,

Alimentando o sonho do novo céu e da nova terra

Que prometestes.

Amém!

HINO DA CF 2017

letra Pe. José Antônio de Oliveira

música: Wanderson Luis Freitas da Silva

REFRÃO – Da Amazônia até os Pampas, do Cerrado aos Manguezais, chegue a ti o nosso canto pela vida e pela paz

1- Louvado seja, ó Senhor, pela mãe terra, que nos acolhe, nos alegra e dá o pão. Queremos ser os teus parceiros na tarefa de cultivar o bem guardar a criação.

2- Vendo a riqueza dos biomas que criaste, feliz disseste: tudo é belo, tudo é bom! E prá cuidar a tua obra nos chamaste a preservar e cultivar tão grande dom

3- Por toda a costa do país espalhas vid. São muitos rostos – da Caatinga ao Pantanal -‘ negros e índios, camponeses gente linda, lutando juntos por um mundo mais igual

4- Senhor, agora nos conduzes ao deserto e então nos falas com carinho ao coração prá nos mostrar que somos tão diversos, mas um só Deus nos faz pulsar o coração

5- Se contemplamos essa mãe com reverência, não com olhares de ganância ou ambição, o consumismo, o desperdício, a indiferença se tornam luta, compromisso e proteção

6-  Que entre nós cresça uma nova ecologia onde a pessoa, a natureza, a vida enfim possam cantar na mais perfeita sinfonia ao Criador que faz da terra o seu jardim

 

DESENVOLVIMENTO

A CAMPANHA DA FRATERNIDADE é uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

  • Educar para a vida em fraternidade, com base na justiça e no amor, exigências centrais do Evangelho.
  • Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da  Igreja Católica na  Evangelização e na promoção humana, tendo em vista uma sociedade justa e solidária.

OBJETIVO GERAL CAMPANHA DA FRATERNIDADE – São sempre os mesmos e decorrem da missão evangelizadora que a Igreja recebeu de Jesus Cristo em vista do mandamento do amor fraterno, despertar e nutrir o espírito comunitário no meio do povo e a verdadeira solidariedade na busca do bem comum; educar para a vida fraterna, a partir da justiça e do amor, que são exigências centrais do Evangelho; renovar a consciência sobre a responsabilidade de todos na ação evangelizadora da Igreja, na promoção humana e na edificação de uma sociedade justa e solidária.

Durante esses anos, a CF passou por três fases distintas: no início, os temas eram mais relacionados com a renovação da Igreja (1964 e 1965) e a renovação pessoal do cristão (1966 a 1972). Na segunda fase (1973 a 1984), a preocupação era mais voltada para a realidade social mediante a denúncia do pecado social e a promoção da justiça (Gaudium ET Spes, Medellín e Puebla). Na terceira fase (de 1985 até o presente), a Igreja no Brasil propõe temas de reflexão e conversão relativos às várias situações sociais e existenciais do povo brasileiro, que requerem maior fraternidade.

OBJETIVO GERAL DA CF 2017: Cuidar da criação de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos à luz do Evangelho.

OBJETIVO ESPECÍFICO DA CF 2017:

01 – Aprofundar o conhecimento de cada bioma, de suas belezas, de seus significados e importância para a vida no planeta, particularmente para o povo brasileiro.

02 – Conhecer melhor e nos comprometer com as populações originárias, reconhecer seus direitos, sua pertença ao povo brasileiro, respeitando sua história, suas culturas, seus territórios e seu modo específico de viver.

03 – Reforçar o compromisso com a biodiversidade, os solos, as águas, nossas paisagens e o clima variado e rico que abrange o chamado território brasileiro.

04 – Compreender o impacto das grandes concentrações populacionais sobre o bioma em que se insere.

05 – Manter a articulação com outras igrejas, organizações da sociedade civil, centros de pesquisa e todas as pessoas de boa vontade que querem a preservação das riquezas naturais e o bem-estar do povo brasileiro.

06 – Comprometer as autoridades públicas para assumir a responsabilidade sobre o meio ambiente e a defesa desses povos.

07 – Contribuir para a construção de um novo paradigma econômico ecológico que atenda às necessidades de todas as pessoas e famílias, respeitando a natureza.

08 – Compreender o desafio da conversão ecológica a que nos chama o nosso Papa Francisco na carta encíclica Laudato Si’ e sua relação com o espírito quaresma.

BIOMAS

Biomas são conjuntos de ecossistemas com características semelhantes dispostos em uma mesma região e que historicamente foram influenciados pelos mesmos processos de formação. No Brasil temos 06 biomas: a Mata Atlântica, a Amazônia, o Cerrado, o Pantanal, a Caatinga e o Pampa. Nesses biomas vivem pessoas, povos, resultantes da imensa miscigenação brasileira.

Os biomas brasileiros sofrem interferências negativas desde a chegada dos primeiros colonizadores ao Brasil, logo após Pero Vaz de Caminha ter escrito para o rei de Portugal afirmando que as “águas são muitas, infinitas. Em tal maneira graciosa (a terra) que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo; por causa das águas que tem”.

Os colonizadores começaram a extração do pau-brasil usando, no início, a mão de obra escrava de indígenas e mais tarde dos africanos. Hoje, após mais de 500 anos daquela carta, o que restou da beleza natural descrita por Pero Vaz de Caminha?

A Igreja Católica há algum tempo, tem sido voz profética a respeito da questão ecológica. Neste início do terceiro milênio, ter uma população de mais de 200 milhões de brasileiros, sendo mais de 160 milhões vivendo em cidades gera sérias preocupações. O impacto dessa concentração populacional sobre o meio ambiente produz problemas que põem em risco as riquezas dos biomas brasileiros.

À luz da fé, nos interrogaremos nas reflexões desta Campanha da Fraternidade de 2017 sobre o significado dos desafios apresentados pela situação atual dos biomas e dos povos que neles vivem. E abordaremos as principais iniciativas já existentes para a manutenção de nossa riqueza natural básica. Apontaremos propostas sobre o que podemos e devemos fazer em respeito à criação que Deus nos deu para cultivá-la e guardá-la.

O GESTO CONCRETO – se expressa na coleta da solidariedade, realizada no Domingo de Ramos. É realizada em âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs católicas e ecumênicas. A destinação é a seguinte: 45% para a própria paróquia aplicar em programas de promoção humana; 35% para a Diocese aplicar na mesma finalidade; 10% para a CNBB Regional e 10% para a CNBB Nacional.

 

PROPOSTAS PARA CADA DISCIPLINA

PORTUGUÊS – Trabalhar a Letra da Oração, Hino e também o Tema e Lema…

INGLÊS – Fazer a tradução da Letra da Oração, Hino e também o Tema e Lema…

MATEMÁTICA – Analisar porcentagens de Biomas, rios, animais destruídos e também que estão sendo protegidos e resgatados; pesquisar quantidades de cidades nos diversos estados que sofrem com as enchentes, queimadas, secas e etc…

Em nosso município: números de rios que passam perto, números de caso de doenças que acontecem devido ao descuido com a natureza como caso da Dengue e etc…; quantas vezes a limpeza pública é feita em nossa cidade e a quantidade de lixo que é arrecadado por dia, semana e mês e etc…

Quantos Biomas têm em nosso Brasil? Região? E quais são?

LITERATURA – Trabalhar o Tema e Lema com redações e leituras de textos pertinentes ao proposto; Criar músicas relacionadas à CF…

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA – Desenvolver desenhos relacionados ao Tema e Lema; trabalhar varais com gravuras de biomas, rios, animais, pinturas em telas sobre o tema; quem sabe provocar os alunos a montarem outro cartaz referente ao Tema e Lema e sua devida explicação…

BIOLOGIA – Seria interessante trabalhar qualidade de vegetações que mais estão sendo destruídas e também as que precisam ser resgatadas; também questionar os nossos lixões ; falar sobre a Biodiversidade, quais são os principais Biomas do Brasil? 

CIÊNCIA – Trabalhar as situações das doenças que são causadas pelas enchentes, pela seca, e os cuidados que devemos ter para diminuir esta situação; cuidado pela fauna e flora, ou seja, os Biomas.

GEOGRAFIA – Fazer uma análise das areias mais atingidas pela seca ou pelas chuvas; mostrar a situação da Serra do Cipó, do nosso Ribeirão Água Boa e da Amazonas e despertar em nossos alunos o quanto a natureza é importante para nossa sobrevivência…

FILOSOFIA: Trabalhar textos pertinentes, levando nossos alunos a discutirem sobre a consciência ecológica, crise ecológica, movimentos ecológicos, espiritualidade ecológica e tão falada e próxima Agroindústria?

SOCIOLOGIA – Trabalhar textos pertinentes ao Êxodo Rural; problemas de moradias, índice das catástrofes acontecidas no Brasil, nossa Cidade e Planeta Terra; Levar os alunos a fazerem uma análise sociológica da situação atual em nossa comunidade…

FÍSICA –Trabalhar as porcentagens dos gazes de efeitos estufa…

QUÍMICA – Trabalhar as condições do solo, rios que recebem produtos químicos como: óleo, lixões, gazes tóxicos, chorume e despertar a reflexão em nossos alunos o grande problema dos lixões em nosso mundo e aqui em nossa cidade?

EDUCAÇÃO FÍSICA – Analisar com os alunos através de exercícios físicos o quanto o oxigênio é importante e o grande risco que estamos correndo de ficar sem ele; a importância da água; trabalhar músicas de relaxamentos levando os alunos apreender a respirar corretamente, sentir e a amar a natureza.

HISTÓRIA – Trabalhar toda a História da caminhada CF: Protagonista? Onde começou? Porque começou? Quando se tornou oficial? E sua grande contribuição na evangelização e no Bem Comum…

EDUCAÇÃO RELIGIOSA – Rezar a Oração e cantar o Hino da CF de 2017, bem como cantos relacionados com a Natureza e toda Criação de Deus; Motivar os alunos a elaborarem os 10 Mandamentos do Amigo do Planeta; trabalhar textos Bíblicos sobre a Criação; trabalhar com dinâmicas sobre o Tema e Lema; ser o motor para que a Proposta do Projeto aconteça em nossa Comunidade Educacional…

 

OBS.: COLOCO-ME À DISPOSIÇÃO DOS PROFESSORES E ESPECIALISTAS PARA QUALQUER DÚVIDA E TAMBÉM AJUDA NA EXECUÇÃO DO PROJETO.

SEM. EDMILSON HENRIQUE CÂNDIDO

TELEFONE: 037999221612 

BIBLIOGRAFIA

 MANUAL DA CF 2017

CD DA CF 2017

A Palavra do Pastor
Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

Presbíteros testemunhas da mansidão e da doçura

    Ajudai, Senhor, a fim de que todos os presbíteros mantenham a mansidão e a doçura, virtudes tipicamente cristãs,...
Read More
O Presbítero e os meios de comunicação social

O Presbítero e os meios de comunicação social

Sobre a missão dos Presbíteros nos meios de comunicação social, sobretudo neste tempo que estamos vivendo, em que se multiplica...
Read More
Cidades mais humana

Cidades mais humana

   “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago” (Lc 10,18) É sempre oportuno e necessário refletir sobre a...
Read More
Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

Ensina-me, Senhor, a perdoar como Vós perdoastes

                                       ...
Read More
“Graça, misericórdia e paz”

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14). Retomo os dois primeiros...
Read More
“A caridade é a plenitude da Lei”

“A caridade é a plenitude da Lei”

“O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.” (Rm 13,10) Com...
Read More
Pães ázimos de pureza e verdade

Pães ázimos de pureza e verdade

“Assim, celebremos a Festa, não com velho fermento, nem com fermento da maldade ou da perversidade, mas com os pães...
Read More
Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

Urge que ampliemos os horizontes da evangelização!

De modo especial, dedicaremos o mês de setembro à Sagrada Escritura. Procuremos valorizá-la cada vez mais em nossas comunidades, sobretudo...
Read More
Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Cristãos leigos e leigas perseverantes no amor

Vivendo o terceiro ano Vocacional, reflitamos sobre a graça da missão realizada pelos cristãos leigos e leigas na obra da...
Read More
“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

“Presbítero segundo o Coração de Jesus”

Uma reflexão sobre o ministério e a vida do presbítero, à luz dos parágrafos 191-204, do Documento de Aparecida (2007),...
Read More

Empresas que possibilitam este projeto: