Cavaleiros e amazonas renovam sua fé durante o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos

Muito além da tradição, da cultura e dos encontros que marcam a Cavalgada do Jubileu, milhares de cavaleiros e amazonas viveram neste sábado (20) um profundo momento de fé e devoção ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Conceição do Mato Dentro.

Vindos de diferentes cidades e comunidades, os participantes percorreram estradas e caminhos conduzindo consigo intenções, agradecimentos e pedidos de intercessão. Ao chegarem ao Santuário, muitos manifestaram publicamente sua fé por meio de gestos simples, mas profundamente significativos: retiraram seus chapéus em sinal de respeito, fizeram o sinal da cruz, rezaram e receberam com devoção a bênção concedida pelos sacerdotes.

Entre os momentos mais marcantes esteve a bênção dos cavaleiros e amazonas, prevista na programação oficial do 239º Jubileu. Reunidos aos pés do Santuário, homens, mulheres, jovens e crianças confiaram ao Senhor Bom Jesus suas famílias, seus trabalhos, seus animais e suas jornadas, renovando uma tradição transmitida de geração em geração.

A fé também se revelou nos testemunhos silenciosos. Peregrinos percorreram o Santuário em oração, alguns de joelhos, em atitude de penitência e agradecimento pelas graças alcançadas. Outros deixaram transparecer a emoção diante do altar do Senhor Bom Jesus, demonstrando que a verdadeira riqueza do Jubileu permanece no encontro pessoal com Deus.

Em sua 239ª edição, o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos continua reunindo multidões não apenas pela força da tradição, mas sobretudo pela experiência de fé que transforma vidas. Em meio às mais diversas histórias, origens e realidades, permanece vivo aquilo que há mais de dois séculos conduz os romeiros à montanha sagrada: a confiança no amor, na misericórdia e na proteção do Senhor Bom Jesus.

Inspirado pelo tema deste ano, “Senhor Bom Jesus, fazei-nos instrumentos de vossa paz”, o Jubileu segue como um convite à conversão, à fraternidade e à renovação espiritual, recordando que a verdadeira peregrinação não termina ao final do caminho, mas continua no coração de cada fiel que retorna para casa levando consigo a bênção de Deus.

Fotografias compartilhadas pela PASCOM.
Assessoria de Comunicação/ Diocese de Guanhães.

Posts Similares